Sexta-feira, 13 de julho de 2012
MEGACIPA

Durante o mês de Julho a equipe Mega iniciou os trabalhos de formação de sua CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. A iniciativa tem como objetivo otimizar os processos de trabalho, segurança e qualidade de vida para os colaboradores.

Com o objetivo de ampliar as iniciativas da companhia em qualidade de vida e segurança no trabalho, a Mega iniciou em Julho o processo para formação de sua CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidente. Regida pela Lei nº 6.514 de 22/12/1977 e regulamentada pela NR-5 do Ministério do Trabalho, a CIPA foi aprovada pela portaria nº 3.214 de 08/06/1976, publicada no D.O.U de 29/12/1994 e modificada em 15/02/1995. Desde então, vem sendo amplamente difundida entre as empresas com o objetivo de otimizar o ambiente de trabalho, segurança e qualidade de vida.

A CIPA tem como função identificar riscos nos processos de trabalho, elaborar mapas de risco, planos de trabalho que possibilitem ações preventivas ou corretivas na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho. Outro papel do grupo é implementar e controlar medidas preventivas, bem como avaliar as ações prioritárias a serem realizadas nos locais de trabalho.

Mas é importante lembrar que a CIPA não trabalha sozinha! O seu papel mais importante é o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização, de forma criativa e participativa, entre gerentes e colaboradores em relação à forma como os trabalhos são realizados, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho, visando a humanização do trabalho. "A formação desse grupo será muito importante para garantir a segurança e qualidade vida dos nossos colaboradores, pois juntos irão apontar o que podemos melhorar para que isso aconteça", aponta Mariana Almeida gerente de RH da Mega Sistemas.

A Comissão é formada por representantes dos empregadores e por representantes dos trabalhadores, sendo estes eleitos pelo voto direto e secreto em pleito organizado geralmente pelo setor de Recursos Humanos da empresa e acompanhado pelo Sindicato da categoria.

Com a nomeação da Comissão Eleitoral realizada na semana passada, nesta sexta-feira teve início o prazo de inscrições para colaboradores interessados em se eleger como membros da CIPA. O prazo termina no dia 27/07 e na sequencia serão abertas as eleições para votação.

Nas próximas edições acompanhe os resultados da candidatura e eleição dos colaboradores!

E para maiores informações, entre em contato com a Comissão Eleitoral da CIPA-MEGA: Amanda Silva (amanda.silva@mega.com.br) e Sueli Capovila (sueli.capovila@mega.com.br).


Voltar