Sexta-feira, 18 de outubro de 2013
Outubro Rosa

Aderindo à maior mobilização mundial contra o câncer de mama, a nova comissão da MEGACIPA promoveu nesta quinta-feira, dia 17, em parceria com a Unimed, uma palestra sobre a importância da prevenção da doença para todas as colaboradoras da Mega Matriz.

O objetivo era alertar, conscientizar e mostrar a importância do diagnóstico precoce a partir da prevenção do câncer de mama, que atualmente é a principal causa de morte de mulheres por tumor no Brasil. Entre óbitos por doenças em geral, este tipo de câncer perde apenas para os problemas cardiovasculares, com infarto e acidente vascular cerebral, por exemplo.

A palestra foi ministrada por duas representantes da SALTOCAM (Salto no Combate ao Câncer de Mama), que em parceria com a Unimed trabalham prestando apoio e orientação a pacientes com este diagnóstico em toda a região.

A iniciativa veio da nova comissão da MEGACIPA, que acredita que o papel de um cipeiro vai além dos cuidados com a saúde dos colaboradores dentro da empresa. O vice-presidente da MEGACIPA, Marcos Spiazzi, explica que aqui na Mega os riscos de acidente de trabalho são muito baixos.

“Por isso conseguimos pensar em ações que podem ajudar, direta ou indiretamente, no bem-estar e na promoção da saúde das pessoas”, afirma. Foi neste contexto que ele e os outros integrantes da MEGACIPA tiveram a ideia de viabilizar a participação das colaboradoras da Mega Matriz no mês oficial da luta contra o câncer de mama.

“Coincidentemente logo que identificamos esta possibilidade a equipe da SALTOCAM, por intermédio da Unimed, entrou em contato com a área de Recursos Humanos da Mega para oferecer uma palestra sobre o assunto”, conta Marcos Spiazzi. E a proposta não poderia ter vindo em momento mais propício, não é mesmo?

Desta forma, na manhã da última quinta-feira, dia 17, todas as colaboradoras da Mega Matriz foram convidadas a comparecer ao auditório da empresa para assistir à palestra. Com aproximadamente uma hora de duração, a apresentação trouxe informações muito pertinentes sobre o câncer de mama e principalmente sobre as formas de prevenção da doença.

A demonstração de casos reais de mulheres com este diagnóstico trouxe às participantes da palestra outro olhar sobre esta questão, despertando para a reflexão da real necessidade de realizar o autoexame e estar em dia com o “calendário” médico. Mais do que isso, provou que cada uma das participantes tem o poder de salvar, além da sua própria vida, a de muitas mulheres a partir de uma simples atitude: a de multiplicar o conhecimento adquirido.

Faça você também a sua parte. Seja uma multiplicadora desta ideia.


Voltar