Segunda-feira, 20 de agosto de 2012
FATEC SOROCABA FIRMA CONVÊNIO COM MEGA SISTEMAS CORPORATIVOS

Solução Mega possibilitará o contato direto dos alunos com os mecanismos dos sistemas ERP desenvolvidos para o setor de Logística, dando suporte à visão teórica e preparando novos talentos para o mercado de trabalho.

A Mega Sistemas Corporativos, que oferece soluções diferenciadas de gestão empresarial para companhias que atuam nos segmentos de Construção, Logística, Manufatura, Combustíveis, Agronegócios e Serviços, acaba de firmar uma parceria com a Fatec de Sorocaba, instituição de ensino tradicional da região e fundada há 42 anos, com o objetivo de estabelecer um convênio de utilização da solução tecnológica desenvolvida pela empresa para o setor de Logística, visando proporcionar aos estudantes o contato prático com o conhecimento teórico adquirido durante as aulas.

Segundo o Diretor de Serviços da Mega, José Carlos Silva Junior, o Brasil hoje é caracterizado como um país com grande abertura para o crescimento de seu potencial logístico, sobretudo na região em que as empresas em questão estão localizadas, próximas aos principais portos, anéis viários, ferroviários e aeroportos do país. “Com o desenvolvimento de um novo polo tecnológico e industrial em andamento na região, a tendência é que o movimento logístico se intensifique ainda mais, proporcionando excelentes oportunidades para os profissionais que pretendem entrar para o mercado de trabalho. E certamente aqueles que estão melhor preparados terão uma importante vantagem competitiva. Por isso, o objetivo da parceria é que os graduandos do curso de Logística da Fatec possam tomar contato com o que há de mais moderno em sistemas de ERP utilizados pelas principais companhias do segmento”, explica o executivo.

Primeira Faculdade de Tecnologia criada no Brasil, a Fatec Sorocaba decidiu investir nos últimos anos na implementação de um curso de logística em sua grade e viu a decisão colher bons frutos, atraindo um grande público e contribuindo ativamente para o crescimento do setor no país. “O setor logístico ainda tem muito a amadurecer no Brasil, pois surgiu através de empreendedores que adquiriram pequenas frotas e iniciaram um novo mercado. Na linha evolutiva do segmento, um ERP torna-se item essencial para que as empresas possam se profissionalizar, superando o desafio de se tornarem mais organizadas e eficientes, aprimorando seus processos de gestão. E para apresentar essa realidade aos graduandos, a experiência do mercado é importante porque reforça o que os professores transmitem diariamente em sala de aula”, complementa o Prof. Dr. Antonio Carlos Oliveira, Diretor da Fatec.

Para o coordenador do curso, Professor M. Sc. Lauro Carvalho de Oliveira, os alunos terão a oportunidade de conhecer in loco o que é um ERP e o funcionamento de uma solução realmente integrada e dedicada ao setor de Logística. “De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso, os alunos poderão desenvolver e assimilar temas logísticos como TMS (Transport Management System), gestão de estoques, orçamento, controle de custos, manutenção preventiva e corretiva, gerenciamento de frota, indicadores de qualidade e sustentabilidade de uma forma direta e eficaz", explica o professor.

Darci Belon, padrinho responsável pela Mega ao lado do Prof. M. Sc. Marcos Lopes, padrinho da Fatec, acreditam que a ação certamente contribuirá para a capacitação de profissionais mais alinhados com as novas exigências do mercado de trabalho. “Um corpo docente de alto nível tratando do embasamento teórico e alinhado com a prática das funcionalidades de software empresarial amplia as chances de que os alunos egressos e futuros profissionais na área de logística estejam realmente preparados para enfrentar os desafios do mundo corporativo moderno. Também é uma oportunidade de encontrar novos talentos para o quadro funcional da Mega”, contemporizam os profissionais.

E no último dia 20 de agosto os alunos tiveram a primeira atividade extracurricular do curso com o auxílio da nova tecnologia. A aula prática aconteceu na sede da Mega Sistemas Corporativos, localizada em Itu, São Paulo, e contou com a presença de aproximadamente 50 alunos, professores e os principais executivos da companhia Ituana e da Faculdade, que assinaram o termo de convênio para formalizar a parceria e dar início à consolidação de uma nova etapa em projetos educacionais. O momento foi celebrado com um saboroso café da tarde e uma visita pelas instalações da empresa.

Confira os cliques: Mega e Fatec formalizam Termo de Convênio


Voltar