Terça-feira, 6 de agosto de 2013
MEGA SISTEMAS E GRUPO RÁSCAL CELEBRAM 15 ANOS DE HISTÓRIA

A aquisição do ERP Mega Empresarial em 1998 pelo Grupo Ráscal marcou o início de uma importante parceria de sucesso e crescimento entre as duas companhias.

Aos 25 anos Roberto Bielawski abriu um quiosque para vender comida de qualidade a um preço justo. Despretensioso, não imaginava que 40 anos depois estaria à frente de uma das mais badaladas redes de restaurantes de São Paulo. Depois de fundar em 1974 a rede Viena que chegou a ter 60 unidades e foi vendida para um grupo internacional, o executivo concentra hoje sua atuação em onze unidades de restaurantes Ráscal, que atendem mais de 180 mil clientes por mês.

A ideia, que começou com 1994, inspirada por uma viagem ao Canadá, completa quase duas décadas desde a inauguração da primeira unidade mantendo o mesmo segredo para o sucesso: bom atendimento, qualidade dos produtos, variedade, ambiente agradável e inovação. Ao longo dessa trajetória, o Grupo cresceu e se estruturou de forma a criar um mecanismo de manutenção capaz de gerir mais de mil funcionários distribuídos em suas unidades.

E foi para atender a necessidade de gestão e crescimento desse complexo gastronômico que a Mega Sistemas Corporativos passou a fazer parte da história do Ráscal em 1998. “Buscávamos imprimir mais agilidade e integração em nossos processos e controles através de um sistema de gestão para que fosse possível crescer com mais eficiência”, explica Celene Tofaneli, Gerente de TI do Grupo Ráscal.

Como um dos primeiros clientes da solução Mega Empresarial, a implantação deu início a uma importante parceria de sucesso entre as empresas. “Em 1999 o ERP ainda não contava com o módulo de Distribuição, e foi através da atuação no Ráscal que iniciamos o desenvolvimento do mesmo”, conta Walmir Scaravelli, Diretor Comercial da Mega.

No segundo semestre de 1999 uma equipe de desenvolvedores da Mega permaneceu alocada nas instalações do Ráscal em um processo de crescimento conjunto, criando e aperfeiçoando o módulo que hoje faz parte do sistema utilizado por mais de 50 mil usuários. Renato Arruda, Desenvolvedor da Mega, relembra o período como uma fase de evolução tecnológica e proximidade com o cliente. “Nossa rotina aconteceu dentro do Ráscal por mais de quatro meses. Tivemos a oportunidade de construir o módulo e aperfeiçoar o produto, criando um vínculo de colegas de trabalho com a equipe que acompanhou o projeto desde o início”.

“A Mega sempre acompanhou de perto o crescimento da rede Viena. Quando o Ráscal foi inaugurado o Grupo teve uma experiência inicial com outra solução do mercado e na sequência voltou a nos procurar em buscar um atendimento mais próximo e exclusivo”, explica Giuliano Machado, Gerente de Atendimento da Mega.

Hoje, a história entre as duas empresas completa 15 anos de grandes conquistas e desafios superados, mas o crescimento continua sendo a válvula motora dessa parceria. E para celebrar este momento Tofaneli esteve na sede da Mega no final de Julho para avaliar novas propostas de evolução na utilização do sistema e, com o apoio do Gerente Regional de Vendas da Mega, Daniel Tonalezzi, teve a oportunidade de reencontrar o time que fez parte dessa trajetória. “O Grupo Ráscal faz parte da história da Mega e simboliza uma parceria sólida de sucesso e grandes realizações. Momentos como esse merecem ser celebrados sempre”, finaliza o executivo.

Sobre o Ráscal

Inaugurado em 1994, o Ráscal apresenta um conceito único em gastronomia. Sua culinária mediterrânea com acento italiano e sua filosofia de oferecer produtos frescos e de qualidade garantem uma das cozinhas mais especiais e singulares de São Paulo e do Rio de Janeiro. São mais de 40 receitas, incluindo massas, grelhados, mesas de saladas, frios e antepastos. Além de pizzas, calzones, corneccione e ciabatta feitos no forno à lenha. Há também mais de 30 opções de azeites importados e uma premiada carta de vinhos, com mais de 200 rótulos nacionais e estrangeiros. Os restaurantes apresentam uma arquitetura que promove a interação entre os ambientes, profissionais e clientes. À vista, estão os pratos sendo preparados na hora e é possível conversar com os chefs para escolher o que mais convier ao paladar. O sistema de cardápio rotativo proporciona a cada dia novas opções no menu. Com oito unidades em São Paulo e três no Rio de Janeiro, o restaurante já conquistou a fidelidade de um grande público. Por mês, aproximadamente 180 mil pessoas visitam os restaurantes Ráscal.

www.rascal.com.br


Voltar