Novidades
segmento de manufatura

Sexta-feira, 17 de janeiro de 2014
QUER MUDAR OS RUMOS DE SUA VIDA PROFISSIONAL EM 2014?

Mariana Almeida, gerente de Recursos Humanos da Mega Sistemas Corporativos, dá algumas dicas para quem deseja uma nova colocação profissional ou sonha empreender.

Quem nunca pensou em, junto com o ano novo, conquistar a tão sonhada realização profissional? Mas, mudar de carreira é sempre um assunto que envolve questões pessoais e profissionais. O que leva o indivíduo a mudar de rumo geralmente é uma grande insatisfação com o atual emprego. Questões como, a falta de espaço para desenvolver novos projetos, ausência de desafios, ingerência, dentre outras, costumam levar muitas pessoas a repensarem a sua vida profissional. E o início do ano é um momento propício para este tipo de pensamento.

Mas a decisão nem sempre é fácil. Primeiro é importante identificar o que exatamente se almeja - um novo emprego, uma mudança radical de carreira ou abrir o seu próprio negócio? Decidido o rumo a seguir, é preciso se preparar psicológica e financeiramente, seja qual for o caminho escolhido.

No caso de uma mudança de emprego, a gerente de Recursos Humanos da Mega Sistemas Corporativos, Mariana Almeida, sugere que seja feito um balanço sobre os motivos que levaram o indivíduo a tomar esta decisão. Pode ser a falta de um plano de carreira, muito tempo sem reajuste salarial, falta de empatia com a chefia ou de identificação com a missão ou valores da companhia. “Neste caso, é muito importante ter certeza sobre o que está fazendo o colaborador infeliz no atual emprego para saber onde procurar uma nova colocação, senão a pessoa acaba trocando seis por meia dúzia”, explica a profissional.

Um novo emprego requer tempo de adaptação e é necessário ter disposição e paciência para a fase inicial. “O colaborador está chegando num lugar novo, onde ninguém a conhece e onde ela pode significar uma ameaça aos demais funcionários. É necessário estar disposto a aprender e se adaptar à nova realidade. O importante é não chegar criticando os atuais processos, isso pode soar como arrogância. Entenda o novo ambiente corporativo e faça as suas sugestões. Mostre-se disponível, descubra quem é quem dentro da empresa e crie laços”, sugere Mariana.

Agora, se o caso não é este, a pessoa gosta da empresa em que trabalha, mas está infeliz com a sua carreira e se cansou do que faz atualmente, é importante identificar para qual área se quer ir, o que quer realmente fazer e se realmente se planejar para esta mudança radical de vida. “Não adianta sair do atual emprego e achar que já será contratado para atuar em uma nova área. Não é assim que funciona. A pessoa precisa se preparar, estudar e ter conhecimentos sobre a nova atividade a que deseja se dedicar. Também é importante ressaltar os seus pontos positivos, mostrando que tem condições e disciplina para recomeçar”, explica.

Agora se a insatisfação vai além do emprego e o desejo é se tornar um empreendedor, os cuidados devem ser ainda maiores. “É importante saber que tipo de negócio se quer ter: uma franquia ou um negócio inovador, como uma startup? Em ambos os casos, é preciso buscar ajuda especializada”, explica Mariana, lembrando que o Sebrae e a Associação Brasileira da Franchising (ABF) são ótimos órgãos para se buscar este tipo de apoio.

Seja qual for a escolha, Mariana dá algumas dicas para quem quer virar a mesa em 2014 e conquistar a tão sonhada realização profissional:

- Mantenha sempre o currículo atualizado;

- Alimente o networking, quanto maior a rede de relacionamento melhor;

- Use as redes sociais a seu favor, informe sobre a nova investida;

- Prepare-se: atualize-se, leia, busque informações com outros profissionais, conheça mais sobre a empresa que deseja ingressar ou sobre a área de atuação pretendida;

- Seja realista, não se engane pensando que com a mudança você não terá mais dores de cabeça. Problemas e desafios existem em qualquer lugar;

- Não tenha medo de errar, afinal, você está começando algo novo;

- Faça um planejamento financeiro para ter fôlego durante o processo de transição, seja ele qual for;

- Acredite no seu potencial e não desista de seus sonhos. Assim, você terá sucesso e será feliz numa carreira que mais te agrade. Boa sorte.


Voltar