Quarta-feira, 29 de maio de 2013
Mega Talentos forma 1a Turma

No último sábado o Programa Mega Talentos realizou a entrega de certificados para a primeira turma formada a partir da iniciativa. Dos 20 jovens participantes, quatro terão a oportunidade de ingressar imediatamente para o quadro de colaboradores da Mega Sistemas Corporativos!

A Mega Sistemas Corporativos, empresa que oferece soluções tecnológicas diferenciadas de gestão empresarial para companhias que atuam nos segmentos de Construção, Logística, Manufatura, Combustíveis, Agronegócios e Serviços, certificou no último sábado 20 jovens que participaram da 1ª Turma Mega Talentos, programa que tem como objetivo desenvolver e capacitar estudantes da região para a realidade do mercado de trabalho.

Lançada em Fevereiro de 2013, a iniciativa surgiu a partir da dificuldade que a empresa muitas vezes encontra ao buscar candidatos para preencher as oportunidades de trabalho disponíveis na companhia. “A área de tecnologia é hoje um setor altamente competitivo no mercado e com muitas vagas para os jovens que desejam seguir carreira neste segmento, mas a qualificação da mão de obra ainda é um dos maiores desafios para as empresas contratantes”, explica Walmir Scaravelli, Diretor Comercial da Mega.

Como forma de solucionar este desafio, a empresa decidiu promover um curso voltado aos estudantes da região, visando apoiar o desenvolvimento de profissionais com perfil e conhecimento mínimos necessários para atuar dentro dos padrões e valores estabelecidos pelas empresas do setor. A primeira turma formada a partir da iniciativa contou com mais de 60 estudantes inscritos para o processo seletivo, dos quais 20 foram selecionados e participaram do curso entre os dias 09 de Março e 25 de Maio. Para Ana Paula Dezuo, o resultado foi positivo.“Além das dicas de programação, também recebemos instruções relacionadas à postura de trabalho no ambiente corporativo e exemplos de situações que acontecem com clientes, ampliando nosso conhecimento enquanto profissionais e permitindo uma visão mais abrangente sobre nossa futura profissão.”

Foram realizados 10 encontros em que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre programação, desenvolvimento de softwares, ambiente corporativo e mercado de trabalho, auxiliando os participantes a reconhecer e trabalhar suas habilidades e desenvolver atributos que ainda não tiveram possibilidade de colocar em prática. Para Henrique Ramos, Desenvolvedor da Mega e ministrante do módulo técnico do Mega Talentos, o aproveitamento do curso foi muito positivo e permitiu aos alunos uma nova visão sobre a prática profissional. “Durante a capacitação os estudantes tiveram a oportunidade de desmistificar código, programar e transformar seus projetos em algo real. Mais do que isso, para aqueles que desejarem aperfeiçoar o projeto gerado durante o curso, a iniciativa pode representar a venda de um produto para o mercado”, explica o ministrante, referindo-se ao sistema de Pet Shop elaborado pelos estudantes.

O encerramento do programa contou com a participação dos Diretores da Mega, Walmir Scaravelli e Paulo Bittencourt, que aproveitaram a oportunidade para agradecer a participação dos alunos e desejar sucesso para os desafios profissionais que estão por vir. “A formação do profissional moderno vai além da sala de aula. Por isso, é muito bom saber que contamos com um público jovem que se preocupa em complementar sua formação com conhecimentos práticos e não se restringem apenas às orientações da vivência acadêmica. Essa iniciativa certamente vai gerar reflexos muito positivos no mercado de trabalho”. Além dos diretores, os gestores das áreas de Produtos, Atendimento e Recursos Humanos da Mega também prestigiaram a entrega dos certificados.

Com o sucesso do projeto, a companhia afirma que pretende iniciar novas turmas para o Programa até 2014. “Esses jovens irão compor a nova geração de profissionais para as empresas da região, que nos próximos anos promete gerar um número expressivo de oportunidades com a formação de um polo tecnológico em Itu. Por isso pretendemos continuar oferecendo oportunidades como essa para os estudantes da região”, finaliza m os diretores.

Oportunidades Reais

Com a conclusão do curso, as expectativas dos participantes se voltam para as oportunidades reais de atuação no mercado de trabalho.

O projeto oferecido pela Mega foi de extrema importância para minhas decisões profissionais e para que eu conseguisse obter uma ampla noção do que o mercado de trabalho oferece na área de TI. Pude aproveitar dentro do possível as aulas oferecidas, todos os instrutores conseguiram passar o máximo de conhecimento que o tempo permitiu e as aulas foram muito proveitosas”, afirma Vinicius Simionato Contarin.

E para dar início a esta etapa, a Mega anunciou quatro oportunidades que serão oferecidas exclusivamente aos estudantes que se destacaram durante o curso para atuação imediata na empresa. “Os candidatos passarão pelo processo seletivo padrão da empresa, composto por uma entrevista com os gestores de áreas e laudo psicológico, e terão a oportunidade de escolher o foco de atuação com que mais se identificam, pois acreditamos que a atuação na área de interesse gera colaboradores mais motivados e participativos”, explica Mariana Almeida, gestora de Recursos Humanos da Mega.

O processo terá início na próxima semana e a previsão é que a contratação seja realizada em Julho. A empresa prevê ainda outras oportunidades ao longo do ano para os estudantes que desejarem continuar participando da concorrência de vagas na companhia.

Apoio Tecnológico
Como mais um dos benefícios proporcionados pelo projeto e em contrapartida à parceria realizada com a FATEC Itu, que cedeu as instalações locais para a realização do módulo técnico do programa, a Mega também realizou para a faculdade a doação de 500 licenças do pacote All Access XE3 Gold, que conta com funcionalidades voltadas ao desenvolvimento de software utilizadas pelos participantes durante as aulas do programa. “O programa tem como princípio envolver os estudantes com as práticas aplicadas no mercado. Por isso a utilização das ferramentas que fazem parte das rotinas corporativas apoia a compreensão dos conceitos com mais facilidade e abrangência”,comenta Pedro Oliveira, Gerente de Produtos da Mega.

O pacote é composto por ferramentas utilizadas em todas as etapas do desenvolvimento de software e entre as aplicações estão modelagem e gerenciamento de banco de dados, desenvolvimento web, desktop e mobile, além da gestão do desenvolvimento de sistemas. As licenças concedidas tem vigência autorizada por um ano, o que permite ainda à FATEC o aproveitamento da ferramenta para outras aulas ministradas em cursos da própria instituição, abrindo espaço para o desenvolvimento de novas aplicações práticas. “Sem dúvida este benefício também pode proporcionar à FATEC outras oportunidades de aproveitamento para desenvolver aulas técnicas em sua própria grade de formação”, finaliza Pedro.

Cobertura Fotográfica

Confira as fotos do Programa Mega Talentos 2013:Mega Talentos — Turma I


Voltar