Novidades
segmento de manufatura

Sexta-feira, 9 de agosto de 2013
VIMAX CONTRATA MEGA MANUFATURA

Um brinde especial consolidou a parceria entre a Mega Sistemas Corporativos e a Vimax, líder na fabricação de telas e sistemas de classificação de minérios, que contratou o sistema de gestão com o objetivo de alcançar índices de crescimento ainda mais promissores.

Mais uma importante conquista marcou a tarde desta quinta-feira na Mega Sistemas Corporativos. Após dois meses de negociação a Vimax, empresa que atua com soluções em peneiramento e líder na fabricação de telas de aço, poliuretano e borracha para sistemas de classificação de minérios e agregados, concluiu o processo de contratação do Mega Manufatura, solução que será responsável pela gestão corporativa da companhia em busca de novos índices de crescimento.

Há 18 anos no mercado, a Vimax traz consigo uma história de superação e ousadia. Quando iniciou sua operação, a companhia importava matéria prima para produção e distribuição de telas de peneiramento feitas a partir de aço e borracha no Brasil. Após alguns anos, com o crescimento dos negócios e a alta do dólar, que dificultava o frete para importação, o ambiente macroeconômico tornou propensa uma nova frente de atuação através do processo de transferência de tecnologia. “Por iniciativa de nosso Diretor Técnico, Armando Botley Vidal, decidimos apostar no uso do poliuretano para nossa produção, o que muitos julgavam ser um risco naquela época”, relembra Alcy Albuquerque Vidal Filho, Diretor Presidente da Vimax.

E a ousadia se mostrou sinônimo de sucesso. A nova tecnologia decolou e transformou a empresa em um dos líderes de mercado no segmento. “De importadores passamos a ser exportadores da nossa tecnologia e transformamos o que poderia ser um conjunto de riscos - a alta do dólar que inviabilizava a importação e a aposta em novas tecnologias - em uma oportunidade de crescimento”, conta o executivo.

Foi neste momento que a Vimax virou o jogo. Os índices de crescimento superaram as expectativas e a companhia tornou-se a cada dia mais focada no desenvolvimento de suas soluções para o mercado. Hoje faz parte de uma join venture que conta com cinco unidades em países como Brasil, Canadá, Alemanha e Estados Unidos, além de ter um fornecedor exclusivo em uma fazenda no Vietnã que segue todos os critérios e leis contra a exploração da mão de obra infantil e o trabalho escravo, já que um dos pilares da companhia é a qualidade de vida também no ambiente de trabalho.

Instalada em Piedade, São Paulo, a empresa conta com mais de 200 colaboradores e atende clientes como a VALE, Basalto, CSN, Votorantim Cimentos e Serveng, buscando oferecer sempre as melhores soluções para os negócios gerados a partir de sua produção. Um exemplo de que o investimento gera resultados importantes foi o desenvolvimento exclusivo de um sistema de peneiramento para a Vale do Rio Doce. “Quando passa pelo processo de lavagem antes do transporte, o minério aumenta de peso e gera um custo elevado em relação à carga. A partir do novo sistema, a água excedente é eliminada durante o transporte, o que promoveu uma redução de custo tão significativa para a Vale do Rio Doce que oito vagões de minério puderam ser restaurados a partir da economia gerada”, explica Vidal Filho.

E para os próximos anos a companhia tem novos planos de expansão que devem consolidar a marca como líder absoluto de mercado. Mas para tornar essa trajetória de sucesso completa e dar apoio à gestão na busca por novos horizontes ainda faltava um ponto essencial: otimizar sua estrutura organizacional. “Alcançamos importantes índices de crescimento e fortalecemos nossa estrutura para o mercado, mas para que possamos ampliar ainda mais nossa atuação, chegou o momento de olhar para nosso complexo organizacional e prepará-lo para alcançar novos patamares”.

Foi assim que, em Novembro de 2012, a Vimax iniciou uma intensa busca por um software de gestão preparado para acompanhar seu crescimento e proporcionar a eficiência desejada aos negócios. “Analisamos todos os principais players de mercado, mas foi na Mega que encontramos a solução que atendeu plenamente nossas expectativas”, comemora Vidal Filho.

