Considerado pela USGBC (US Green Building Council - organização não governamental voltada para fomentar a indústria de construção sustentável) o edifício mais sustentável do mundo, a Galeria Laguna abriu suas portas para receber clientes e visitantes no dia 22 de setembro. A Galeria sintetiza o que o Grupo Laguna vem buscando e aperfeiçoando ao longo dos últimos 26 anos. “Representa, em um único espaço, os nossos valores e atributos que estão – e estarão – presentes em todos os nossos projetos, como sustentabilidade, inovação, conforto e arquitetura autoral”, destaca Gabriel Raad, diretor geral do Grupo Laguna.
Com mais de 1.000 m² de área construída, o projeto arquitetônico é assinado pelo Estúdio 41, escritório de Curitiba responsável, entres outras obras de destaque, pela estação Comandante Ferraz, na Antártica. “Esse é um projeto especial. Principalmente por ser em nossa cidade, Curitiba, mas também será nosso primeiro projeto para uma empresa privada. Foi um grande e ótimo desafio”, conta Emerson Vidigal, sócio do escritório de arquitetura, junto de João Gabriel Rosa, Eron Costin, Fabio Faria e Martin Goic.
A Galeria, que fica em um dos endereços mais famosos de Curitiba, na Avenida do Batel, possui design - uma das premissas da Laguna em todos os seus empreendimentos – arrojado, contemplado por meio de uma construção em formato inusitado, como uma grande caixa de luz, minimalista e elegante. Para conseguir este efeito, os arquitetos usaram policarbonato alveolar. “Rodamos o mundo para achar um material que atenderia o projeto, e encontramos a Danpal, empresa israelense com o melhor produto, capaz de oferecer um espaço durável com a translucidez que queríamos”, completa Emerson.
Sustentabilidade na construção
“A Galeria Laguna chegou aonde nenhum outro prédio no mundo foi ainda. E isso prova que é possível inovar no setor da construção civil brasileiro e se tornar uma referência, não só no país, mas para mundo”, afirma Guido Petinelli, CEO da Petinelli, empresa de engenharia voltada ao desempenho e bem-estar das edificações, responsável pelas certificações da Laguna. A Galeria Laguna terá os seguintes selos:
-
LEED Platinum (com a maior pontuação no mundo: 103 pontos). Esta pontuação, única acima dos “3 dígitos”, traz o título de empreendimento mais sustentável do mundo para Curitiba, Paraná e Brasil, superando prédios emblemáticos ao redor do planeta, como One World Trade Center, The Pyramid e a sede da Apple, em Cupertino/EUA.
-
WELL Platinum,
-
LEED Zero Energy,
-
LEED Zero Water,
-
LEED Zero Waste
-
LEED Zero Carbon.
Ou seja, além do empreendimento produzir ZERO lixo e resíduo, também terá ZERO emissão de carbono, ZERO consumo de água e ZERO consumo de energia das redes públicas. O foco, desde o começo, era oferecer um espaço capaz de causar o menor impacto possível para o meio ambiente. Durante o projeto e execução da obra, todos os fornecedores e materiais de construção foram criteriosamente escolhidos, sempre pensando no bem-estar do planeta e usuários. Desde as tintas que não emitem poluentes tóxicos voláteis até o cuidado para que os dutos de ar-condicionado fossem vedados a fim de não acumular sujeira. Agora, com a obra entregue, os itens relacionados a sustentabilidade incluem todas as áreas da Galeria Laguna, como:
-
Infraestrutura para incentivar o transporte alternativo como: bicicletários para visitantes e funcionários, além de vestiários.
-
Pontos de recarga para carro e bicicletas elétricas.
-
Instalação de metais e louças eficientes, assim, a Galeria reduziu seu consumo de água em cerca de 30%. Toda a água da Galeria Laguna é proveniente da chuva. Dentro da Galeria existe uma estação de tratamento, que possibilita o reuso da água da chuva para atender a 100% da demanda do edifício.
-
A água que é permanentemente testada, é potável e própria para o consumo em todos os espaços e em todas as torneiras.
-
A horta na área externa incentiva a alimentação saudável e natural dos ocupantes e funcionários.
-
Escadas sinalizadas e localizadas em pontos estratégicos do empreendimento, estimulando os ocupantes e visitantes a usá-las, ao invés do elevador.
