Quarta-feira, 3 de julho de 2013
LOGÍSTICA: TECNOLOGIA GARANTE EFICIÊNCIA DO SETOR

O setor de logística vem passando por transformações profundas no Brasil e ultrapassou as fronteiras dos armazéns para ganhar destaque no planejamento estratégico das grandes companhias. Saiba mais sobre o tema em entrevista exclusiva da Mega à TV Investimentos & Notícias.

Um dos mais promissores da atualidade, o setor de logística vem passando por transformações profundas no Brasil, principalmente nesta última década. Com a globalização e a internacionalização das empresas, a logística ultrapassou as fronteiras dos armazéns e ganhou lugar de destaque no planejamento estratégico das grandes organizações. No último dia 27 de Junho o Diretor de Serviços da Mega Sistemas Corporativos, José Carlos Silva Junior, falou mais sobre o tema em uma entrevista exclusiva realizada pela TV Investimentos & Notícias.

O executivo contextualizou a realidade e os gargalos do mercado logístico no Brasil, que considera setor fundamental para o crescimento do país nos próximos anos, mas ainda demanda investimentos significativos para alavancar os resultados necessários. Segundo Silva Junior, com a competitividade cada vez maior, a preocupação das empresas em fazer com que seus produtos cheguem a seus clientes de forma mais ágil é condição essencial para a conquista de novos negócios e obtenção de bons resultados financeiros. "Otimizar as condições macroambientais hoje no país só é possível com a ação conjunta entre governo e empresas privadas. E para manter o nível de excelência exigido pelo mercado dentro das organizações, a implantação de um bom sistema de integração do ciclo logístico com os demais dados de produção da empresa torna-se fundamental para as companhias atuantes no setor", alerta.

O profissional acredita que sem informatizar é impossível vencer os desafios modernos do setor, já que a automatização permite a integridade e a consistência dos dados, simplifica a operação, otimiza o uso dos recursos da companhia (humanos, financeiros, materiais), aumenta a produtividade e ainda possibilita a criação de um banco de dados único capaz de gerar informações operacionais e gerenciais confiáveis.

E COMO INFORMATIZAR?

Silva Junior ressalta que os primeiros passos para a automatização dos sistemas de uma empresa são formar uma equipe capaz de implantar e manter um ERP, TMS e WMS, extraindo destes sistemas o máximo que eles possam oferecer, além de buscar organizar os seus processos, mesmo sem a existência de tecnologia. "Escolher um fornecedor idôneo, sólido e estruturado, capaz de oferecer uma solução que se mantenha atualizada ao longo do tempo e que ainda consiga cobrir a maior parte ou a totalidade das suas necessidades, tanto da atividade fim da empresa, quanto do seu back-office, também são cuidados essenciais", afirma.

CONFIRA A ENTREVISTA!


Voltar