Sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Mega Cidadão - Um Show de Atendimento

A segunda equipe a ser destaque em nossa série é o Grupo Calypso, que foi responsável por elaborar uma campanha para a Casa de Belém, instituição que abriga crianças de 0 à 12 anos vítimas de violência doméstica. O Mega Cidadão apóia essa iniciativa!

Dando continuidade à nossa seqüência de reportagens sobre as campanhas solidárias que resultaram da ação “Um Show de Atendimento”, conheceremos essa semana as iniciativas realizadas pela equipe Calypso, formada por Ariane Alves, André Oliveira, Angélica Couto, Anísio Junior, Bruno Diogo, Juliana Boufleur e Ronny Omodei.

A Casa de Belém

Instalada em Salto-SP, a Casa de Belém é uma instituição sem fins lucrativos responsável por abrigar crianças de 0 à 12 anos que são vítimas de violência doméstica. Fundada em 1995, a Casa surgiu a partir da iniciativa da Pastoral do Menor da Paróquia São Benedito de Salto, sob orientação do Padre Geraldo C. B. Almeida.

Atualmente a casa abriga 16 crianças, estando no limite de sua capacidade. Das 16 crianças atendidas, 3 são portadoras de necessidades especiais. E para proporcionar conforto, qualidade de vida e um pouco de amor à essas crianças, a principal missão da entidade é acolher crianças que são vítimas de sua própria família e vivem maus tratos de qualquer natureza.

A Campanha

Como toda entidade assistencial, a principal dificuldade da Casa de Belém é encontrar recursos freqüentes para manutenção e continuidade de suas atividades, sendo que suas principais necessidades giram em torno de material escolar, fraldas e produtos de higiene pessoal. Outra urgência da Casa era um armário de ferro para guardar os materiais escolares ainda não utilizados pelas crianças. Além disso, há as necessidades de médio e longo prazo, entre as quais se destacam melhores planos para captação de recursos como remédios e exames que não são oferecidos pelo estado, produtos de higiene e outras despesas gerais.

Para conseguir atender essas necessidades, a equipe Calypso elaborou um plano de ação dividido entre ações de curto e médio prazo. O objetivo era ter as necessidades de curto prazo atendidas até o dia 09 de Outubro e entregar também nesta data projetos para viabilizar a continuidade das ações no médio e longo prazo. Entre as iniciativas de curto prazo, a equipe preparou campanhas de divulgação e vendas de rifas, buscando ainda entrar em contato com empresas para conquistar arrecadações mais substanciais. A meta era arrecadar itens para 3 meses de atividades na Casa, mas como resultado foram conquistados recursos o suficiente para abastecer a entidade por até 8 meses! Para completar o quadro, a campanha também conquistou a doação de um armário com chave para os materiais escolares da entidade.

Além disso, como ações para o longo prazo a equipe entregou um planejamento de captação de recursos que inclui a distribuição de cofrinhos personalizados de arrecadação para compra e remédios e pagamento de exames em pontos estratégicos do comércio local de Salto (que serão listados como pontos autorizados de arrecadação no site da entidade), divulgação da entidade no Facebook com todo material de apoio para manutenção da página e Atualização do site da Casa e Belém.

Entretanto, é notável que a Casa de Belém é uma instituição que atua com uma situação extremamente delicada, pois as crianças que chegam à entidade não sofreram apenas agressão física, mas sim o trauma psicológico e emocional. Por isso, mais do que o apoio material para manter as atividades da entidade, eles precisam de algo fundamental: atenção, diversão e carinho. E foi justamente esse um dos principais pilares da equipe ao elaborar sua campanha.

Dessa maneira, além de elaborar estratégias para arrecadar suprimentos para manutenção da Casa, a equipe se preocupou em preparar ações voltadas especialmente para as crianças, como excursões ecológicas ao Zoológico Quinzinho de Barros, uma sessão especial de cinema com o filme “Os Smurfs” e uma super festa para as crianças, realizada pela equipe na própria Casa de Belém. “Que criança não gosta de uma festa com muitas brincadeiras, música, doces, presentes e, acima de tudo, muita alegria? Foi isso que tentamos proporcionar para eles ao menos por um momento. São crianças que viveram situações adversas e precisam de muito amor e carinho para acreditar que o mundo ainda é um lugar bom”, explica Ariane Alves, integrante da equipe Calypso.

