Terça-feira, 21 de outubro de 2014
QUANDO A TECNOLOGIA E A INOVAÇÃO DÃO LUGAR À SOLIDARIEDADE

Mega Sistemas Corporativos promove a responsabilidade social e contribui para a alegria de crianças dentro e fora do ambiente corporativo.

Solidariedade: característica, particularidade ou estado de quem é solidário. Demonstração ou manifestação desse sentimento com o propósito de ajudar, amparar ou dar apoio. Um simples gesto por parte de quem o realiza pode se transformar em uma imensa e agradável surpresa por quem o recebe. E cada vez mais, praticá-la vem se tornando um hábito enriquecedor dentro do ambiente corporativo.

E exercer a solidariedade é uma das missões da Mega Sistemas Corporativos S.A., empresa que oferece soluções tecnológicas de gestão empresarial para os segmentos de Construção, Manufatura, Logística, Combustíveis, Agronegócios e Serviços. Como outubro é o mês das crianças, a Mega promoveu uma grande festa em benefício à Casa de Belém de Salto, cidade vizinha a Itu, sede da companhia. A Casa de Belém é uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos. O local é responsável por acolher, temporariamente, crianças e adolescentes vítimas de violência física, psicológica, sexual ou de negligência por total estado de abandono.

A ideia surgiu durante uma edição da Comunidade de Prática, projeto lançado em agosto pela Mega Sistemas Corporativos S.A., cujo objetivo é promover a troca de conhecimento entre os participantes. Duas vezes por semana, os colaboradores se reúnem para discutir, de maneira informal, sobre temas pré-definidos. Para isso, contam com a ajuda de um mediador responsável pela condução dos assuntos abordados.

A definição da temática solidária foi uma iniciativa dos próprios colaboradores e foi a primeira de muitas ações a serem realizadas a partir do projeto. “Inicialmente, os voluntários precisariam pagar um serviço de buffet para as crianças no valor de R$ 270,00. Uma das nossas colaboradoras disponibilizou uma urna na área de Atendimento para receber as contribuições. Não demorou muito para que as demais áreas seguissem o exemplo e, para surpresa de todos, a meta não só foi atingida, como também superada. As arrecadações totalizaram R$ 800,00. Com o valor excedente, foi possível comprar leite e fraldas para a Casa, além de presentes para as 17 crianças que participariam da ação”, relata a Assessora de Responsabilidade Social da Mega Sistemas Corporativos S.A., Gislene Scaravelli.

O evento também contou com escalada, pintura facial, desenhos, escultura em bexigas, piscina de bolinhas, pula-pula, barracas com cachorro-quente, mini-hambúrguer, pipoca, refrigerante, churros, picolé e muitas guloseimas. “Sem o apoio dos nossos colaboradores, que cederam horas do seu dia de folga para que a festa acontecesse, não teríamos conseguido resultados tão positivos. Portanto, nunca é demais agradecer imensamente a todos que se envolveram. E é com muito prazer que afirmar que esta iniciativa foi mais um reflexo do que nós somos aqui: um time”, declara Gislene.

Mas não é de hoje que a empresa adota práticas de responsabilidade social. Em 2001, foi criado o Projeto Mega Cidadão, que tem o objetivo de promover ações de cidadania em prol da população carente de Itu e região. Entre as realizações do projeto, estão diversas campanhas solidárias de datas comemorativas como a Páscoa, Natal, Dia das Crianças, festas temáticas (Noites da Pizza é uma delas), campanhas internas de doação e o Rally Mega Cidadão, considerado o maior rally solidário de regularidade no Brasil, que já arrecadou mais de 300 toneladas de alimentos e apoiou 80 entidades assistenciais. Além disso, a Mega também é certificada pela Fundação Abrinq como “Empresa Amiga da Criança”.

E como já se tornou tradição, no dia 11 de outubro também foi realizada mais uma edição da festa do Dia das Crianças para filhos, irmãos, netos e sobrinhos dos colaboradores da Mega, que contou com a presença de 200 convidados. A proposta deste ano foi tornar os pequenos convidados em verdadeiros mestres-cucas por meio de uma oficina de brigadeiros e cupcakes. “Nossos colaboradores passam a maior parte do dia dedicados aos projetos da empresa e longe daqueles que mais amam. Por isso, nada mais justo do que proporcionar um dia especial à toda família Mega”.


Voltar