Sexta-feira, 17 de janeiro de 2014
Grupo Una já colhe benefícios com Mega Agro

Antes mesmo de ter o projeto de implantação concluído, o Mega Agro já proporciona inúmeros benefícios para o Grupo Una. O aumento na qualidade das informações, na velocidade para a tomada de decisões e o controle preciso dos processos agrícolas são só alguns deles.

Com um integrante de uma das famílias mais tradicionais do segmento de usinas de álcool e açúcar do Nordeste em sua presidência, o Grupo Una dispõe de grande know how e experiência de mercado. Tanto que, apesar de ter sido fundado recentemente, quando o Grupo Una decidiu implantar o Mega Agro para otimizar o controle das operações das empresas que o compõem, há três anos, a necessidade de expandir os negócios já fazia parte de sua realidade.

“O cliente buscava um controle melhor dos seus processos. Além disso, almejava a evolução do seu antigo sistema de gestão para um novo, mais qualificado, com maior integração dos procedimentos agrícolas e que oferecesse melhorias constantes para proporcionar dados mais precisos aos usuários”, conta o Gerente de Projetos da Mega Agro, Gustavo Almeida. “Nosso maior desafio foi encontrar um sistema que fosse bem aceito no mercado, eficaz e que ainda pudesse satisfazer todas as exigências legais”, acrescenta o Gerente de Projetos em Tecnologia do Grupo Una, Cláudio Rocha.

Após uma série de estudos e pesquisas, os gestores do Grupo Una constataram que o Mega Agro era a opção mais adequada para atender tamanha demanda. “A aderência do nosso produto em relação ao controle da qualidade da cana-de-açúcar e dos demais processos agrícolas, como pagamento de fornecedores e mão-de-obra, por exemplo, foram fundamentais nesta decisão”, lembra Gustavo Almeida. E a escolha não poderia ter surtido efeitos mais positivos. Até agora os resultados tem sido bastante satisfatórios, a começar pelos ganhos com a padronização das rotinas, relatórios e segurança das informações.

“Estes benefícios, sobretudo a velocidade com a qual obtemos as informações, tem nos auxiliado muito para a tomada de decisões em todos os níveis do Grupo Una”, afirma Cláudio Rocha. Embora ainda não consiga mensurar, em números, o quanto os negócios evoluíram desde a contratação do Mega Agro, o cliente garante que economizou muito em mão-de-obra e avançou significativamente no que diz respeito à qualidade das informações. Gustavo Almeida explica que esta evolução se dá, principalmente, pela integração dos pagamentos com outro sistema utilizado pelo Grupo Una, pela melhoria no controle das informações e pela rapidez nos inputs dos dados.

“Isso tudo auxilia o cliente com a diminuição de retrabalhos e a confiança de não ter problemas na integração com as informações geradas a partir do Mega Agro, assim como os dados e as informações concretas e transparentes dos processos agrícolas”, pontua Gustavo Almeida, que tem acompanhado o projeto desde o início. Na primeira fase foram implantados os Módulos de Recepção e Análise de Matéria Prima, Fornecimentos e Prestação de Serviço, Industrial, Motomecanização e Agronômico. Já a segunda fase, que está em andamento, consiste na implantação do Módulo Mão-de-Obra e na continuidade do Agronômico.

“Mesmo não tendo o projeto totalmente concluído, estamos certos de que teremos o retorno esperado no encerramento dos trabalhos”, acredita Cláudio Rocha. No que depender de Gustavo Almeida e demais profissionais que atuam na Unidade de Negócios Mega Agrobusiness, responsável pelo projeto, esta e todas as expectativas do cliente tem tudo para serem atendidas da melhor maneira possível. Afinal, é sempre com foco na satisfação plena dos clientes que a equipe trabalha.


Voltar