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Sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
Mega conquista Certificação MPS.Br - Nível E

Após 18 meses de intenso trabalho e dedicação, a companhia eleva seu nível de maturidade e reafirma seu comprometimento em oferecer produtos de qualidade e com alto padrão de excelência para o mercado.

Classificada entre as maiores empresas nacionais de tecnologia de gestão empresarial, a Mega Sistemas Corporativos acaba de conquistar o Nível E da Certificação MPS.Br (Melhoria de Processo do Software Brasileiro). A avaliação foi realizada nos dias 01 e 02 de Dezembro pela Promove/RJ e elevou a companhia do Nível G para o E, comprovando seu compromisso em desenvolver soluções com qualidade elevada e reconhecida para o mercado de softwares.

Desenvolvido e avaliado no Brasil pelo núcleo Softex (Associação Para Promoção e Excelência do Software Brasileiro), o programa MPS.Br é baseado no CMMI (Capability Maturity Model Integration), nas normas ISO/IEC 12207, ISO/IEC 15504 e na realidade do mercado de desenvolvimento de softwares do Brasil. O modelo avalia a qualidade dos processos de software nacionais, apresentando sete níveis de maturidade, sendo que cada nível possui algumas áreas de processo em que são analisados os processos fundamentais, processos organizacionais e os processos de apoio.

Desde Janeiro de 2008 a Mega Sistemas Corporativos é certificada pelo MPS.BR, tendo conquistado na ocasião o nível G da avaliação. A nomeação do nível E representa para a companhia um importante salto na estruturação e qualificação de sua área de produtos.“Percebendo os ganhos de qualidade em nossos processos, adquiridos com a certificação nível G do programa MPS.Br, a Mega decidiu partir para um novo desafio dentro da organização, que era a implementação dos processos de nível E do programa. Mais uma vez, contanto com a competência da instituição implementadora ASR e do comprometimento e dedicação de nossos profissionais internos, tivemos novamente sucesso em comprovar a maturidade dos processos implementados e conquistar a certificação nível E. Este é somente mais um passo em nossa busca incessante na melhoria de processos e na qualidade dos serviços prestados a nossos clientes”, afirma Pedro Oliveira, Gerente de Produtos da Mega.

Após 18 meses de intensa atividade e preparação, a avaliação foi realizada em duas etapas (verificação de documentos gerados/processos e entrevistas pessoais) e teve entre os destaques deste ano a Gerência de Reutilização, considerada pelos avaliadores um grande diferencial da empresa. O processo tem como objetivo gerenciar os ciclos de vida dos ativos reutilizáveis e, segundo a comissão avaliadora, a Mega apresentou-se como uma as poucas empresas que realiza esse processo de controle sistematicamente e com sucesso.

Com uma equipe especialmente nomeada para conduzir todo processo de preparação para a avaliação, a conquista não seria possível sem o empenho e dedicação de todos os colaboradores envolvidos nas atividades. “Determinação, competência e comprometimento foram os pontos chaves para todo o processo de certificação. E emoção é a palavra que melhor descreve o momento em que nos foi atribuído o nível E do MPS-Br, pois é quando o reconhecimento por toda dedicação da equipe se mostra mais do que válido e essencial para a história da companhia”, completa Viviane Mendes, Coordenadora de Qualidade da Mega.

Compromisso com a Qualidade

A preocupação da Mega em desenvolver produtos baseados nos pilares de excelência e qualidade também levou a companhia a iniciar em 2008 um Grupo de Processos de Software - SEPG (Software Engineering Process Group), que existe para garantir a evolução contínua dos trabalhos realizados pela área de produtos. “Todos os colaboradores da área são incentivados a cadastrar em nossos sistemas sugestões de melhorias para os trabalhos realizados, e o SEPG é responsável por avaliá-las e implementá-las no cotidiano da empresa”, explica Viviane, que também é a responsável por orientar os trabalhos do grupo. A equipe se reúne semanalmente para discutir as sugestões apresentadas e traçar um planejamento para executá-las.

Além disso, a área também conta com um Portal de Processos próprio, que agrega hoje todos os processos realizados e documentados. “A existência do portal é um dos fatores de sucesso para a conquista da certificação MPS.Br, pois comprova não apenas a existência dos processos, mas sua efetiva aplicação na rotina da companhia”, completa.

Com validade por três anos, o objetivo da equipe é trabalhar ainda mais na otimização de processos durante este período para que na próxima avaliação seja possível alcançar o nível C do MPS.Br. E essa dedicação é motivo de orgulho para os diretores da Mega. “É muito gratificante perceber o quanto nossos colaboradores estão empenhados em batalhar pelo crescimento da companhia e ter a certeza de que estamos todos caminhando juntos pelos mesmos objetivos. Sem a participação fundamental de cada um deles, não seria possível construir uma história de sucesso para nossa companhia”, finaliza Walmir Scaravelli, Diretor Comercial e Sócio-Fundador da empresa.


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