Quinta-feira, 27 de setembro de 2012
SANTUÁRIO NACIONAL: FÉ E TECNOLOGIA CAMINHANDO JUNTAS

A Mega Sistemas Corporativos é a responsável pela informatização do maior Santuário brasileiro. Confira o case exclusivo!

A Mega Sistemas Corporativos, destaque em desenvolvimento de soluções para gestão empresarial de empresas que atuam nos segmentos de Construção, Logística, Manufatura, Combustíveis, Agronegócios e Serviços, é a responsável pelo fornecimento de todas as soluções de tecnologia de gestão utilizadas pelo Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, localizado no interior de São Paulo.

Embora seja sinônimo de fé e peregrinação, o Santuário tem hoje uma administração muito semelhante a de uma grande corporação. Segundo Rosângela Soares do Carmo Oliveira, Gerente do Setor de Sistemas e Suporte do Santuário, para atender a demanda de público e das pessoas envolvidas em todas as atividades profissionais do local, existe um complexo de várias empresas que atuam em diferentes vertentes para garantir o seu funcionamento.

E para que esse grande complexo pudesse funcionar com mais eficiência, o Santurário Nacional iniciou em 2004 a busca por um sistema de gestão que pudesse centralizar e integrar as informações com segurança e qualidade. Através da consultoria da Lótus Implantação de Projetos, após avaliar cinco opções do mercado a escolha foi pelo Mega Empresarial. “A área de TI do Santuário Nacional nasceu como um CPD, evoluiu para uma célula de informática e conquistou sua profissionalização como TI. Hoje nossa estrutura é composta por um centro de tecnologia com 42 servidores e mais de 400 computadores. Quando surgiu a necessidade de contratar um ERP, nossa dedicação também foi grande. Nomeamos uma comissão interna que permaneceu totalmente dedicada ao projeto e privilegiamos a escolha da Mega por ser uma empresa nacional, ter todos os módulos que necessitávamos e um custo benefício adequado ao nosso perfil”, conta Rosângela.

O conjunto de processos integrados pela Mega no Santuário é imenso e abrangente. A parceria abrange a implantação de sistemas para o controle de Materiais, Financeiro, Tributos e Contábil. Também foram instaladas soluções para o controle da Folha de Pagamento e de Patrimônio, seguidas por Distribuição, Frotas, Manutenção e do Solution Shopping. Módulos como Medicina e Segurança do Trabalho, Cargos e Salários, além de um novo sistema de Contratos, já estão em desenvolvimento. Hoje cerca de 190 funcionários são usuários ativos dos sistemas. “A área de contabilidade viu sua rotina impulsionar fortes melhorias com o Mega, assim como materiais, que passou a ter um controle de estoque mais apurado. Além disso, muitos processos que antes não tinham padrão passaram a ser normatizados e regulamentados como parte da nova gestão.”

Mas não foi apenas a rotina das informações que mudou no Santuário. O processo de implantação do ERP também envolveu grandes mudanças comportamentais e culturais na equipe envolvida. “Nossos colaboradores perceberam que a mudança era fundamental e passaram a compreender melhor a cultura de que o trabalho de um sempre afetará diretamente o do outro, de modo que todos precisam atuar juntos. Foi uma fase de adaptação intensa e que exigiu para muitos a transposição de barreiras e desafios pessoais, mas hoje é sinônimo de crescimento em nossa equipe”, ressalta Rosângela.

Podemos dizer, enfim, que a tecnologia mudou a vida dos colaboradores que atuam no Santuário e dos próprios fiéis, pois trouxe mais qualidade e eficiência para os processos internos e para o atendimento aos visitantes. “Por meio das informações gerenciais, passamos a ter todos os dados necessários para a tomada de decisões. Até mesmo o Conselho Econômico e o Administrador tem hoje total apoio dos relatórios emitidos pelos sistemas Mega, que permitem gerenciar com mais transparência esta impressionante engrenagem”, explica Rosângela.

Aos finais de semana chegam a passar pelo Santuário entre 200 e 250 mil pessoas, sobretudo em períodos de peregrinação e calendário religioso. No total, em torno de 11 à 12 milhões de pessoas visitam a região por ano. Só a Basílica comporta até 35 mil pessoas em seu interior. “E a importância do Santuário só tende crescer. Atualmente não recebemos apenas peregrinos, pois a região se tornou um verdadeiro pólo turístico religioso que conta também com um Centro de Eventos que abriga as assembleias da CNBB, e uma rede de hotéis recém-inaugurada com mais de 1000 apartamentos que receberão não apenas turistas, mas sobretudo clérigos e congressistas, sinais de contínua expansão”, contemporiza a gerente.

Crescimento e Novas Demandas

Assim como uma grande empresa que cresce a cada dia mais, o Santuário Nacional também se preocupa em prestar um atendimento interno eficiente para garantir que seu complexo não pare de funcionar em momento algum. Durante a implantação, por exemplo, o consultor Max Lopes, da equipe Mega Brasília, permaneceu residente na cidade por quase um ano para dar todo apoio e acompanhar de perto a fase de aderência do sistema. Hoje o atendimento à empresa é realizado pela equipe Associate – Canal de Atendimento em São José dos Campos, que vem acompanhando todas as atualizações e ampliações do Mega em parceria com a equipe de Gerenciamento de Contas da Mega.

Mas com uma equipe que bate o número de 1.500 pessoas, o Santuário tomou uma importante decisão para dar apoio tecnológico ao seu quadro de colaboradores ao estruturar uma equipe interna de suporte. “Foi essencial elaborarmos essa estratégia para acompanhar o vertiginoso crescimento do Santuário Nacional. Além de gerar maior independência para nossas equipes, essa escolha também permitiu a parametrização e customização de relatórios com mais agilidade e uma visão mais abrangente das necessidades da empresa”, complementa Rosângela. A equipe que nasceu com duas pessoas e hoje conta com mais de sete atendentes presta suporte de primeiro nível para todos os usuários internos da organização.

E para completar o cenário de crescimento, a empresa celebrou recentemente a virada para a versão 4.0 do Mega Empresarial. “Contando com novas funcionalidades e benefícios, a evolução tecnológica é uma conquista que prova que o Santuário Nacional é hoje uma empresa madura, desenvolvida e preparada para o futuro”, finaliza Edivaldo Francischinelli, Diretor do Canal Associate.


Voltar