Whatsapp Icon

Terça-feira, 13 de agosto de 2013
Perfil - Janaína Camargo: Segurança para Liderar

No perfil do mês de agosto você conhece um pouco mais sobre a trajetória da Coordenadora de Projetos Janaína Camargo, que entrou para a Mega Construção há um ano e é responsável por uma equipe que cresce mais a cada dia. O segredo de sua liderança? A segurança!

O que, aos olhos de quem está do outro lado, soa como tranquilidade, Janaína considera como autocontrole. A calma que preza para cada palavra, gesto ou atitude é, na verdade, um poderoso reflexo da segurança desta profissional que está há um ano como Coordenadora de Projetos na Mega Construção. Assim como nosso entrevistado da edição anterior, ela também é uma jovem profissional que já tem grandes lições para compartilhar.

Formada em Sistemas de Informação, despertou na área de Gestão de Projetos o interesse para se especializar. Uma escolha que tem se consolidado com sucesso a cada dia, sempre com muitos desafios, é claro. Afinal, não é nada fácil dar conta de acompanhar uma média de 10 a 15 projetos e liderar uma equipe de oito pessoas diretamente (e quase 50 pessoas indiretamente) ao mesmo tempo. O conhecimento que tem adquirido desde que iniciou sua carreira, alguns anos antes de entrar para a Mega, permite que Janaína tire de letra tudo o que diz respeito à parte técnica do trabalho.

“Difícil mesmo é desempenhar este papel de ‘recursos humanos’ que um cargo de liderança exige. Não fui academicamente preparada para isso porque minha formação é outra”, conta. No entanto, o que a prática e as experiências vividas desde que assumiu o cargo têm proporcionado, teoria nenhuma poderia ensinar com tanta eficiência. “Acho que tenho me saído bem. Já fui Líder de Projetos e, embora tivesse pessoas que se reportassem a mim, as responsabilidades não eram tão grandes quanto agora”, revela.

Janaína confessa que no início ficou um pouco assustada com a mudança, que na verdade englobava muito mais do que o novo cargo: era uma nova empresa, uma nova cidade e principalmente uma nova rotina. É que ela mora em Salto de Pirapora, mas trabalhava em São Paulo. Acordava extremamente cedo, antes mesmo de o sol nascer, e só voltava para casa quando já era noite. Ela já estava acostumada, mas estava em busca de algo melhor. Até porque antes de entrar para a Mega Construção, Janaína estava trabalhando em uma agência de publicidade.

Atuava como Analista de Projetos, mas em uma empresa que não era da área em que se formou. Por este motivo se manteve atenta às oportunidades do mercado de TI e por diversas vezes, mesmo quando não havia nenhum anúncio de vagas, entrou em contato com a Mega para demonstrar seu interesse em fazer parte do grupo. A estratégia deu certo. Quando a chance finalmente surgiu, Janaína já estava pronta para o que a Mega Construção precisava.


E assim permanece, amadurecendo e crescendo a cada dia, com todo o apoio de
seus gestores, como ela mesma faz questão de ressaltar.

Esse é o time Mega Construção, sempre preparado para oferecer o melhor atendimento aos seus clientes!


Voltar
ref: