Novidades
segmento de manufatura

Terça-feira, 31 de agosto de 2010
Colaboradores da Mega participam da 2ª etapa do ProIndústria

Para dar continuidade ao desenvolvimento dos profissionais e da qualidade dos produtos Mega, os colaboradores Júlio Rocha e Marlos Cravo estiveram presentes no evento para conferir todas as tendências e novidades do mercado.

Nos dias 10 e 11 de Agosto os colaboradores Júlio Rocha e Marlos Cravo estiveram presentes na 2ª Etapa do Congresso ProIndustria 2010, com foco baseado em sistemas de execução da manufatura (MES - Manufacturing Execution System). O evento abordou a utilização do conceito de ferramentas para Execução da Manufatura e de Automação e Controle do Chão de Fábrica.

Nas indústrias, um grande número de conceitos e soluções colabora com os sistemas de chão-de-fábrica, incluindo os processos comerciais, processos técnicos, fornecedores e clientes. Esta etapa do ProIndústria privilegiou o gerenciamento pró-ativo da produção e destacou as operações de manufatura que vêm de encontro às solicitações de mercado para alcançar a excelência operacional, apresentando uma visão de como os produtos eram manufaturados no passado e como os produtos são manufaturados nos tempos atuais.

Durante os Seminários de Manufatura foram mostradas soluções para o MES, que consiste no sistema de execução da manufatura através de medições e controles em tempo real de tudo o que está acontecendo nas máquinas durante o processo produtivo.

Sistemas MES podem ser integrados ao ERP através de padrões definidos pela norma ANSI/ISA-95, que regulamenta todas as trocas de informações entre sistemas que envolvem a Engenharia do Produto, a Engenharia do Processo e a Engenharia Industrial.

Dentre as integrações existentes entre o MES e o ERP destacam-se o Controle de Inventários - envio das informações da Ordem de Produção e recebimento dos apontamentos produtivos, Controle de Qualidade - envio das especificações e dos dados do lote de inspeção e recebimento do laudo de inspeção e Controle de Ativos - envio das especificações e utilizações das máquinas e recebimento dos consumos, cargas e tempos de processamento executados em cada ativo.

Foram apresentados também os conceitos relativos a TPM (Manutenção Preventiva Total), amplamente utilizado para geração do OEE, que mede a eficiência global dos ativos usados na manufatura.


Voltar