Quarta-feira, 14 de julho de 2010
Mega Sistemas comemora seus 25 anos de sucesso

A história de uma das principais empresas desenvolvedoras de sistemas de gestão empresarial do Brasil é marcada por crescimento e por ações sociais que contribuem para o desenvolvimento de Itu, cidade onde está localizada.

No próximo dia 16 de julho a Mega Sistemas Corporativos, uma das maiores empresas de tecnologia do país, comemora seus 25 anos de existência. Os números atestam a história de sucesso da companhia: nos últimos cinco anos, a Mega tem registrado índices de crescimento da ordem de 30% a cada ano, sendo que em2009 alcançou a marca de R$ 42 milhões em seu faturamento. Resultados que tem trazido importantes contribuições para o desenvolvimento de Itu, onde a sede da companhia está localizada.

Hoje a empresa conta com 450 colaboradores, atende cerca de 2 mil clientes, por meio de uma rede de 20 canais de vendas e representantes em todo o Brasil. “A Mega é resultado do espírito empreendedor de dois jovens, do interior de São Paulo, que apostaram em uma área ainda incipiente no país, mas com grande potencial de crescimento. E essa vontade de continuar inovando é uma das características mais fortes da empresa até hoje”, destaca Walmir Scaravelli, diretor e fundador da Mega ao lado de Paulo Bittencourt.

Scaravelli conta que a empresa iniciou suas atividades desenvolvendo softwares e comercializando hardwares, pois na época não se conseguia comprar uma máquina pronta como hoje. Era necessário adquirir microcomputador, monitor, cabos, winchester (como se chamava o HD na época) de forma separada e a montagem e formatação do sistema operacional deveria ser feito por alguém que conhecesse o processo. “No entanto, os computadores começaram a se popularizar e a rentabilidade de venda de hardware ficou comprometida com a invasão de máquinas do Paraguai. Percebemos então que deveríamos nos focar apenas no desenvolvimento de softwares, que era um mercado com maior barreira de entrada e no qual já estávamos estabilizados”, conta.

Hoje a empresa desenvolve sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning) para seis segmentos de atuação: logística, combustíveis, construção, manufatura, administrativo e pequenas empresas.

Ligação com o interior e projetos sociais

Apesar de competir com empresas multinacionais, sediadas nos grandes centros, desde sua fundação a Mega optou por manter-se na cidade de Itu, interior de São Paulo. Além de uma relação afetiva, os executivos da Mega sempre tiveram em mente que a companhia desempenha um importante papel para o desenvolvimento da cidade. “Antes, os profissionais do interior que desejassem construir uma carreira de sucesso tinham necessariamente que procurar uma oportunidade em empresas localizadas nos grandes centros. Com o desenvolvimento da Mega, passamos a gerar uma grande quantidade de empregos, oferecendo a oportunidade de atuar em uma grande empresa sem ter de mudar de cidade”, afirma Scaravelli.

Além da geração de empregos, o executivo destaca ainda que a Mega tem desenvolvido uma série de ações sociais na região. Um exemplo é o Rally Mega Cidadão, que em 2010 completa 10 anos como a maior competição beneficente nesta categoria organizada por uma empresa privada no estado de São Paulo. Na última edição do evento, em 2009, a empresa conseguiu arrecadar 50 toneladas de alimentos que foram distribuídos para entidades beneficentes de Itu.

"O Mega Cidadão já se tornou uma tradição entre colaboradores, clientes e parceiros da Mega. Nosso objetivo, além da arrecadação dos alimentos que ajudam diversas instituições da região, é despertar o espírito solidário nestes públicos, mostrando que todos podem contribuir de alguma forma para melhorar as condições de vida das pessoas que necessitam de ajuda", diz Scaravelli.

O sucesso da iniciativa, que desde sua primeira edição já arrecadou cerca de 170 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 80 instituições, serviu de inspiração para outras empresas que viram na modalidade uma forma diferente de promover ações sociais. “É motivo de grande orgulho para a Mega saber que nosso evento serviu de referência para outras empresas. Isso significa que o Mega Cidadão tem cumprido um de seus principais objetivos, que é justamente a disseminação da solidariedade”, conclui Scaravelli.


Voltar