Sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Mega Cidadão - Um Show de Atendimento

O destaque de nossa série essa semana é o Grupo Milionário e José Rico, responsável pela campanha realizada para a APAE de Itu - Associação de Pais e Amigos dos excepcionais de Itu, instituição que atende hoje 197 alunos. O Mega Cidadão apóia essa iniciativa!

Dando continuidade à nossa seqüência de reportagens sobre as campanhas solidárias que resultaram da ação “Um Show de Atendimento”, conheceremos essa semana as iniciativas realizadas pela equipe Milionário e José Rico, formada por Bernardo Oliveira, Marcelo Arruda, Adriana Vieira, Juliana Wilson, Leonardo Machado Lisboa, Fernanda Rodrigues, Ana Paula Franco, Francine Amaral e Marcelo Lelli.

APAE de Itu

Instalada em Itu-SP, a APAE – Associação de Pais e Amigos do Excepcionais de Itu é uma entidade de caráter filantrópico, mantenedora da Escola de Educação Especial Ensino Fundamente Prof. “Carolina de Moraes Macedo”, que atualmente presta atendimento a 197 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos. Com uma estrutura preparada para prestar o Maximo apoio à seus atendidos tanto na escolarização como no ambulatório, tem como missão prevenir a deficiência, facilitar o bem estar e a inclusão social do deficiente na sociedade.

A estrutura da escola visa oferecer atividades educativas, que estimulem o desenvolvimento individual e em grupo, habilidades e coordenação motora dos alunos, artesanato, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, atendimento terapêutico e ainda lazer e momentos de muita descontração. Boa parte da renda da entidade vem das atividades desenvolvidas por seus alunos, tanto como o artesanato, como até mesmo pela culinária, através da qual é possível fazer a venda de pães para o publico. Aceitam também trabalhos por encomendas e realizam campanhas periódicas para arrecadar verba para a entidade. Todo valor é dividido entre as despesas de manutenção da APAE e investimento em materiais para os alunos. Entretanto, a dependência de doações ainda é uma realidade notável na entidade para manter suas atividades.

A Campanha

Como uma das principais necessidades da APAE é a arrecadação de recursos de utilidade diária, como produtos de higiene, limpeza e material escolar, a equipe decidiu criar uma campanha que focasse esses itens como referência para o projeto. Para isso, iniciaram os trabalhos com a criação de um site oficial da campanha: http://www.megacoracao.org. Além de fazer uma breve apresentação do projeto, a principal idéia era proporcionar uma canal rápido e prático de doação através da ferramenta Pag Seguro, garantindo ainda a confiabilidade do portal para os interessados em contribuir. Atrelada à essa estratégia, desenvolveram também um perfil no Facebook para a campanha.

Como ações de apoio, os participantes iniciaram um forte trabalho através de arrecadação de produtos e em espécie via emails, folders e a elaboração de um Vale-Farmácia, que tinha como principal objetivo proporcionar para a entidade um suporte pós-campanha, quando os produtos arrecadados começassem a findar. Como resultado, o valor arrecadado no vale atingiu R$ 2.110,00 com o apoio de amigos, conhecidos, familiares e outros colaboradores que aderiram à campanha.

A equipe esteve presente na entidade durante algumas visitas realizadas pra elaboração da campanha e na entrega das arrecadações, compartilhando alguns momentos inesquecíveis com os alunos da APAE. “Foi muito gratificante. Conhecemos um outro mundo e percebemos mais do que qualquer coisa a importância que o carinho tem na vida de cada um”, afirma o colaborador Leonardo Lisboa.

Semente Solidária

E para quem pensa que o trabalho acabou com a entrega da campanha, está muito enganado! Os participantes incorporaram o espírito solidário e querem continuar ajudando. “Às vezes precisamos de um empurrãozinho para perceber que é fácil ajudar quem precisa de nosso apoio”, comenta Ana Paula Franco.

Além de pensarem em continuar o trabalho solidário, os colaboradores tiveram a alegria de ver algumas ações paralelas feitas durante a campanha gerar frutos, como a doação conquistada em parceria com empresas como a Ypê. “Nós corremos atrás, batalhamos pelas doações, arredamos materiais para mais de 5 meses e ultrapassamos as metas estabelecidas. Depois de tudo isso ver que as ações continuam dando frutos é uma grande alegria”, diz Juliana Wilson, que também participou do projeto. Alguns dias após a finalização da campanha a Ypê entrou em contato com a entidade respondendo o ofício enviado pela equipe. Através da doação realizada pela empresa foram conquistados mais 100 unidades de sabão em barra, 24 litros de multi-uso, 72 sabonetes e 24 pacotes de sabão em pó.

De acordo com Marilene Madella, Secretária da APAE, para a entidade o valor da doação vai muito além do auxílio financeiro ou material. “Não há como dizer o quanto esses produtos serão de grande utilidade para nós. O trabalho que vocês e a Mega realizaram foi fantástico, por isso mais uma vez agradecemos em nome de todos da APAE.

E como o espírito solidário prevalece, a campanha continua ativa e viva através do site http://www.megacoracao.org. Quem deseja colaborar encontra nesse endereço eletrônico um canal seguro e confiável para auxiliar a APAE de Itu. Para os participantes, além de continuar com as ações de voluntariado, o que fica é uma bela lição de vida. “Trabalhamos com um público que é um exemplo de superação, aprendemos mais do que qualquer escola poderia ensinar”.

Arrecadações

Durante a campanha a equipe arrecadou: 1 caixa com 100 luvas cirúrgicas, 9 escovas de dentes, 19 pastas de dentes, 85 sabonetes, 170 fraldas descartáveis, 4 caixas de lenços umedecidos, 5 shampoos, papel higiênico, Cotonetes, Hipoglós, condicionador, 27 caixas de sabão em pó, 57 litros de desinfetante, 79,5 litros de detergentes, 69 litros de cloro, 49 litros de limpa cloro, 51 unidades de sabão em pedra e 10 pacotes com 500 folhas de sulfite. Além disso, com as doações em espécie arrecadadas durante a campanha foi possível entregar à APAE um Vale Farmácia no valor de R$ 2.110,00 para ser utilizado em luvas cirúrgicas, escovas de dentes, sabonetes, lenços umedecidos, pastas de dentes, papel higiênico, shampoo, fraldas descartáveis.

O Mega Cidadão agradece e parabeniza a equipe e todos aqueles que contribuíram com a campanha pela iniciativa!


Voltar