Sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
Pesquisa de Clima

Para continuar promovendo melhorias constantes no clima organizacional, a Mega Matriz lançou em 2013 a Pesquisa de Clima, que tem como função medir a percepção dos colaboradores sobre a empresa, seu grau de satisfação, expectativas e interesses.

O clima organizacional está entre os principais pilares para o crescimento de uma empresa, por uma razão óbvia: clima bom -> colaboradores engajados -> valorização do trabalho -> que propicia um clima inovador -> vantagens competitivas -> geração de valor para o negócio.

É claro que um bom clima por si só não traz inovação, mas sem um bom clima na empresa você não faz inovação, diferencial competitivo para qualquer negócio. Como uma empresa fundamentalmente tecnológica, a Mega tem consciência que o fator mais importante para a inovação não são as máquinas, e sim as pessoas!

Figurando no ranking das Melhores Empresas Para se Trabalhar há três anos consecutivos, a companhia vem traçando uma trajetória de sucesso no que diz respeito à clima organizacional. Vale lembrar que as “Melhores Empresas para se Trabalhar” e as vencedoras do “Prêmio Nacional de Qualidade” têm um ponto em comum: gestão de pessoas como diferencial competitivo. Portanto, o clima interno das organizações é fator crítico de sucesso.

Foi pensando nisso que a Mega resolveu neste ano ir além e abordar detalhadamente cada ponto que uma Pesquisa de Clima pode avaliar através da aplicação de sua própria pesquisa interna. Segundo Beatriz Nunes Bernardi, Analista de Recursos Humanos e Psicóloga que está à frente do projeto, a idéia é que a pesquisa se torne uma atividade anual. "A Pesquisa de Clima surte melhores efeitos no decorrer de alguns anos, pois cria-se uma base comparativa para avaliar o que de fato melhorou e o que ainda precisa ser trabalhado na companhia", explica. A aplicação da pesquisa acontecerá durante o mês de Fevereiro e terá início com a realização de reuniões de sensibilização entre líderes e liderados para desmistificar os paradigmas a respeito da confidencialidade e importância de uma pesquisa de clima. Na sequencia, os colaboradores terão acesso ao questionário e poderão participar de grupos focais para discutir questões específicas que tenham apontado focos de destaque durante a tabulação inicial. Após todo o processo de análise e compilação das informações, toda a empresa terá a devolutiva de resultados da pesquisa e a equipe de Recursos Humanos dará início aos trabalhos de planejamento de ações que visem satisfazer os itens identificados através do projeto. "Mais do que incentivar a participação de todos para termos um quadro realista da empresa, aplicar a devolutiva é um sinal do comprometimento da companhia em reconhecer seus pontos fortes e fracos e trabalhar para promover melhorias que tornarão o clima ainda mais positiva e os colaboradores mais satisfeitos", complementa Beatriz.
Com um portal lançado exclusivamente para acompanhar o projeto, os trabalhos já estão a todo vapor!


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