Terça-feira, 22 de outubro de 2013
LIVROS E FILMES INSPIRADORES PARA LÍDERES

Como as obras de ficção podem ajudar os líderes a buscar novas perspectivas de trabalho.

As ações e atitudes de um líder refletem diretamente nos resultados e na convivência de uma equipe. Mais do que gerenciar e delegar tarefas, um verdadeiro líder precisa proporcionar um ambiente organizacional em que todos sejam motivados a trabalhar juntos, em busca de objetivos comuns.

Com habilidade de enxergar as individualidades dos colaboradores, satisfazendo necessidades e estabelecendo metas conjuntas, o líder genuíno consegue criar um espaço criativo, que cresce naturalmente e transforma o trabalho árduo em resultados realmente transformadores.

Algumas produções cinematográficas podem estimular líderes da vida real, fazendo com que novas perspectivas de trabalho sejam exploradas. Beatriz Nunes Bernardi, psicólogada Mega Sistemas Corporativos, indica agora alguns títulos bastante inspiradores:

THE GARDIAN - ANJOS DA VIDA MAIS BRAVOS QUE O MAR (2006)

Dirigido por Andrew Davis, o filme conta a história do prepotente e teimoso Jake Fisher (Ashton Kutcher), que se depara com o lendário nadador de resgate Ben Randall (Kevin Costner), ao ser admitido na Escolta de Elite dos EUA. Mesmo diante das dificuldades de relacionamento com o jovem, Randall encontra qualidades em Fisher, capazes de transformá-lo em um grande profissional. Com dedicação e exemplos diários, o líder consegue inspirar o aluno, que passa a enxergar a realidade sob outro prisma, a trabalhar em equipe e a encarar as dificuldades da vida profissional com mais seriedade.

COACH CARTER – TREINO PARA VIDA (2005)

No filme dirigido por Thomas Carter, o treinador Ken Carter (Samuel L. Jackson), diante de um jovem e indisciplinado time de basquete do ensino médio, mostra à equipe a necessidade de se dedicar não apenas para o esporte, mas também para melhorar as suas condições de vida. As medidas extremas tomadas por ele impactam os alunos, que começam a enxergar os desafios como oportunidades para construir um futuro melhor. Com um trabalho dentro e fora de quadra, Carter acaba criando um vínculo com os jogadores e os vê evoluindo nos estudos e, consequentemente, nas quadras. A recompensa vem com a alegria de observar a mudança e o crescimento da equipe, que passou trabalhar unida e começou a vencer.

TAKE THE LEAD - VEM DANÇAR (2006)

Baseado na história real do professor Pierre Dulaine, o filme, protagonizado por Antonio Banderas, dá uma lição quando falamos em superação de preconceitos e barreiras sociais. A forma como o professor de dança lida com um grupo desmotivado e cheio de intrigas internas, serve de exemplo para todos os líderes, pois ele consegue identificar um objetivo comum e passa a trabalhar para melhorar a relação entre os alunos. Aos poucos Dulaine se surpreende com a união estabelecida e com uma apresentação de dança impecável. Direção: Liz Friedlander.

INVICTUS (2009)

Sob a direção de Clint Eastwood, o filme apresenta a história de dois líderes que mudaram a história de um país, exemplos de que os interesses pessoais não podem interferir no coletivo. Após anos de segregação e preconceitos institucionalizados na África do Sul, Nelson Mandela (Morgan Freeman), presidente recém-eleito, tem o desafio de ser líder do país sede da Copa do Mundo de Rúgbi. Juntamente com o capitão da seleção, François Pienaar (Matt Damon), ele consegue criar uma identidade nacional e unir o seu povo.

MILLION DOLLAR BABY - MENINA DE OURO (2004)

Após recusar o pedido da garçonete Maggie (Hilary Swank) para ser o seu treinador, Frank Dunn (Clint Eastwood) deparou-se com uma jovem determinada, que é capaz de tudo para realizar o sonho de se tornar uma grande boxeadora. Com o passar do tempo, Dunn passa a enxergar o potencial do trabalho de Maggie nos ringues e passa a treiná-la. Como em um processo de Coaching, eles evoluem juntos e se tornam vitoriosos. Direção de Clint Eastwood.

Além do cinema, a literatura também pode influenciar positivamente os comportamentos no universo corporativo. CEO’s de grandes companhias internacionais, como a Amazon, viram nos livros uma alternativa para incentivar os líderes dentro de suas repartições. Por meio de clubes de leitura, eles conseguiram traçar estratégias, estimular os seus colaboradores e impulsionar os resultados. Os livros que ajudaram a transformar a atuação destes profissionais foram:

· The Effective Executive – Peter Drucker (1993)

· The Innovator’s Solution – Clayton Christensen (2003)

· The Goal (A Meta) – Eliyahu Goldratt (1990)

Outros bons exemplos de liderança na literatura podem ser encontrados em obras biográficas de atletas, que mudaram a forma de enxergar o esporte e transformaram trabalho duro em vitórias dentro e fora de quadra. “Transformando Suor em Ouro”, escrito e lançado em 2006 pelo hoje técnico da seleção brasileira de vôlei masculino, Bernardo Rezende, é um exemplo de bastante sucesso.

Beatriz ainda recomenda a obra “Movies to Manage by: Lessons in Leadership from Great Films , de John K. Clemens, lançado em 1999. “O livro aborda modelos de gestão baseadas nas grandes lições de liderança apresentadas pelo cinema”, explica a psicóloga.

Seja em um filme ou em um livro, é importante que o líder se recicle constantemente. “A missão de gerir pessoas é uma arte. Lidar com sentimentos, expectativas, anseios e ambições é um terreno bastante árido, que exige muita resiliência e amor pelo próximo. Portanto, quem deseja ser um líder realmente inspirador precisar buscar dentro de si a habilidade para motivar e superar rapidamente conflitos de relacionamento”, contemporiza.


Voltar