Novidades
segmento de manufatura

Segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016
#CASEDESUCESSO: INDUSPARQUET

Com zero de perda e uma operação altamente personalizada, a Indusparquet encontrou no ERP Mega a solução ideal para a gestão estratégica dos negócios. 100% brasileira, a companhia está presente em mais de 35 países como sinônimo de qualidade e respeito ao meio ambiente.  

Há mais de 45 anos no mercado, a Indusparquet é líder nacional no segmento de pisos de madeira maciça e líder mundial no segmento de pisos de madeira tropical. A companhia, que é100% brasileira, também é especializada na fabricação de pisos multiestruturados, multilaminados, pastilhas e acessórios de modo geral.

Presente em mais de 35 países, a companhia exporta cerca de 40% de toda a sua produção, atendendo os mais elevados padrões de qualidade e respeito ao meio ambiente, requisitos essenciais aos olhos dos consumidores.  Sobretudo os estrangeiros. E este foi um dos motivos que levaram a Indusparquet a investir no Mega Manufatura como seu primeiro ERP.

De acordo com o Diretor de Finanças Jair Chavarski, o mercado internacional é muito exigente e, portanto, extremamente competitivo. “Então precisamos olhar constantemente para dentro do nosso negócio, a fim de saber onde podemos melhorar para atingir a excelência na execução e fabricação dos nossos produtos”, pontua.

E, no que diz respeito ao mercado local, o desafio não é menor. “O consumidor brasileiro também passou a ser muito exigente com a qualidade, que é um dos pilares da Indusparquet, e a prestação de serviço. Diante disso, temos que estar sempre nos antecipando às necessidades dos clientes”, observa o executivo, que garante ter encontrado na Mega Sistemas uma forte aliada para esta missão.

Primeiros resultados

“Utilizamos o Mega Manufatura há cinco anos e, desde o início, temos conseguido um resultado muito positivo, principalmente na parte de controle de inventários e estoques”, lembra Jair Chavarski.

Ele explica que a equipe tinha muitas dúvidas ao realizar consultas nesta área, que é de suma importância para a Indusparquet. “Quando o cliente liga, precisamos saber se o produto está disponível para entrega e, caso não esteja, temos que fornecer um prazo”, completa, mostrando por que a necessita de informações rápidas e confiáveis.

 

Transparência nos processos de compras

E, por falar em otimização de estoques, o processo de aprovação de compras que o Mega Manufatura levou à Indusparquet ajudou a companhia a ter uma visão mais clara dos processos de compras, aumentando o controle e a segurança das operações.

Hoje cada gestor faz uma análise do que precisa comprar, inclusive com histórico de preços. “Passamos a comprar somente o necessário, evitando itens desnecessários em estoque, e isso foi um grande benefício que conseguimos extrair através da solução, que nos trouxe grandes economias”, afirma.


Apuração de custos

Como consequência, a Indusparquet passou, também, a ter um processo de apuração de custos mais preciso. Algo que, segundo Jair Chavarski, tornou a análise de preços e rentabilidade dos produtos ainda mais confiável.

“Ao negociar com um cliente, tenho que saber até onde eu posso chegar, o quanto posso dar de desconto ou não. E hoje consigo enxergar isso através do ERP Mega, extraindo as informações de custos e produzindo relatórios que me deem estes dados em tempo real”, revela.

 

Economia de tempo

Mas, entre tantos outros ganhos obtidos pela companhia ao longo destes cinco anos de parceria, sem dúvida o mais importante deles foi a economia de tempo. “Nós, administradores e gestores, não temos muito tempo para ficar preparando informações, gráficos, para somente então tomar uma decisão”, avalia.

Ele lembra que o mundo atual requer agilidade e precisão, até mesmo para evitar que, por exemplo, uma ação perca o efeito desejado por ser adotada fora do prazo ou longe do contexto real.  “Precisamos ter informações rápidas em mãos para conseguir, também, tomar decisões rápidas e assertivas”, explica.


Parceria de sucesso

Diante de tantas conquistas, a Indusparquet só tem a ganhar com esta parceria de sucesso. “O pessoal até brinca que hoje não consegue mais trabalhar sem o Mega Manufatura, sem buscar informações dentro da ferramenta. Porque é preciso saber para que caminho estamos indo”, conta.

Para Jair Chavarski, a Mega está sempre preocupada em evoluir, em se atualizar tecnologicamente e compartilhar isso com o cliente. “O que me dá segurança de saber que tenho um parceiro que está me ajudando neste caminho de crescimento da Indusparquet”, finaliza.


Voltar