Sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Gestão de Projetos

A equipe Projetos Matriz finalizou no dia 08 o Treinamento de Fundamentos em Gestão de Projetos, ministrado pelo colaborador William Ramalho. O último encontro contou com uma dinâmica que desafiou os participantes a aplicar os conhecimentos transmitidos.

Com o objetivo de transmitir à equipe de Projetos da Mega Matriz os fundamentos básicos e Gestão de Projetos e as melhores práticas do PMI, a Mega Matriz realizou durante três sábados a capacitação de "Fundamentos em Gestão de Projetos", ministrada pelo Coordenador de Projetos Mega Construção, William Ramalho, certificado recentemente com o título de PMP(Project Management Professional), emitido pelo PMI (Project Management Institute). "O objetivo principal do treinamento era passar um conhecimento básico sobre gerenciamento de projetos, passando por conceitos iniciais e pelos processos de gerenciamento de projetos. Ao longo do treinamento os participantes puderam entender melhor o contexto de gerenciamento de projetos sob a ótica do PMI (utilizando o guia PMBOK)", explica William.

Ao longo do treinamento os participantes tiveram a abordagem conceitual e realizaram análises comparativas entre a metodologia utilizada pela Mega e as melhores práticas indicadas pelo PMI (Guia PMBOK). "Foi interessante a participação da equipe de consultoria, pois puderam constatar que muito do que se aplica hoje nas implantações do ERP Mega Empresarial vem das melhores praticas do PMI, como a Lista de Pendências, Aderências, Check-List, Aceite de Fase, entre outros processos. Isso contribuiu muito com o treinamento, pois a todo momento os participantes puderam trocar experiências e relacionar a aplicação prática do conceito que estava sendo transmitido".

No último encontro os participantes foram submetidos à uma dinâmica que desafiou as equipes a aplicar os conceitos visualizados durante a capacitação, trabalhando todas as etapas desde o planejamento ao encerramento do projeto, agregando ainda fatores imprevisíveis de mudança de escopo sem alteração de prazos e condições do projeto. "É importante conhecermos as noções básicas de como funciona um projeto. O conteúdo da parte teórica foi essencial para entendermos os conceitos das Melhores Práticas baseado no PMI e abriu nossas idéias, principalmente a importância de nossas RAs. E para completar, a dinâmica trazia dificuldades reais para solucionarmos, o que facilita a absorção dos conceitos transmitidos", afirma Ronaldo Amor Espin, consultor de implantação que participou do treinamento.

William acredita que o balanço final do treinamento será uma equipe mais reflexiva e em sintonia com as melhores práticas, buscando aplicá-las no dia-a-dia e com maior interesse em gerar projetos cada vez melhores.

Parabéns aos participantes pelo desempenho!


Voltar