Sexta-feira, 21 de junho de 2013
Saber se vender é essencial
Mega Sistemas

Fazer as pessoas comprarem suas ideias é digno e ajuda no seu crescimento. Não importa qual é seu ramo de atuação, você passa cerca de 40% do seu tempo focado em persuadir e influenciar pessoas para vender projetos e agregar novas conquistas.
São Paulo - O escritor americano Daniel Pink, de 50 anos, lançou, no fim de 2012, seu quinto livro, To Sell Is Human: The Surprising Truth about Moving Others (algo como "Vender é humano: a intrigante verdade sobre como mover os outros"), que será lançado no Brasil em novembro pela editora Leya.
Uma pesquisa de Daniel feita para o livro mostrou que 40% do tempo que as pessoas passam no trabalho é usado com vendas. "No dia a dia, precisamos persuadir, influenciar e convencer os outros", diz ele.
Isso é importante para seu sucesso, senão você não conclui projetos, não consegue transitar na corporação e não tem as pessoas a seu lado. Saber se vender pode fazer você crescer e conseguir chegar aonde sempre quis. E não tem problema nenhum nisso.
VOCÊ S/A - Por que ser
vendedor passou a ser essencial?
Daniel Pink - Passamos a vender constantemente. Se você
olhar ao redor, todos vendem algo. Estamos vendendo nossa imagem para os outros
comprarem.
VOCÊ S/A - Qual a
maneira mais efetiva de vender?
Daniel Pink - Antes de tudo, é essencial
sempre ouvir o que os outros querem e entender qual oportunidade você tem. Só
assim saberá como fazer a melhor oferta. Outro ponto importante é dizer “sim
e”. Na maioria das vezes falamos “sim, mas”. Ao falar “sim e” você agrega, em
vez de fazer um contraponto. Fica mais fácil convencer. Por último, é
importante fazer o outro se sentir bem. Se a pessoa estiver confortável,
comprará de você.
VOCÊ S/A - É comum no
mundo corporativo as pessoas se promoverem. Como vendedores de nós mesmos, é
melhor ser alguém que resolve ou que encontra problemas?
Daniel Pink - Sem dúvida é melhor ser
aquele que encontra. Se seu comprador já conhece o problema, ele acredita que
sabe como resolvê-lo. Você não conseguirá vender nada. Se você for alguém que
acha problemas, saberá como oferecer soluções.
VOCÊ S/A - Quais são as
chaves para ser um vendedor de sucesso?
Daniel Pink - Antes de mais nada,
estar ligado para entender o que o outro quer. Saber identificar e solucionar
os problemas. Você precisa ajudar a pessoa a melhorar a vida dela. Se souber
conduzir esse processo de forma tranquila, vai vender e ter bons resultados. O
vendedor deve procurar entrar em sintonia com o comprador e entender de que ele
precisa. E precisa saber transitar. Com isso você consegue estar perto de
pessoas capazes de ajudá-lo a entregar a solução de forma melhor. E a última
chave é a clareza. Encontrar o problema certo para resolver. Saber fazer as
perguntas certas para ter as soluções ideais é o melhor caminho.
VOCÊ S/A - Em cargos de
chefia, muda a forma como devemos vender?
Daniel Pink - Em geral os chefes não
são bons vendedores. Eles não sabem vender o quanto devem e precisam para ter
sucesso. Eles apenas forçam as pessoas. Usam o poder e o controle, em vez de
influenciar. Não sabem quão efetiva poderia ser a liderança deles e quanto o
resultado poderia melhorar se soubessem como vender melhor.
VOCÊ S/A - Os
extrovertidos vendem melhor?
Daniel Pink - Não necessariamente. As
pesquisas mostram que isso é um mito. Os extrovertidos são os mais contratados,
têm um ótimo desempenho e são os que recebem mais promoções. Mas não são,
necessariamente, os melhores vendedores. Assim como os introvertidos também não
são. A competência de vender não tem a ver com ser comunicativo ou não. Para
ser um bom vendedor é preciso saber escutar, saber a hora de ficar em silêncio,
de ser estratégico e de entender o momento ideal para propor a venda. Só assim
uma venda tem sucesso.
VOCÊ S/A - A internet
transformou a dinâmica de compra e venda. Isso mudou a forma como nos vendemos
para os outros?
Daniel Pink - Certamente. Muitas
pessoas passaram a vender pela internet nos últimos anos. Gente que não era
empreendedora passou a ganhar dinheiro na rede. Isso fez com que o assunto
ficasse mais frequente na vida de todos. Mas o mais importante é que a internet
ajudou na difusão da informação. Hoje todos têm acesso. Vender nesse contexto
passou a ser uma tarefa mais complicada. O comprador pode comparar, ler as
opiniões de outras pessoas. A tomada de decisão nesse cenário passou a ter mais
senões, tanto na compra na internet como no mundo offline.
VOCÊ S/A - O professor e
escritor indiano Ram Charan escreveu um livro, cinco anos atrás, chamado O Que
o Cliente Quer Que Você Saiba (Campus/Elsevier). No livro, que se tornou um
best-seller, Ram escreve que não deveríamos apenas deixar nossos clientes
satisfeitos, mas ajudá-los a alcançar as metas. O que você acha disso?
Daniel Pink - Não li o livro. Mas
entender o negócio de seu cliente é crucial. Atualmente vendemos soluções, não
produtos ou serviços. Precisamos ajudar o cliente a atingir suas metas. Ele
ficará satisfeito e será leal.
Fonte: Portal Exame
Sugestão: Marcos Paulo Malagola
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