-
Central de resíduos. Para os resíduos recicláveis, a Laguna conta com cooperativas de reciclagem que trabalham em parceria. Já o resíduo orgânico, será compostado no local.
-
Todos os produtos de limpeza utilizados na Galeria são certificados e a manutenção é realizada de acordo com protocolos internacionais.
-
A Galeria conta com renovação de ar automática, ou seja, sempre que houver altas concentrações de CO2 em um ambiente, o sistema de renovação, que é dotado de diversos filtros, é ativado, garantindo que o ar dentro da Galeria Laguna tenha sempre uma qualidade ótima.
-
O índice alto de CO2 causa cansaço e irritabilidade nas pessoas, além de potencializar doenças. A Galeria Laguna passou por simulações computacionais para assegurar a troca de ar e garantir um ambiente saudável a todos.
-
Ainda no tema, a qualidade do ar e o conforto térmico da Galeria Laguna são monitorados em tempo real. São diversos sensores distribuídos pelo edifício que possibilitam tanto a identificação de possíveis problemas quanto a educação e conscientização de todos os ocupantes.
-
O edifício deverá consumir 34% menos energia do que um empreendimento normal, isto por conta do cuidado e da escolha dos melhores materiais, como esquadrias e vidros de alto desempenho.
-
A Galeria irá gerar, através das 68 placas fotovoltaicas instaladas em sua cobertura, 100% da energia necessária para sua operação.
“Curitiba já é uma referência mundial em planejamento urbano sustentável. A Galeria Laguna exemplifica o que a cidade tem capacidade de produzir de melhor e exportar para o resto do Brasil e do mundo”, completa Guido Petinelli.
Tecnologia como aliada para diferencial competitivo
Hoje, a Laguna alia tecnologia, inovação e qualidade para quem busca conforto, qualidade de vida e bem-estar, nas regiões mais nobres de Curitiba. Reconhecido por sua solidez, qualidade construtiva, arquitetura autoral, compromisso com o meio ambiente e tecnologia, o Grupo também deve seu sucesso ao relacionamento contínuo e dedicado com os clientes. No que diz respeito à tecnologia e diferenciais construtivos, a Laguna trabalha com o que existe de mais moderno no segmento e utiliza referências internacionais.
Desde 2017 utilizando a solução de gestão da Senior, o ERP Mega Construção, a empresa tem apostado, cada vez mais, em otimizar seus processos e a busca pela transformação digital de sua operação. De olho no futuro, mas sem deixar de levar em conta seu compromisso com a sustentabilidade da cadeia de construção, o Grupo conta com todas as vantagens da solução de gestão integrada em nuvem ofertada pela Senior Sistemas e tem se consolidado como uma das principais referências no segmento em relação à adoção de boas práticas em seus projetos, já tendo conquistado vários prêmios de destaque para o mercado.
“Para nós da Senior é um orgulho imenso em fazer parte da história de sucesso do Grupo Laguna e esta certificação, obtida com o novo empreendimento, só reforça os princípios de ESG que têm sido priorizados pela companhia, além da preocupação ímpar com a qualidade, empregados em todos os projetos da empresa”, afirma Marcos Malagola, Diretor de unidade de negócios da Senior Sistemas.
Sobre a Laguna
Ao completar 26 anos, a Incorporadora e Construtora Laguna segue em busca do objetivo de tornar as cidades mais belas e melhores para se viver. Sólida e transparente, a empresa hoje é referência na construção de edifícios residenciais, comerciais e corporativos de alto padrão. Ela faz parte do Grupo Laguna, que inclui a Construtora e Incorporadora Laguna, a Construtora TEICH e a Laguna Propriedades, responsável pela gestão dos ativos.
Sobre a Senior
A Senior Sistemas é uma referência nacional em tecnologia para gestão, com um amplo portfólio de soluções para construção e incorporação, gestão empresarial, logística, gestão de pessoas, de relacionamento com clientes, de supermercados e gestão de acesso e segurança. São mais de 2.200 colaboradores, 150 consultores e cerca de 100 canais de distribuição em todo o Brasil, consolidando a Senior como um dos maiores e mais fortes nomes do cenário brasileiro de tecnologia.