Quarta-feira, 11 de março de 2015
OS DESAFIOS PARA MANTER OS COLABORADORES MOTIVADOS

Engajar a equipe é essencial para a conquista de resultados.

Ao procurar o significado da palavra motivação, o dicionário Houaiss explica, no contexto da psicologia, que se trata do conjunto de processos que dão ao comportamento uma intensidade, uma direção determinada e uma forma de desenvolvimento, todas próprias da atividade individual. A partir desta premissa pode-se concluir que as pessoas, de uma maneira geral, são motivadas por diferentes elementos, bem como por meio de diversas formas no decorrer de suas vidas. Isto serve tanto para o aspecto pessoal quanto para o profissional. Mas, o que fazer quando ela, a motivação, parece persistir em não fazer parte do dia a dia corporativo?

Antes de responder é preciso deixar claro que manter os colaboradores motivados é extremamente essencial para que uma empresa seja competitiva no mercado e isto está diretamente ligado à equipe, que é responsável pelo desenvolvimento do trabalho. Voltando à pergunta, o incentivo à motivação nem sempre é um desafio fácil e trata-se de uma atividade diária que requer habilidades dos gestores. “O grande segredo está em identificar quando o colaborador começa a dar sinais de desmotivação. E engajá-los novamente é imprescindível para a retomada dos resultados e crescimento do grupo como um todo”, explica a Gerente de Recursos Humanos da Mega Sistemas Corporativos, Mariana Almeida.

De acordo com Mariana, uma equipe desmotivada pode comprometer os resultados de toda uma empresa. Entre os fatores que podem ser identificados estão a falta de comprometimento, o atraso na entrega de tarefas e a diminuição na produtividade, entre outros. Abaixo, ela lista algumas dicas que podem auxiliar na motivação dos colaboradores.

1 – Desafie a equipe

“Leve em consideração que os desafios devem ser algo atingível. A partir disso, estimule o grupo a dar o melhor de si para, juntos, alcançar o objetivo”, aconselha Mariana.

2 – Dê feedback

“Vale ressaltar que fazer críticas construtivas, elogiar um bom desempenho e comemorar resultados são atitudes inteligentes. Mas, no caso de não ser algo positivo, o faça de maneira individual e não na frente dos outros colaboradores”, explica.

3 – Oriente

“Ao delegar responsabilidades, faça de maneira assertiva e seja claro em suas orientações”, orienta a executiva.

4 – Dê oportunidades

“Ofereça ao colaborador perspectivas de crescimento na empresa, crie um plano de carreira efetivo, com remuneração competitiva e possibilidade real de aprendizado. Isto denota que o colaborador não é apenas um número”, contemporiza.

5 – Valorize a equipe

“Mostre que sua equipe é importante para o resultado da empresa. Como um relógio, cada peça é essencial para a engrenagem”, finaliza Mariana.


Voltar