No dia 10 de Setembro aconteceu a festa preparada pelos colaboradores na Casa de Belém, contando com uma apresentação especial da peça “A linda rosa juvenil”, escrita e interpretada pela equipe e seus familiares. “Nenhum de nós tinha qualquer experiência com teatro, mas colocamos a nossa alma e conseguimos construir um momento mágico com total dedicação de todos”, completa Ariane. Para os interessados, um vídeo com os melhores momentos foi disponibilizado no YouTube: A Linda Rosa Juvenil. Já no dia 17 de Setembro os colaboradores acompanharam as crianças em uma sessão de cinema com o filme “Os Smurfs”.

Semente Solidária

Se a equipe começou a campanha sem granes pretensões, hoje afirma ter finalizado o projeto com um envolvimento especial em cada detalhe. “Era algo que a princípio ninguém estava dando muito crédito, mas aos poucos passamos a nos envolver cada vez mais e hoje é algo que queremos continuar independente do término da campanha. Foi uma fase intensa, que mexeu com nossas emoções”, comenta Juliana Boufleur.

Prova disso é que no dia 12 de Outubro estiveram novamente na Casa de Belém para fazer uma grande festa de Dia das Crianças, com direito à reencenação da peça teatral “A Linda Rosa Juvenil”, muitas brincadeiras e alegria de sobra. E a equipe quer continuar! “Não precisa muito para deixar uma criança feliz. Não somos profissionais, mas temos um único objetivo que é ver o sorriso estampado em cada rostinho e vamos juntos continuar nessa trajetória”, finaliza Angelica Couto.

Além de amigos, familiares e conhecidos, empresas da região também se envolveram com o projeto e contribuíram com a campanha, entre elas a MFFLEX, que doou o armário para a entidade, a SER, que contribui com material escolar, assim como a TRM, enquanto o Safra Supermercados doaram produtos de higiene para a Casa. Também participaram a Escola Estadual Paula Santos, que cedeu materiais escolares para a campanha, a empresa Mel Correia ME, que foi responsável pela edição e postagem do vídeo-teatro, o Cine Clube Salto, que cedeu uma sessão de cinema para as crianças e o Zoológico Quinzinho de Barros, que receberá as crianças gratuitamente para um passeio. A equipe agradece também a participação de funcionários da empresa Schincariol e Mega Sistemas Corporativos, que apoiaram a campanha com contribuições e compra de rifas, e a dedicação de voluntários que tornaram a festa ainda mais alegre para as crianças e garantiram muita magia (Carlos Rosa – Mágico Mythos), diversão (Alcides Neto – Homem Sombra) e bons momentos (Amanda Coutrin, registrando tudo em fotos e filmagem).

Arrecadações

Durante a campanha a equipe arrecadou material escolar suficiente para apoiar a estrutura da casa durante 8 meses e produtos de higiene para 5 meses, mais uma vez comprovando a força de um ato solidário que totalizou: 44 unidades de caderno brochura, 167 unidades de caderno universitário, 6 pacotes de sulfite, 67 unidades de EVA, 118 cartolinas, 62 caixas de lápis de cor, 59 caixas de canetinhas, 58 caixas e giz de cera, 31 colas, 21 tesouras sem ponta, 38 caixas de guache, 140 canetas, 60 folhas de papel laminado, 29 caixas de massinha, 50 pincéis, 10 durex, 6 rolos de fita crepe, 17 réguas, 10 unidades de papel celofane, 54 cadernos de desenho, 8 estojos, 5 mochilas, 4 pastas com elásticos, 100 apontadores, 72 lápis, 50 borrachas, 4 potes de guache, 38 unidades de creme dental infantil, 38 unidades de shampoo e condicionador, 8 litros de desinfetante, 8 pacotes e fralda, 2 potes de lenços umedecidos, 2 caixas de cotonetes, 10 escovas de dentes, 43 sabonetes, 8 pedras de sabão de coco, 1 cabaninha infantil, 2 m² de tapete de EVA, 6 bolas, 6 bambolês, 1 armário, 16 pares de sapato, 16 pares de meias e 16 roupas novas.

O Mega Cidadão agradece e parabeniza a equipe e todos aqueles que contribuíram com a campanha pela iniciativa!


Voltar