Sexta-feira, 26 de julho de 2013
Sessão Pipoca

Nos dias 18 e 19 de Julho aconteceu na Mega mais uma Sessão Pipoca com o filme “Coach Carter - Treino para a Vida”. A participação dos gestores foi importante para mostrar a validade do projeto e que pode ser um aliado no desenvolvimento comportamental de suas equipes.

O filme escolhido para a Sessão Pipoca de Julho foi o filme Coach Carter - Treino para a vida, que trouxe vários temas ao debate realizado após a exibição com os participantes. O projeto visa treinar os colaboradores em competências comportamentais de uma forma diferente. Através do filme as situações vivenciadas pelos personagens servem de exemplo para várias conclusões e aprendizagem.

Para Beatriz Bernardi, Psicóloga da Mega, é uma forma mais dinâmica e favorável para se trabalhar o desenvolvimento pessoal. "Lançamos sempre um desafio aos colaboradores antes de começar o filme, para que já assistam com uma outra visão, focados em fazer analogias entre a história e o ambiente corporativo. Por isso é sempre muito positivo o debate após a exibição, visto que juntos vamos refletindo as várias mensagens que o filme traz."

Nesta edição 45 pessoas assistiram ao filme e a participação também dos gestores apoiando o projeto foi importante para o crescimento do trabalho, pois os ganhos na aprendizagem comportamental são altos diante dos temas que são escolhidos baseados em questões pertinentes ao dia a dia no trabalho. Prova disso é que um único filme despertou diversas interpretações aos participantes, como por exemplo: perseverança, trabalho em equipe, crescimento profissional e pessoal, estilo de liderança, disciplina, como o trabalho de um impacta na vida do outro, acreditar no próprio potencial, respeito, persistência, papel do líder na ajuda do crescimento profissional das pessoas, solidariedade, prioridades, superação, paciência, conhecer seus próprios medos, coragem e saber lidar com as pessoas.

Para Carolina Aichele, Coordenadora de Relacionamento com Clientes, o incentivo e participação dos coordenadores e gerentes na sugestão de filmes são de extrema importância. "Podemos treinar os colaboradores tecnicamente, porém desenvolver o comportamental é uma tarefa muito mais complexa e não existe treinamento específico para isso. Com a Sessão Pipoca, a pessoa pode se analisar e reavaliar o seu próprio comportamento, pois mesmo que o colaborador não tenha conseguido captar a mensagem do filme, o debate proporcionado no final faz com que as ideias sejam compartilhadas e consigamos discutir e entender todas as mensagens que o filme quis passar." A coordenadora ainda aponta que além de incentivar, o líder deve dar o exemplo e prestigiar o projeto. "Dessa forma, o colaborador não fica acanhado de participar e pensar que o líder vai achar que ele está querendo “fugir” do horário de trabalho", completa.

Para Maraina Almeida, Gerente de Recursos Humanos da Mega, o grande aprendizado desse filme para visão dos líderes é que “temos em nossas mãos o papel de desenvolver as pessoas muito além do que nos é exigido, temos que incentivá-los a enxergar que é possível ir além do esperado, mas exigir disciplina também faz parte dessa capacitação.”

Confira aqui as fotos da Sessão Pipoca!


Voltar