Novidades
segmento de serviços

Terça-feira, 22 de setembro de 2015
LABSYSTEM IMPLANTA MEGA EM NOVO LABORATÓRIO

Com um crescimento acelerado e dobrando seu faturamento a cada ano, a empresa aposta no ERP Mega Serviços para organizar seus controles e prover informações estratégicas para o negócio.

Quando você vai a uma loja de brinquedo com seus filhos, além do grande desafio de ajudá-lo a escolher apenas um presente, sua maior preocupação é com a segurança deles ao brincar, certo? Para isso, você confere se o brinquedo é indicado para sua faixa etária, se é aprovado pelo Inmetro, se não contém itens perigosos.

E o mesmo acontece quando ele cresce e ganha sua primeira bicicleta de aventura, ou até mesmo quando sua esposa compra um novo item para a cozinha, ou quando seu marido compra um pneu para o carro. A segurança da sua família está em primeiro lugar, mesmo que involuntariamente.

O que você não sabe é o longo trajeto que os produtos percorrem até que possam chegar às prateleiras de um supermercado ou loja em segurança. E, ainda, que a LabSystem está por trás de muitos desses produtos, agora contando também com o apoio da Mega Sistemas Corporativos. Mas nós vamos te explicar por quê!

No mercado há 15 anos, a LabSystem é um instituto especializado em ensaios e testes de segurança, integridade, funcionamento e qualidade focados na certificação de produtos para o mercado consumidor. A empresa é responsável por garantir que cada um dos produtos vendidos para o varejo esteja certificado e qualificado para receber o selo do Inmetro.

Tudo começa quando uma empresa finaliza um produto e deseja obter a certificação de qualidade. Para isso, eles buscam OCPs – Organizações de Certificação de Produtos, que indicam os laboratórios especializados para os testes de produtos e, então, entra em ação a LabSystem.

Nossa missão é avaliar as características e desempenho dos produtos com segurança e oferecer suporte contínuo para atender suas especificações e melhorias. E tudo precisa acontecer rapidamente, pois quando os produtos chegam já estão com todas as expectativas de liberação para o mercado”, explica Victor Hugo Lopes Cardoso, Supervisor de Custo da LabSystem.

Com 95% do mercado de certificação concentrado em São Paulo, apesar de ser uma empresa jovem, a LabSystem tem muito trabalho e vem dobrando seu faturamento a cada ano, atendendo empresas de todo Brasil. “Em 2013 eram 50 colaboradores em nosso quadro. Este ano já somos 150 e com expectativas de continuar crescendo nos próximos anos”, complementa Cardoso.

Com índices de crescimento tão significativos, para atender as novas demandas a empresa abriu uma nova filial. “Nossa estrutura já não suportava o crescimento da empresa, então inauguramos um novo laboratório que precisava também contar com um sistema de gestão preparado para dar vazão aos novos crescimentos esperados e também organizar os controles da empresa. Hoje trabalhamos com diversos produtos e nosso controle de recebimento ainda acontece através de planilhas”. E Cardoso está falando de controles de instrumentos com mais de 1000 linhas de informações e nenhuma integração, gerando um alto risco de inconsistência das informações.

Até então a LabSystem utilizava como controle do negócio um sistema elaborado internamente. Mas com a evolução dos negócios, a linguagem utilizada para desenvolver a plataforma tornou-se ultrapassada. “Com o novo Lab temos a oportunidade de iniciar a nova unidade com os controles totalmente organizados para, futuramente, implantar a solução também na matriz da empresa e unificar as informações de toda a rede. Além disso, será possível gerar informação estratégica para o negócio, que é uma premissa básica para ordenar nosso crescimento e apoiar a tomada de decisão.”

E ao buscar no mercado o sistema de gestão ERP ideal para suportar essa mudança, dentre as empresas que propuseram parceria com a LabSystem a que mais se mostrou aderente ao negócio foi a Mega Sistemas Corporativos. “Com a falta de controle não conseguimos garantir a precisão necessária, o que é essencial em nosso negócio. Os riscos são grandes e nossa responsabilidade ainda maior. Cuidamos da segurança de crianças que poderiam ser nossos filhos. A grande parte da prateleira de uma loja passa em nossas mãos, e para suportar essa gestão buscávamos um sistema robusto, que acompanhasse nossa evolução e integrasse as informações de forma completa.  E o ERP se mostrou capaz de acompanhar nossos processos e crescimento agora e também no longo prazo”, ressalta Cardoso.

Além de gerenciar todos os controles de serviços da empresa, o ERP Mega Serviços também apoiará a empresa nos processos de auditoria do Inmetro e na redução de papéis na rotina corporativa. E a LabSystem está confiante de que essa parceria trará grandes resultados para a organização. “Todo processo que envolve mudança tem momentos delicados. Mas grandes parcerias fortalecem as pessoas para enfrentar os desafios e estamos certos de que bons frutos serão colhidos com a equipe Mega”, conclui o executivo.


Voltar