Quinta-feira, 23 de outubro de 2014
MEGA CONQUISTA APORTE DO BNDES COM APOIO DO NÚCLEO SOFTEX

Recursos serão utilizados para dar continuidade ao crescimento da companhia nos próximos anos.

A Mega Sistemas Corporativos, empresa que oferece soluções tecnológicas de gestão empresarial para os segmentos de Construção, Manufatura, Logística, Combustíveis, Agronegócios e Serviços, finalizou neste mês o processo de captação de investimentos junto ao BNDES no âmbito do Programa Prosoft. O recurso, obtido com o auxílio do Núcleo Softex Campinas, que assessorou a empresa durante todo o processo de captação, será utilizado para investimentosnos núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento, Evolução Tecnológica, Comercial e Marketing, além da migração das soluções da empresa para uma plataforma web.

O aporte do BNDES acontece em um momento de grande expansão para a Mega. A empresa, que deixou de ser uma Limitada (Ltda) para se tornar uma S.A. de capital fechado, conduziu no mês de agosto um amplo processo de fusão com a Mega Curitiba, que atuava anteriormente como parceiro para a linha de produtos Mega Construção em todo Brasil.

Paralelamente à fusão, também foram concluídas a unificação das operações de serviços da área de construção nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e na Região Sul do país (criando uma única empresa com gestão direta de toda carteira de clientes); a unificação das operações de consultoria em TI da Mega Sistemas Corporativos e da Informaction Empresarial (originando uma nova frente focada, principalmente, nos segmentos de Manufatura e Serviços); e a aquisição de participação societária no Canal Mega Minas, cujo objetivo é ampliar os investimentos no estado mineiro e ampliar significativamente a sua presença na região.

Nos últimos oito anos, a Mega obteve taxas de crescimento entre 20% e 30% anuais e, em 2013, faturou R$ 65,8 milhões. Mas para adquirir maior capilaridade, fortalecer a sua estrutura de vendas para alavancar os negócios com ainda mais velocidade e conquistar maior representatividade em market share, a empresa buscou, com o apoio do Núcleo Softex Campinas, o financiamento no BNDES.

De acordo com Walmir Scaravelli, sócio-fundador e diretor comercial da Mega Sistemas Corporativos, a parceria com o Softex Campinas foi essencial para apoiar cada etapa do processo através do know how e especialização do núcleo na busca por investimentos para o crescimento do setor. “Durante todo o período, a equipe esteve presente e orientou as ações necessárias, auxiliando, sobretudo, na verificação de informações e documentos necessários para que a aprovação da proposta ocorresse da maneira mais tranquila possível. Foi uma parceria extremamente positiva e estratégica”, diz.

Ele ressalta a importância do BNDES no fomento às empresas de tecnologia nacionais. “É importante destacar que o investimento em uma empresa nacional permite que o setor de tecnologia no País alcance um novo patamar. Isto retém o conhecimento no Brasil e permite que o país fortaleça, também, a sua mão de obra no setor em comparação às corporações multinacionais”.

Investimentos

Os recursos obtidos serão utilizados para dar continuidade ao crescimento da companhia nos próximos anos. A área de Marketing é uma das beneficiadas, com novos investimentos em publicidade e ampliação da equipe. Além disso, uma parte significativa da verba já vem sendo direcionada para ações de manutenção em vendas, o que irá garantir o crescimento da empresa nos próximos cinco anos.

“A Mega também tem investido na migração de suas soluções para a plataforma web, como forma de gerar competitividade nas vendas. É uma tendência de mercado que os produtos de tecnologia se tornem cada dia mais dinâmicos, amigáveis e intuitivos. Para suprir essa demanda, contamos com o apoio de consultorias especializadas em ergonomia e usabilidade de softwares”, explica Scaravelli. Também como estratégia para sustentar o alicerce do planejamento estratégico e viabilizar a continuidade do crescimento almejado, a Mega irá contar com consultorias para acompanhamento e fechamento de balanços.

Como impacto interno, os investimentos direcionados pela companhia em Marketing e vendas irão proporcionar a continuidade de seu crescimento na casa dos 20% ao ano. Externamente, eles permitirão fortalecer o desenvolvimento de uma empresa 100% nacional e aumentar significativamente o número de vagas e oportunidades de trabalho nos próximos anos.

Sobre a Mega Sistemas Corporativos

A Mega Sistemas Corporativos é uma S.A. de capital fechado que nasceu no estado de São Paulo, em 1985. Em 29 anos de trabalho a empresa cresceu, ampliou o seu portfólio de produtos e serviços e se consolidou com uma das mais importantes companhias de TI do Brasil, oferecendo soluções de gestão empresarial para os mercados de Construção, Manufatura, Logística, Combustíveis, Agrobusiness e Serviços.

Instalada em uma moderna sede de 4.000 m2 de área construída em sua cidade de origem e presença direta em Curitiba, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Campinas, a companhia conta ainda com 15 canais de atendimento, 700 colaboradores e mais de 2.000 clientes em todo o território nacional.

www.mega.com.br

Sobre o Núcleo Softex Campinas

O Núcleo Softex Campinas é uma entidade que reúne empresas de software de Campinas e do interior do Estado de São Paulo. Sem fins lucrativos, atua como elemento centralizador de um ecossistema de mais de 400 empresas e entidades, além das 140 empresas associadas localizadas em Campinas e que atuam nacionalmente.

Com uma história de apoio às empresas de software, o Núcleo realiza ações de fomento ao desenvolvimento sustentado das empresas de TIC nas áreas de qualidade, exportação, capacitação e formação de capital humano, busca de recursos financeiros (reembolsáveis e não reembolsáveis) e incubação e aceleração de empresas nascentes.

O Núcleo Softex Campinas tem como fundadores a Prefeitura Municipal de Campinas, a Unicamp e a Associação das Empresas de Software de Campinas, e atua em prol do desenvolvimento do setor tecnológico.


Voltar