Sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Mega Cidadão - Um Show de Atendimento

Encerrando nossa série sobre as campanhas realizadas no Projeto “Um Show de Atendimento”, o destaque dessa edição é a equipe Rolling Stones, que trabalhou em prol da AMAI – Associação Amigos dos Autistas de Itu. O Mega Cidadão apóia essa iniciativa!

Finalizando nossa seqüência de reportagens sobre as campanhas solidárias que resultaram da ação “Um Show de Atendimento”, conheceremos essa semana as iniciativas realizadas pela equipe Rolling Stones, formada por Marcos Jorge, André PC, Willian Salinas, Henrique Castro, Michel Evangelista, Cintia Amaral, Robson Toqueiro, Fernando Vieira e Amanda Chaves.

AMAI

A AMAI (Associação Amigos dos Autistas de Itu) é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 1993, que atende 63 pessoas de 02 a 27 anos na promoção de programas de educação, saúde e serviço social, visando à inclusão do portador da deficiência com a família e com a sociedade.

O Autismo é o mais grave distúrbio da comunicação humana, caracterizado como um Transtorno Invasivo do Desenvolvimento definido pela presença de desenvolvimento anormal e/ou comprometido em todas as três áreas de interação social, comunicação e comportamento restrito e repetitivo. Manifesta-se antes dos três anos de idade e ocorre, três a quatro vezes mais freqüentemente, em meninos.

Todo o trabalho de inclusão do autista consiste em três passos: a educação, a saúde e a integração social. Para isso a AMAI disponibiliza fonoaudióloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicóloga, além da hidroterapia (exercícios na piscina) e da ecoterapia (atividades com cavalo).

Além de trabalhar com o autista, a associação também desenvolve um sério trabalho com os pais das crianças e dos adolescentes. A AMAI oferece curso de ovos de páscoa, cartões de datas comemorativas, pintura em madeira e em tecido e reciclagem. Outro projeto desenvolvido pela associação é o “Cuidando do Cuidador”, em que a mesma presta assistência aos professores e monitores que convivem diariamente com o autista.

A Campanha

Na visita realizada à associação a equipe detectou entre as principais necessidades o foco em arrecadação e alimentos, produtos terapêuticos, materiais didáticos e pedagógicos, produtos de limpeza e higiene, brinquedos e material para oficina terapêutica.

Para conseguir atender esse leque de objetivos, o grupo optou pela realização de uma venda de pizzas, que conquistou a arrecadação de R$ 1.216.05 através de 201 pizzas que foram oferecidas para amigos, conhecidos, familiares e outros voluntários adeptos à causa.

Com essa arrecadação foi possível entregar para a entidade novos produtos terapêuticos utilizados no dia-a-dia, brinquedos para os alunos atendidos e materiais para a oficina terapêutica. “Normalmente os produtos e materiais terapêuticos tem um alto custo para a associação, pois são próprios para atividades com crianças, sendo feitos de materiais mais resistentes e que prezem pela saúde e segurança de quem os utiliza”, explica Robson Toqueiro, integrante da equipe Rolling Stones.

Na entrega dos itens para a associação já foi possível sentir a importância dessa ação para os alunos, que imediatamente já começaram a interagir e praticar atividades e brincadeiras com os materiais.

Semente Solidária

Mais do que uma ação social, a oportunidade de trabalhar com autistas trouxe aos participantes da equipe uma nova visão sobre a realidade dos alunos assistidos pela AMAI. “Pudemos conhecer pessoas que lidam co desafios diferentes dos nossos, mas não menos complicados. Eles tem seu próprio mundo e maneira de pensar, e tudo que precisam é um pouco de carinho e atenção para expressar o que sentem e se comunicar com os demais ao seu redor com mais facilidade.”

O objetivo da equipe é também continuar proporcionando ações de voluntariado após a finalização da campanha, mantendo viva a semente solidária que transforma não apenas a vida de quem é beneficiado por uma ação social, mas de quem pratica!

Arrecadações

Durante a campanha foi arrecadado um valor de R$ 1.216.05 através de 201 pizzas vendidas. Essa verba foi revertida para a entidade em forma de novos produtos terapêuticos utilizados no dia-a-dia, brinquedos para os alunos atendidos e materiais para a oficina terapêutica.

O Mega Cidadão agradece e parabeniza a equipe e todos aqueles que contribuíram com a campanha pela iniciativa!


Voltar