Sexta-feira, 17 de agosto de 2012
Fatec promove encontro entre alunos e profissionais

Um encontro entre calouros do curso de Gestão de TI da Fatec Itu e três Analistas de Suporte da Mega marcaram a última semana, proporcionando aos alunos a oportunidade de conhecer experiências da carreira na prática e dar dicas para quem deseja seguir a profissão.

No último dia 08 de Agosto os colaboradores da Mega Sistemas Corporativos, Ana Paula Oliveira, Giovanna Borges e Leonardo Lisboa — todos atuantes na células de Atendimento Construção — foram convidados pela Fatec de Itu para participar de um bate papo com calouros da faculdade e contar um pouco do mercado e de suas experiências. Para Ana Paula, “esse bate papo, permitiu aos alunos ter uma visão de pessoas que passam pelas mesmas experiências e dilemas que eu tive. Essa foi uma ótima oportunidade de contribuirmos um pouco, mostrando quais as expectativas de um curso de Gestão da Tecnologia da Informação são essenciais para a carreira profissional”.

Esta iniciativa da Fatec foi uma das ações realizadas para os calouros na primeira semana de aula para o semestre letivo, que agrega várias atividades e visa mostrar uma visão sobre o curso por completo, as áreas de atuação no mercado, esclarecer dúvidas, e reduzir as desistências ao longo do curso, motivando os alunos a concluí-lo. O convite foi feito por Solange Lucena, colaboradora da Fatec e responsável pelo encontro, que realizou a ponte entre os alunos da faculdade e os colaboradores da Mega. Solange já prevê também a estensão do convite aos colaboradores da Mega para outras palestras devido ao sucesso e benefício proporcionado nesta edição.

Entre os assuntos abordados para cerca de 40 alunos ingressos no curso de Gestão de TI, foram discutidos os temas da teoria aplicada na prática, colocação no mercado de trabalho, áreas de atuação, rotina do trabalho em uma empresa de TI e o que as organizações buscam em um profissional de TI. “Quando eu estava na faculdade, minha maior dificuldade era entender como iria aplicar o conhecimento teórico na prática e quais seriam as áreas de atuação no mercado de trabalho, pois o curso de Gestão da Tecnologia da Informação não envolve apenas disciplinas técnicas, mas foca principalmente em negócios”, explica Giovana, apoiando a iniciativa da Fatec em proporcionar aos alunos a prática antes mesmo de formados.

Leonardo ainda completou que puderam apontar alguns cursos extracurriculares e especializações que são importantes para quem quer seguir com a carreira. “Além disso, comentei sobre o cotidiano de um Analista de Suporte na Mega, quais ferramentas e tecnologias são utilizadas e também algumas atribuições que o mercado de TI espera dos profissionais que estão se formando.”

O grupo de colaboradores foi unânime em citar que quando eles estavam no papel de calouros as dificuldades e dúvidas eram grandes e que na época não tiveram a oportunidade de participar de um encontro desses para tirar suas dúvidas e conhecer mais como funciona o mercado na prática. E agora estão muito felizes de poderem proporcionar esta visão aos alunos e contribuir um pouco para o entendimento da carreira que estão escolhendo.

Confira aqui os cliques do encontro!


Voltar