Novidades
segmento de serviços

Quarta-feira, 10 de setembro de 2014
A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO E DA TECNOLOGIA AMIGÁVEL

De 1930 a 1970, o Brasil teve dez presidentes da República. Neste período, o país passou por diversas transformações políticas e econômicas. No entanto, foi a partir da chamada Era Vargas que a tecnologia nacional passou a ser promovida pelo Estado, com o intuito de atrair capital estrangeiro.

Esta visão política resultou em duas frentes: o desenvolvimento tecnológico brasileiro e a criação de uma indústria de base. Ambas, contribuíram para a inovação no país, inclusive no que se refere aos investimentos continuados, e de longo prazo, e, sobretudo, para a formação de uma mão de obra mais especializada. Eis que surgiu, então, a consciência da importância da pesquisa acadêmica no setor.

Apesar dos esforços, naquela época os brasileiros não possuíam a capacidade de consumo necessária que incentivasse a inovação. No entanto, os anos se passaram e o que vemos hoje é uma realidade diferente daquela. Com a consolidação da nossa economia e a melhora do poder aquisitivo da população, a tecnologia passou a ser acessível a todos. Com os anos 2000 chegaram os tablets, smartphones e notebookstão presentes em nossa vida pessoal e profissional.

As empresas também perceberam que investir em inovação e tecnologia é algo cada vez mais imprescindível para se manterem vivas e saudáveis em seus segmentos de atuação. Aproveitar ao máximo os recursos de TI transforma o ambiente de trabalho e ainda estreita o relacionamento com o cliente.

Entre 2012 e 2013, as corporações brasileiras investiram US$ 3 bilhões em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). Vale destacar, ainda, que o capital próprio das empresas é responsável por cerca de 90% dos investimentos realizados em inovações.

E inovar traz resultados. De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no Brasil, quem inova remunera 23% a mais do que quem fica estagnado. Além disso, também são criados postos de trabalho de melhor qualidade, o que reflete diretamente na produtividade dos colaboradores, na capacitação tecnológica e na capacidade competitiva das corporações. Como vemos, os desafios são grandes e a evolução é sempre constante.

Walmir Scaravellié Diretor Comercial e sócio-fundador da Mega Sistemas Corporativos, empresa que oferece soluções tecnológicas diferenciadas de gestão empresarial para companhias que atuam nos segmentos de Construção, Logística, Manufatura, Combustíveis, Agronegócios e Serviços.


Voltar