Sexta-feira, 14 de setembro de 2012
Qualidade de Vida

O Projeto do Grupo Anti Estresse iniciado na Mega Matriz em Maio deste ano finalizou seu primeiro ciclo e registrou retornos muito positivos dos participantes, que passam a assumir uma postura mais confiante e positiva em sua rotina como forma de melhorar a qualidade de vida. Saiba mais!

Investir na qualidade de vida de seus colaboradores sempre foi uma das prioridades da Mega Sistemas Corporativos. Com esse objetivo, a empresa criou em 2006 o Programa Viva Bem, que teve início com a prática da Ginástica Laboral realizada três vezes por semana pelo colaboradores.

Algum tempo depois, a organização inseriu na rotina de seus colaboradores a Quick Massagem, que aplica técnicas de shiatsu para eliminar o estresse do dia a dia. E para garantir a prática correta de cada atividade, o projeto sempre teve o acompanhamento do time de profissionais especializados da AtivLaboral.

Em 2011 foi a vez de adicionar ao programa um novo projeto para cuidar também da qualidade de vida emocional dos colaboradores: o Plantão Psicológico, que visa promover apoio breve e individual para orientar e auxiliar na resolução de dificuldades focadas em questões emergenciais com o acompanhamento de profissional especializado - o Psicólogo Dr. José Carlos da Silva.

Com o sucesso do Plantão Psicológico, 2012 trouxe uma nova iniciativa para o Programa Viva Bem e a partir de Maio a equipe Mega passou a contar também com o Grupo Anti Estresse, que visa promover a redução do estresse organizacional, gerando bem-estar e melhoria da qualidade nas relações interpessoais, promovendo ganhos de desempenho e produtividade. “Através de dinâmicas e atividades de autoconhecimento e trabalho em equipe o participante se torna mais realista em sua autopercepção, confiante, positivo e menos inclinado para recalcar determinados elementos de sua experiência. Além disso, assume uma postura mais madura, sociável, amplia seu potencial de adaptação, passa a se restabelecer com mais facilidade e agilidade de possíveis situações traumáticas e choques e conquista maiores chances de ser uma pessoa sã e íntegra dentro de sua própria personalidade”, explica o Dr. José Carlos, que também é responsável pelo acompanhamento do projeto.

Qualquer colaborador da empresa pode participar do Grupo Anti Estresse, desde que sua participação seja voluntária, pois é importante que a pessoa esteja presente por sua própria iniciativa. “Este é o primeiro passo. Caso contrário o colaborador não teria ajuda alguma por não acreditar que tenha alguma questão a ser resolvida e sobretudo este procedimento viola o direito que a pessoa tem de não tratar aquilo que ela não julga ser um problema”, complementa. Os encontros acontecem na Mega em 12 sessões realizadas dentro do horário de expediente, em dias e horários pré-agendados pela área de Recursos Humanos, sempre com uma hora e meia de duração a cada reunião, que conta com dinâmicas direcionadas para estimular a participação dos presentes. “As dinâmicas são apenas disparadores para discussão de temas, fazendo-se às vezes desnecessárias, uma vez que a pessoa no grupo é o centro. Na Abordagem Centrada na Pessoa - que pressupõe em sua essência o encontro de seres humanos na sua individualidade - busca-se proporcionar um ambiente no qual a pessoa possa assumir a responsabilidade por ela mesma de seus sentimentos, por meio da ‘aceitação incondicional de si e dos outros’, ‘empatia’ e ‘autenticidade’. Desta forma, a pessoa se encaminha para a autonomia, ou seja, ‘auto realização’.

Dr. José Carlos explica ainda que o objetivo principal desta modalidade de atendimento é criar no grupo condições especiais para que a pessoa possa experimentar possibilidades (dentro de sua história de vida) mais saudáveis para o enfrentamento do estresse e consequentemente da vida. E os resultados apresentados com os primeiros grupos foram muito positivos! Para Amanda Rosa, Analista de Marketing, o bem estar foi apenas um dos benefícios do projeto, que proporcionou ainda relacionamentos construtivos e novas amizades. “Os encontros do Grupo Anti Estresse foram muito bons para focar na vida e em quem eu sou, me ajudando a entender meus sentimentos e qual a importância devo dar a cada um deles. Através de exercícios, dinâmicas e conversas aprendemos a ter um sentimento de empatia, aceitando o próximo como ele é. Conquistei novas amizades e conservei as amizades antigas”, afirma.

Com o sucesso do projeto, em breve a Área de RH divulgará novas oportunidades para outros colaboradores que tenham interesse em participar da ação. “Para a Mega é muito importante contribuir para a melhoria da qualidade de vida de nossos colaboradores, dentro e fora do ambiente corporativo. Por isso buscamos constantemente avaliar novas possibilidades para o crescimento de nossos profissionais em suas carreiras e também na vida pessoal”, finaliza Mariana Almeida, Gerente de RH da Mega.


Voltar