Quinta-feira, 17 de dezembro de 2015
Confira os resultados da Trinus com a consultoria organizacional.

Que com a consultoria organizacional é possível diminuir retrabalhos, otimizar recursos, melhorar processos, reduzir atividades e economizar tempo e dinheiro? Confira alguns dos resultados obtidos pela Trinus este ano e descubra por onde começar a investir em 2016.

Ok. Falar sobre investir agora, depois de um ano tão turbulento, pode até parecer loucura. Mas, antes de formar uma opinião a respeito, que tal analisar as coisas por outro ângulo? E se, de repente, a solução para as atuais dificuldades enfrentadas pela empresa estiverem dentro da sua própria operação?

Pois, acredite: isso acontece com mais frequência do que você imagina. A questão é que, por estarem muito focados nos resultados, os executivos acabam dando menos atenção do que deveriam aos processos. Na teoria todo empresário sabe aonde quer chegar e tem uma estratégia para tanto. Mas, na prática, as coisas nem sempre saem conforme o planejado.

Neste contexto o papel da consultoria organizacional vem se tornando cada vez mais essencial no mundo corporativo. Com ela, é possível ampliar a visão do que está dando certo e principalmente do que pode estar comprometendo o andamento dos negócios através de uma série de análises, como as que a Trinus tem desenhado junto a clientes de diversos segmentos da Mega.

Como exemplos, elaboramos o #TOP5 de cases da equipe este ano a fim de ajudá-lo a perceber que um trabalho como este, quando desenvolvido por profissionais capacitados, pode apontar a resposta de problemas para os quais você já nem acreditava encontrar uma solução – ou, na pior das hipóteses, nem sabia que existiam.

Confira!

#1

Situação:

Empresa especializada em projetos de potenciais hidrelétricos sofria com o atraso e a falta de dados em 50% das mais de 1000 notas fiscais geradas por mês por não possuir controles efetivos e nem parâmetros pré-definidos para o cadastro das respectivas notas.

Solução apresentada pela Trinus:

Com o mapeamento de processos e a identificação dos gaps, a equipe mudou a estratégia da empresa. Por contar com filiais em estados e regiões diferentes à da matriz e o tempo de recebimento dos documentos fiscais não ser nada rápido, a solução foi realizar todos os lançamentos na origem de cada área, tendo em vista que, para lançar, era preciso cadastrar e validar todos os fornecedores antes mesmo da geração do pagamento.

Resultado:

O departamento fiscal deixou de realizar os lançamentos de cerca de 40 notas fiscais diárias, passando a somente validar os itens. Com isso, conseguiu diminuir a praticamente zero aquele percentual de atrasos e falta de dados.

 

#2

Situação:

Impactos nos processos de compras pela ausência de cotações, fluxos de caixa e lançamentos. Muitas compras não necessitavam de alçadas e nem tinham limites de valor. Além disso, os reembolsos eram solicitados apenas via comprovantes.

Solução trinus:

Com sua expertise, junto com os consultores da Mega, a equipe criou rotinas e bloqueios bem definidos para que toda ou qualquer solicitação de pagamento fosse realizada através de aprovações com alçadas estabelecidas.

Resultado:

Estabilidade em toda a cadeia de compras, impossibilitando quaisquer compras que não tenham um fluxo de aprovação e preparação para que os processos - desde as compras até os fluxos de caixa financeiro – estejam preparados.

#3

Situação:

Divergências na conferência dos pagamentos com os extratos bancários em um grupo de empresas do segmento de serviços. Valores sem correção, lançamentos e centros de custos incorretos eram os erros encontrados com maior frequência pelo departamento financeiro. De cada 100 lançamentos recebidos pelo cliente, 35 precisavam ser devolvidos ao departamento de contas a pagar para fazer algum tipo de correção.

Solução apresentada pela Trinus:

Utilização dos processos do ERP Mega para lançamentos do módulo de Materiais com todos os itens, fornecedores e insumos pré-configurados.

Resultado:

Redução de erros em mais de 50%, especialmente por conta dos processos bem definidos e parâmetros que foram feitos na ferramenta a fim de impedir lançamentos incorretos na origem dos processos.

#4

Situação:

Empresa do segmento de construção e incorporação recebia memoriais descritivos com atrasos em 80% dos lançamentos, além de sofrer com a demora de 2 horas e a ineficiência da análise de crédito (serviço terceirizado).

Solução apresentada pela Trinus:

Definição de prazos para execução da atividade, definição de indicadores para medir eficácia da entrega e eficiência do material, utilização da análise de crédito do ERP Mega e reestruturação do processo (atividade corporativa).

Resultado:

Os memoriais descritivos não tiveram mais atrasos em suas entregas e melhoraram suas informações. Com a análise de crédito sendo feita internamente com a utilização do ERP Mega, o processo é concluído em 10 minutos, com redução de até 60% dos distratos, aumentando a receita provisionada e performance da área.

#5

Situação:

Empresa do segmento imobiliário levava 2 dias para fazer o controle das comissões, sofria com a ausência do controle de corretores inaptos ao trabalho – ficando sujeita a multas dos órgãos regulatórios – e com pendências em cerca de 30% dos fechamentos realizados aos finais de semana.

Solução apresentada pela Trinus:

Implantação do Dasbhoard do ERP Mega para melhorar processos na compilação dos dados dentro do sistema, criação de uma rotina de atualização cadastral semestral dos corretores e criação de um check-list a ser enviado ao cliente que utiliza o CRM para fazer o controle de pendências.

Resultado:

As informações do controle das comissões agora saem no momento da atualização dos dados, os cadastros dos corretores são controlados pelo ERP Mega, assim como a validade dos documentos regulatórios.

Além disso, houve redução de 23% nas pendências documentais da comercialização de imóveis, automatizando o controle de comissões e atualização dos dados cadastrais dos corretos no ERP Mega, assim como a validade dos documentos regulatórios, mitigando a possibilidade de autuações e contencioso para a empresa.


Voltar