Sexta-feira, 11 de abril de 2014
O foco é a agilidade

Na busca do domínio pleno da metodologia Scrum, que está sendo implementada em alguns processos da área de Produtos, os Coordenadores Adelson Smania e Jefferson de Souza acabaram de participar de treinamentos que os certificam como especialistas no assunto!

Além de entender melhor os conceitos relacionados a este “framework” que permite a condução do processo de desenvolvimento de software de maneira mais ágil, com foco no que traz valor ao cliente e evitando desperdício de tempo e trabalho, o objetivo da participação do Coordenador de Desenvolvimento Manutenção Adelson Smania e do Coordenador de Desenvolvimento Projetos Jefferson de Souza nestes treinamentos era que os dois se tornassem profissionais certificados no assunto para replicarem o conhecimento adquirido para os times.

“Minha formação sempre foi focada na gestão tradicional dos projetos. Como a realidade da Mega atualmente é a gestão ágil dos projetos, estes treinamentos me deram a capacitação necessária para entender melhor estes processos e poder colaborar em sua implantação”, pontua Adelson. Os treinamentos a que ele se refere são o de Certified Scrum Master, com 16 horas de duração, Certified Scrum Product Owner, com a mesma carga horária, e o Certified Scrum Developer, com 24 horas de duração.

A responsável pela aplicação dos treinamentos foi a AdaptWorks, uma empresa de consultoria e treinamento em métodos ágeis, com instrutores certificados pela Scrum Alliance, que é a criadora desta metodologia. “Para nós foi muito importante participar, pois estamos sendo capazes de direcionar as ações dos nossos times de forma correta. E hoje isso não é só uma hipótese, mas uma certeza”, afirma Jefferson, que acredita, assim como Adelson, que a metodologia tem trazido mais autonomia e também novas responsabilidades para os colaboradores.

“O uso do Scrum na Manutenção é uma novidade para nós e pouco difundida mesmo no mercado. Estamos, neste momento, fazendo seu uso em alguns times como piloto para avaliar os benefícios trazidos e aplica-los aos demais”, explica Adelson, que já vê resultados positivos como consequência dos treinamentos. “Nós, coordenadores, estamos nos adaptando a esta nova realidade. Após os treinamentos, já conseguimos contribuir com os demais Scrum Masters da Mega no trabalho com os times”, finaliza.


Voltar