Quarta-feira, 30 de abril de 2014
SANTUÁRIO NACIONAL E MEGA CELEBRAM 10 ANOS DE PARCERIA

Mais do que o foco em uma gestão eficiente e integrada, as duas empresas celebraram em Abril a consolidação de uma história de sucesso que traz inovação tecnológica e muitos benefícios para mais de 12 milhões de pessoas a cada ano.

Embora seja sinônimo de fé e peregrinação, o Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida tem hoje uma administração muito semelhante a de uma grande corporação. Aos finais de semana chegam a passar pelo local entre 200 e 250 mil pessoas, totalizando aproximadamente 11 à 12 milhões de pessoas por ano visitando a região. E para atender uma demanda de público tão significativa e todas as pessoas envolvidas nas atividades profissionais do local, existe um complexo de várias empresas que atuam em diferentes frentes para garantir seu funcionamento. “A região se tornou um polo turístico religioso que conta também com um Centro de Eventos que abriga as assembleias da CNBB, e uma rede de hotéis com mais de 1000 apartamentos, permanecendo sempre em contínua expansão”, contemporiza Rosangela Soares do Carmo Oliveira, Gerente do Setor de Sistemas e Suporte do Santuário.

E para que esse grande complexo pudesse funcionar com mais eficiência, o Santuário Nacional iniciou em 2004 a busca por um sistema de gestão que pudesse centralizar e integrar as informações com segurança e qualidade. Através da consultoria da Lótus Implantação de Projetos, após avaliar cinco opções do mercado a escolha foi pelo Mega Empresarial. “A área de TI do Santuário Nacional nasceu como um CPD, evoluiu para uma célula de informática e conquistou sua profissionalização como TI. Hoje nossa estrutura é composta por um centro de tecnologia com 42 servidores e mais de 600 computadores. Quando surgiu a necessidade de contratar um ERP, nossa dedicação também foi grande. Nomeamos uma comissão interna que permaneceu totalmente dedicada ao projeto e privilegiamos a escolha da Mega por ser uma empresa nacional, ter todos os módulos que necessitávamos e um custo benefício adequado ao nosso perfil”, conta Rosângela.

O conjunto de processos integrados pela Mega no Santuário é imenso e abrangente. A parceria abrange a implantação de sistemas para o controle de Materiais, Financeiro, Tributos e Contábil. Também foram instaladas soluções para o controle da Folha de Pagamento e de Patrimônio, seguidas por Distribuição, Frotas, Manutenção e do Solution Shopping. Hoje mais de 200 funcionários são usuários ativos dos sistemas. “A área de contabilidade viu sua rotina impulsionar fortes melhorias com o Mega, assim como materiais, que passou a ter um controle de estoque mais apurado. Além disso, muitos processos que antes não tinham padrão passaram a ser normatizados e regulamentados como parte da nova gestão.”

Mas não foi apenas a rotina das informações que mudou no Santuário. O processo de implantação do ERP também envolveu grandes mudanças comportamentais e culturais na equipe envolvida. “Nossos colaboradores perceberam que a mudança era fundamental e passaram a compreender melhor a cultura de que o trabalho de um sempre afetará diretamente o do outro, de modo que todos precisam atuar juntos. Foi uma fase de adaptação intensa e que exigiu para muitos a transposição de barreiras e desafios pessoais, mas hoje é sinônimo de crescimento em nossa equipe”, ressalta Rosângela.

Podemos dizer, assim, que a tecnologia mudou a vida dos colaboradores que atuam no Santuário e dos próprios fiéis, pois trouxe mais qualidade e eficiência para os processos internos e para o atendimento aos visitantes. “Por meio das informações gerenciais, passamos a ter todos os dados necessários para a tomada de decisões. Até mesmo o Conselho Econômico e o Administrador tem hoje total apoio dos relatórios emitidos pelos sistemas Mega, que permitem gerenciar com mais transparência esta impressionante engrenagem”, explica Rosângela.

Crescimento e Novas Demandas

Assim como uma grande empresa que cresce a cada dia mais, o Santuário Nacional também se preocupa em prestar um atendimento interno eficiente para garantir que seu complexo não pare de funcionar em momento algum. Durante a implantação, por exemplo, o consultor Max Lopes, da equipe Mega Brasília, permaneceu residente na cidade por quase um ano para dar todo apoio e acompanhar de perto a fase de aderência do sistema. Hoje o atendimento à empresa é realizado pela equipe Associate — Canal de Atendimento em São José dos Campos, que vem acompanhando todas as atualizações e ampliações do Mega em parceria com a equipe de Gerenciamento de Contas da Mega.

Mas com uma equipe que supera o número de 1.500 pessoas, o Santuário tomou uma importante decisão para dar apoio tecnológico ao seu quadro de colaboradores ao estruturar uma equipe interna de suporte. “Foi essencial elaborarmos essa estratégia para acompanhar o vertiginoso crescimento do Santuário Nacional. Além de gerar maior independência para nossas equipes, essa escolha também permitiu a parametrização e customização de relatórios com mais agilidade e uma visão mais abrangente das necessidades da empresa”, complementa Rosângela. A equipe que nasceu com duas pessoas e hoje conta com mais de sete atendentes presta suporte de primeiro nível para todos os usuários internos da organização.

E como os desafios não param, depois da migração para a versão Mega 4 a equipe agora está se preparando para atender as exigências de mais uma novidade do governo brasileiro: o eSocial. “Nossas atenções estão totalmente voltadas para este ponto nos próximos meses, pois sabemos que há muito trabalho a ser realizado e os prazos são rigorosos”. E também já conta que há planos de longo prazo para a continuidade do projeto Mega na empresa com o objetivo de garantir o aproveitamento de 100% do sistema. “Vamos iniciar um processo de levantamentos com todas as áreas da organização para entender necessidades relacionadas à relatórios e outras rotinas que possam ser otimizadas com o apoio do Mega, proporcionando ainda mais produtividade e eficiência em nossos resultados”.

Mas Rosangela acredita que estes desafios também serão vencidos com sucesso através do apoio da Mega e Associate. “Comemorar dez anos de parceria com a Mega é como celebrar dez anos de um casamento. Vivenciamos conquistas, problemas, desafios e inovações para continuar crescendo juntos todos os dias. O Santuário evoluiu ao longo destes anos e a Mega também permanece em constante evolução. E nós sabemos que essa evolução não pode parar, ela deve ser uma cadeia constante e sempre crescente”.

Para Edivaldo Francischinelli e Jairo Honda, que representam o Canal Associate no contato diário com o Santuário Nacional, este momento é motivo de orgulho e celebração. “O Santuário Nacional é hoje o maior centro de turismo religioso do mundo, ficando atrás apenas do Vaticano. E estamos muito felizes por fazer parte dessa trajetória e ter a oportunidade de contribuir para o crescimento de um complexo com tamanha representatividade no cenário mundial.”

Para marcar o momento, o Canal e a Mega presentearam a equipe do Santuário Nacional com uma cesta de Páscoa para simbolizar a renovação de um ciclo virtuoso em busca de novas conquistas e votos de muito sucesso e grandes realizações.


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