Sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Mega Cidadão - Um Show de Atendimento

Essa semana conheça o trabalho do Grupo Restart, responsável pela campanha realizada para a Escola de Cegos de Itu, instituição que atende os portadores de deficiência visual de Itu e região. O Mega Cidadão apóia essa iniciativa!

Dando continuidade à nossa seqüência de reportagens sobre as campanhas solidárias que resultaram da ação “Um Show de Atendimento”, conheceremos essa semana as iniciativas realizadas pela equipe Restart, formada por Isabel Pires, Hérica Sampaio, Fábio Sampaio, Luciana Vieira, Ruy Paolucci Jr, Danilo Fontes, Caio Cóvos, Michel Lopes e Susan Furlanes.

Escola de Cegos

Surgida do sonho do Sr. Hans Trostli de um centro de educação às pessoas com deficiência visual, a entidade foi fundada em setembro de 1982, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, para assistir as pessoas com Deficiências Visuais em todos os aspectos sociais, sem limite de idade, formando e integrando-os como membros ativos de nossa sociedade. É composta por uma diretoria eleita a cada dois anos, colaboradores (funcionários, voluntários) e uma equipe técnica de Orientação e Mobilidade, Terapia Ocupacional, Psicologia, Pedagogia, Prof. de Braille, Serviço Social e Oftalmologia. Os atendimentos são totalmente gratuitos para a comunidade ituana e região.

Além do atendimento globalizado para a habilitação e reabilitação, o aluno é visto pela entidade como um todo, com seus problemas individuais e familiares. Diante disso, a mesma atende as famílias dos alunos carentes. São cerca de 10 famílias por mês que necessitam de alimentação e muitas outras de roupas. Mas normalmente as doações são feitas em grande quantidade em um determinado mês e em outro não possuem doações, dificultando a entidade em auxiliá-los.

Tendo como base a necessidade da entidade nossa meta é arrecadar uma cota de 60 cestas básicas, para que seja retirado mensalmente conforme necessitarem. Também temos a meta de arrecadar roupas e acessórios entre os participantes do nosso grupo.

A Campanha

De acordo com as necessidades apresentadas, o Grupo traçou um plano de ação para trabalhar com três metas de arrecadação: cestas básicas, roupas e papel braile. O primeiro passo foi CAD integrante da equipe se comprometer em contribuir com uma cesta básica e algumas peças de roupas. Na seqüência, dera início à arrecadação dos itens junto aos conhecidos, amigos e familiares.

Já para o papel braile o desafio foi maior. Como a prioridade para a Escola eram as cestas básicas, a equipe decidiu concentrar os esforços nesse foco e trabalhar com a arrecadação de fundo para o papel braile como uma etapa secundária, mas nem por isso menos importante.

Mesmo assim, os resultados foram muito positivos! Além de superar a meta de arrecadação das cestas básicas, que poderão ser retiradas na Danata Alimentos de acordo com a necessidade da Escola, a equipe ainda conseguiu angariar 1400 peças de roupas e 1000 folhas de papel para braile, sendo o último uma contribuição do Bazar São Judas Tadeu de Iperó. A entrega dos itens arrecadados aconteceu no dia 08 de Setembro, com a participação de todos os colaboradores da equipe.

Semente Solidária

Além de vivenciar momentos de extrema emoção durante o contato que tiveram com a entidade em todas as etapas de realização da campanha, a equipe afirma que um dos maiores benefícios da ação foi o aprendizado. “Já ouvimos por diversas vezes que se alguém não aprende pelo amor, aprende pela dor. Nós tivemos a oportunidade de aprender pelo amor. Amor em ajudar ao próximo e através da sensação de recompensa que isso nos proporcionou. Aprendemos também que o ser humano pode ser mais receptivo e atuante em prol de seu próximo.”

Eles também tem a intenção de prosseguir com o trabalho de voluntariado mesmo após o final da Campanha Um Show de Atendimento. E a Mega Sistemas Corporativos, através do Projeto Mega Cidadão, acredita que todas os participantes da equipe certamente reverterão essa experiência em muitas outras ações solidárias e de voluntariado. Parabéns pelo desempenho!

Arrecadações

Durante a campanha a equipe arrecadou 82 cestas básicas, 1400 peças de roupas e 1000 folhas de papel para braile, garantindo a manutenção da Escola de Cegos de Itu e o apoio essencial às suas atividades.

O Mega Cidadão agradece e parabeniza a equipe e todos aqueles que contribuíram com a campanha pela iniciativa!


Voltar