Sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Mega Cidadão - Um Show de Atendimento

Essa semana conheceremos a campanha solidária elaborada pela equipe Inimigos da HP durante a Campanha Um Show de Atendimento para o Centro de Educação Madre Teodora, que atende hoje cerca de 260 crianças de 6 a 11 anos. O Mega Cidadão apóia essa iniciativa!

A campanha Um Show de Atendimento, realizada com os colaboradores da área de atendimento da Mega Matriz, rendeu frutos. Mais do que isso, multiplicou esses resultados em prol de muitas crianças atendidas por seis entidades assistenciais de Itu, cidade em que está instalada a sede da empresa.

Com o objetivo de integrar colaboradores e proporcionar uma válvula de escape para as tensões característica da área, a campanha desse ano trouxe como grande diferencial a semente solidária. "Normalmente realizamos provas que estimulem a criatividade, inovação e espírito estratégico das equipes, mas sempre com assuntos relacionados ao universo do atendimento. Este ano resolvemos inovar e apresentar uma proposta diferente durante a primeira fase, unindo todas as características da campanha ao mote solidário, ao mesmo tempo em que resgatamos um pouco das origens do Projeto Mega Cidadão, que encabeça as ações de responsabilidade social da empresa", explica Giuliano Machado, Gerente de Atendimento e Relacionamento com Clientes.

Como resultado, todas as equipes participantes superaram as expectativas da comissão organizadora e contribuíram para fazer o bem à comunidade em ações que serão os destaques de nossa série "Mega Cidadão - Um Show de Atendimento" durante as próximas semanas. E nesta edição conheceremos um pouco mais sobre o Projeto realizado pela equipe Inimigos da HP, formada pelos colaboradores Juliana Veiga, Igor Simoni, Marcello Santos, Karine Silva, Marco Pedroso, Rafael Fuentes, Edcreia Martins, Jaqueline Salvador e Betânia Oliveira.

Centro de Educação Madre Teodora

Enfrentando uma mudança de planos no meio do projeto, o primeiro desafio da equipe foi lutar contra o tempo para recuperar o atraso ocasionado pela troca de entidade após o início da prova. Mas para os integrantes do grupo aquilo que poderia ter sido encarado como um problema acabou servindo para integrar ainda mais a equipe. "Ganhamos muito na sintonia e desenvolvimento da equipe", afirma Marco Pedroso.

Já com as atividades de volta aos trilhos, a missão da equipe Inimigos da HP era desenvolver uma campanha solidária para o Centro de Educação Madre Teodora, instituição sem fins lucrativos que atende hoje mais de 200 crianças na faixa de 6 a 11 anos. Na instituição as crianças recebem reforço escolar, alimentação, educação religiosa, aulas de informática, aulas de música, educação ambiental e artesanato. Além disso, o Centro oferece também Cursos de Capacitação Profissional e Informática para pessoas de todas as faixas etárias com o objetivo de proporcionar novas oportunidades de ingresso no mercado de trabalho aos mais necessitados.

Coordenada pela Irmã Maria Carmelita Lupurini Sampaio, a obra é auxiliada por jovens monitores contratados pela SIPEB - Sociedade de Instrução Popular e Beneficência - e depende de doações para continuar promovendo qualidade de vida para todos os atendidos pela instituição.

A Campanha

Após levantar as principais necessidades do CEMT, a primeira ação da equipe foi iniciar a divulgação da campanha de todas as formas possíveis: contato direto com as empresas de Itu e região, email, telefone, correios, distribuição de folders impressos e divulgação através da equipe Itu.com.br (que também conta com voluntários que auxiliam a instituição). E as conquistas foram surpreendentes! Além de arrecadar uma grande quantidade de alimentos, kits de higiene, material de escritório, vestuário, primeiros socorros, móveis e doações financeiras, outras ações importantes para a rotina das crianças foram conquistadas: Juliana Veiga abraçou a causa e será a responsável por auxiliar na digitação de todos os cupons fiscais arrecadados, seu filho Murilo será voluntário para ministrar aulas de informática às crianças e Marcello Santos se prontificou em desenvolver um Sistema de Cadastro dos Alunos que deverá facilitar de maneira muito impactante a rotina administrativa da instituição. E também já está em andamento o agendamento de uma palestra de higiene bucal para o Projeto Adote um Sorriso.

Além de amigos, familiares e conhecidos, muitas empresas se envolveram com o projeto e contribuíram de forma fundamental, entre elas Droga Rei, Catedral da Moda, Rodo X, Condor, Mecânica Tókio, Seguradora Monte Horeb, Panificadora Tula, Soutex, Paróquia São Cristóvão, Vidraçaria Dias - Pilar do Sul, SECOM (Sind. Comércio), Papelaria Rypel , Papelaria Real, Papelaria Valente, Supermercado Paulistão, JM Farma, Casa de Embalagens Santana e Farma Ponte. Outras empresas também se dispuseram a continuar contribuindo com a entidade e agendaram doações futuras, como a Sorocaba Refrescos, que deverá colaborar com a festa de Dia das Crianças da instituição.

