Segunda-feira, 18 de abril de 2011
Mega Agrobusiness: ideal para o crescimento do negócio

Criado para atender todas as necessidades de controles operacionais para as atividades agrícolas, o Mega Agrobusiness integra as informações de sua empresa e melhora os resultados do seu negócio.

Uma boa colheita depende das decisões que você toma quanto ao preparo da terra, compra de sementes, utilização de máquinas e mão-de-obra ou o plantio na época certa. Mas para controlar todos esses fatores e garantir a eficiência de todo processo produtivo, éimpossível que as usinas brasileiras sejam competitivas no cenário internacional sem o apoio de sistemas de gestão integrada.

Com o Mega Agrobusiness não tem tempo feio: você e sua equipe administram e controlam todo o processo desde o plantio até a colheita, armazenagem e transporte, monitorando todos os resultados para decidir sempre antes de cada safra o que primordial para seu negócio. Desenvolvido pela Mega Sistemas Corporativos, o ERP possui módulos específicos que contribuem para o crescimento do seu negócio.

O diretor de negócio Fernando Furetti explica nesta entrevista, as principais vantagens do produto.

Impulsionada pela tendência mundial de produção de biocombustíveis, a produção de cana deverá continuar crescendo no país. Em quais aspectos esse cenário favorece a atuação da Mega no mercado?

De fato existem investimentos bilionários para a construção de usinas de transformação da cana-de-açúcar em etanol, abrindo oportunidades para as empresas que atuam com soluções de gestão, automação e comunicação para este setor.

O grande impulso veio com a recente atenção mundial para combustíveis ecológicos e fontes energéticas alternativas ao conturbado setor petroleiro, que não chega a ter os dias contados, mas, em longo prazo, pode enfrentar uma concorrência de peso. Pelo menos se depender das expectativas da indústria nacional.

Esse cenário deve favorecer o segmento de TI e Telecom, que pode absorver uma fatia dos investimentos no setor sucroalcooleiro. Não há consenso quanto ao tamanho do mercado para os fornecedores de soluções tecnológicas. Nada mais revigorante para o mercado de tecnologia da informação do que uma nova onda de investimentos. Independente do tamanho do investimento, as oportunidades de negócios no segmento são reais e irreversíveis. A indústria sucroalcooleira está crescendo visivelmente. É um verdadeiro boom e isso representa uma grande oportunidade também para Mega, que tem a vantagem de oferecer uma solução completa para a área de gestão empresarial e agrícola.

Os investimentos em tecnologia da informação vão determinar a sobrevivência das usinas no mercado. O cenário tende a ser muito competitivo, principalmente com a entrada de grupos internacionais no negócio. Se o empresário não investir em TI, não terá um controle sobre seu negócio e ficará fora da competição. Por outro lado, as empresas preocupadas com a questão tecnológica devem ganhar mais fôlego, além de valorizarem seus ativos aos olhos de possíveis compradores. Multinacionais como Tereos, Louis Dreyfus, Cargil, Bunge e Infinity Bio Energy, que ingressam no setor por meio de aquisições, dão preferência a usinas que já adotaram TI como ferramenta de controle de gestão.

A solução Mega Agrobusiness se destaca por possuir módulos integrados que fornecem um controle operacional de todas as atividades agrícolas. Cite os principais.

Podemos destacar os módulos: Controle Agronômico, Recepção e Análise de Matéria Prima, Controle de Mão-de-Obra Rural, Controle de Fornecedores de Matéria Prima e Controle de Produção de Equipamentos da Motomecanização.

Em quais aspectos o sistema pode contribuir para o sucesso dos negócios de uma organização?

Com o Mega Agrobusiness, a empresa passará a ter uma solução única que integrará os vários setores da organização. Serão disponibilizadas ferramentas de análises que irão possibilitar previsibilidade.

A solução possui as melhores práticas de processos adotadas no mercado e é aderente a diversos tipos de culturas e uma vantagem: todos os consultores possuem larga experiência no setor agrícola.

Nos últimos anos, a Mega expandiu sua carteira de clientes do segmento agrícola. Qual foi a taxa de crescimento?

Nos últimos dois anos houve uma expansão em torno de 20%.

Quais são os principais cases de sucesso?

Usina Central Olho D´água S/A

Brasil Ecodiesel S/A

A Mega tem a pretensão de evoluir o Mega Agrobusiness. Em quais aspectos?

O produto está em constante evolução. As mais recentes são a implementação do módulo de georeferência e o módulo de gestão industrial, responsável pela análise do rendimento industrial, além da migração para a versão web.


Voltar