A BUSCA PELA GESTÃO IDEAL

O primeiro contato da companhia com a Mega aconteceu em 2011 através da colaboradora Amanda Rosa, que atua na equipe de Geração de Demanda da Mega. Enquanto a apresentação feita por Amanda passava por análises internas na Vimax, uma segunda indicação da Coordenadora de Projetos Fabiana Querino ajudou a fortalecer o relacionamento com o prospect, encaminhando em 2013 a negociação para um fechamento promissor. “A prática de indicação, seja por clientes ou colaboradores, é sempre um fator positivo para a negociação comercial, pois fortalece a credibilidade e segurança na Mega”, explica Viviam Alves, Coord. de Planejamento e CRM da Mega.

Durante o processo a equipe de gestores da Vimax teve a oportunidade de visitar a sede da Mega e conhecer mais profundamente os processos da companhia, o que aumentou a confiança do então “quase cliente” nos produtos e equipe Mega. “A Vimax mostrou bastante interesse em conhecer todos os nossos processos e ter contato com a equipe que iniciou o primeiro contato com a empresa em 2011”, comenta Viviam.

Daniel Tonalezzi, Gerente Regional de Vendas que acompanhou todo o processo comercial, explica que um dos fatores mais positivos na negociação com a Vimax foi o envolvimento da Diretoria e todos os Gerentes desde o início dos trabalhos. “A Vimax é uma empresa comprometida e alinhada com o mercado. Eles buscam o crescimento e prezam sempre pela qualidade de seus produtos, e esse envolvimento é essencial para o sucesso de qualquer projeto de gestão.”

E como toda grande conquista merece ser celebrada em grande estilo, a tarde do dia 08 de Agosto marcou um momento especial para as duas empresas. Reunidos na sede da Mega novamente e contando com a presença dos Diretores Alcy Vidal Filho, Armando Botley Vidal e dos gestores Celso Matsuo, Arnaldo Ferreira dos Santos e Roberto de Haro Alvares, a Vimax consolidou a contratação do Mega com a assinatura do contrato e um brinde especial que reuniu todos os colaboradores que participaram do processo comercial. “Sabemos que a implantação de um ERP envolve uma grande e importante mudança cultural para nossa companhia. Contudo, mais do que um sistema de gestão, a Vimax preza pelo relacionamento e parceria com seus colaboradores e fornecedores, acreditando que um bom trabalho é feito por pessoas que trabalham felizes e com orgulho do que fazem. E a recepção da equipe Mega nos deu a segurança de que tomamos uma decisão acertada e de que colheremos grandes frutos a partir dessa iniciativa.”

E para fechar o ciclo comercial com chave de ouro, toda a equipe garantiu uma buzina especial na Mega. “A prática de anunciar novas conquistas com a buzina comercial se torna ainda mais especial quando o cliente participe dessa festa conosco”, conclui Tonalezzi.

E OS TRABALHOS JÁ COMEÇARAM!

A comemoração pela parceria entre a Mega e a Vimax foi seguida pelo início dos trabalhos de implantação com a Etapa Semente, reunião de abertura para primeiras definições do projeto. Conduzida por Gisele Paiva, Gerente de Projetos da Mega que acompanhará os trabalhos em parceria com a Coordenadora Fabiana Querino, a reunião apresentou a metodologia e diretrizes do projeto, deixando como tarefa para os gestores o alinhamento de responsáveis pela condução do projeto dentro da Vimax. “A parceria e continuidade entre o processo comercial e início do projeto é fundamental para o sucesso da implantação. E a equipe da Vimax mostrou que esse comprometimento começa com os líderes da empresa, que estão dispostos a engajar toda equipe em busca de novos e ainda mais promissores resultados”, afirma Gisele.

Ciente desta importância, a Vimax está bastante motivada com o início dos trabalhos. “Sabemos que não será uma tarefa fácil e exigirá muita dedicação e empenho de toda a equipe, mas temos um time do qual nos orgulhamos muito e sabemos que a participação de cada um contribuirá de maneira decisiva para o sucesso de mais um grande desafios me nossa trajetória”, afirmaram os Gestores.

A Mega Sistemas Corporativos agradece à Vimax pela confiança e parceria e deseja à todos os colaboradores envolvidos sucesso durante toda a fase de implementação do projeto. Que este seja apenas o início de mais uma longa e duradoura parceria!

Confira as fotos da comemoração: Mega | Vimax

Sobre a Vimax

Há 18 anos no mercado, a Vimax atua com soluções em peneiramento e é líder na fabricação de telas de aço, poliuretano e borracha para sistemas de classificação de minérios e agregados.

Instalada em Piedade, São Paulo, a empresa conta com mais de 200 colaboradores e faz parte de uma join venture que conta com cinco unidades em países como Brasil, Canadá, Alemanha e Estados Unidos.

www.vimax.com.br


Voltar