Semente Solidária

Mas o grande momento da campanha para os colaboradores e para a instituição foi a festa de entrega das arrecadações. "A sensação de ajuda ao próximo, de sentir que você pode fazer a diferença na vida de uma pessoa e ajudá-la de alguma maneira não tem preço!", afirma Betânia Oliveira. Durante o horário de almoço da equipe, todos os colaboradores foram até o Centro de Educação Madre Teodora para entregar as contribuições e o momento tornou-se uma grande festa em que crianças e adultos formaram uma sintonia única pelo bem. "Não tem uma explicação muito específica. É bonito, é vibrante, evoluímos com isso e também abre nossos olhos para muitas outras coisas que não enxergamos na vida", explica Igor Simoni.

Questionados sobre a sensação de receber tantos abraços espontâneos de crianças que nem mesmo os conhecia, os colaboradores foram unânimes: "É gratificante o carinho que recebemos às vezes por um simples gesto. Aprendemos a dar cada vez mais valor as coisas simples da vida e que assim podemos atrair cada vez mais pessoas a parar e pensar mais no próximo", comenta Jaqueline Salvador. Edcréia e Karine concordam: "Me realizo como ser humano por ter conseguido fazer algo em favor do próximo. O resultado do que plantamos se reflete em tudo à nossa volta, pois o bem atrai o bem."

Mais do que os resultados gerados para as crianças, um dos fatores marcantes da campanha foi justamente despertar o espírito solidário dos participantes. "Com toda certeza acaba fazendo mais bem para mim do que para quem está sendo ajudado. É algo que não tem preço. Não tem muita explicação.", afirma Marco Pedroso.

Para Isolene Silva, coordenadora pedagógica do Centro de Educação Madre Teodora, a ação realizada pela Mega ao incentivar os colaboradores no desenvolvimento de campanhas solidárias é muito gratificante. "É muito bom saber que existem pessoas que, além da correria do dia a dia, ainda acham tempo para ajudar o próximo sem receber nada além de um 'muito obrigada' e nossas orações".

E a equipe promete não parar por aí! Além dos colaboradores que já se envolveram com o voluntariado em atividades que permanecem em andamento, a maior parte deles quer continuar ajudando. "Eu não quero parar! De jeito nenhum. Esse foi apenas o início de uma parceria duradoura que faz bem para quem recebe os benefícios e traz uma sensação única para quem contribui", finaliza Juliana Veiga.

E como não poderia deixar de ser, a Mega também aderiu à campanha e colocou uma urna permanente de arrecadação de cupons fiscais na empresa como uma forma de levantar auxílio financeiro para a manutenção de suas atividades. Através dessas doações a instituição insere em um sistema online do governo o número de cada cupom fiscal, que mais tarde é revertido em valores financeiros. Os colaboradores interessados podem depositar os cupons fiscais em que não estejam registrados o CPF do comprador. E a urna está localizada ao lado do cartão de ponto, na entrada de colaboradores da empresa.

A ação da equipe foi destaque no Portal Sibep:

Ação solidária da Mega traz benefícios para unidade de Itu da Associação SIBEP

http://portal.sipeb.com.br/blog/2011/09/30/acao-solidaria-da-mega-traz-beneficios-para-unidade-de-itu-da-associacao-sipeb/

Arrecadações

Em aproximadamente 20 dias de campanha, os números comprovam a força que um ato solidário pode gerar: foram arrecadados 15 kg de arroz, 10kg de feijão, 25kg de salsicha, 120 litros de suco, 156 litros de leite integral, 2 kg de leite em pó, 11 kg de maçarão, 11 kg de achocolatado, 360 hamburgueres, 12 potes de margarina, 40 pacotes de bolacha, 2 cestas básicas, contrato de fornecimento de pães com a Padaria Tula à baixo custo (gerando uma economia de R$400,00/mês), 329 escovas de dente e doação de mais 270 escovas de dentes pela empresa Condor, 200u de creme dental, 10 sabonetes, cotonetes, papel higiênico, doação mensal de papel higiênico e copos descartáveis pela Casa de Embalagens Santana, 78 livros infantis, 4pacotes de sulfite, 24 lápis HB, 36 lápis de cor, 36 hidrocor, 10 cadernos brochura, 100 borrachas, 50 canetas vermelhas, 50 giz de cera, 10 enciclopédias, 2 ventiladores de teto, e ventiladores de parede, 18 kg e roupas, 50 unidades de uniforme, 38 kg de tecidos para artesanato, 15 rolos de esparadrapos, caixa de band-aid, 34 compressores de gaze, 9 pacotes e algodão, gel higienizador, 6 águas oxigenadas, álcool etílico, 4 anti-sépticos, solução fisiológica, 3 pacotes de merthiolate, 128 unidades de cupom fiscal e R$ 875,00 em dinheiro.

O Mega Cidadão agradece e parabeniza a equipe e todos aqueles que contribuíram com a campanha pela iniciativa!


Voltar