Quinta-feira, 29 de janeiro de 2015
EXPERTISE E KNOW HOW

É isso o que a parceria com a Coco do Vale, uma das maiores produtoras de coco de todo o Brasil, tem proporcionado ao time da Mega Agro. O Gerente de Projetos Gustavo Almeida explica os motivos e conta quais são as principais expectativas da companhia!

Desde o inicio do projeto de implantação do ERP Mega Agrobusiness, há dois anos, a parceria com a Coco do Vale tem trazido uma série de aprendizados para o time da Mega Agro. De acordo com o Gerente de Projetos Gustavo Almeida, a companhia foi o primeiro cliente da Mega Sistemas Corporativos no segmento da produção de coco e, justamente por isso, trouxe uma expertise e um know how valiosos para a Unidade de Negócios Mega Agrobusiness.

Tanto que permitiu ao time conhecer muitos processos específicos desta área de atuação e, assim, identificar outras necessidades do cliente na utilização do Sistema de Gestão. “O ERP Mega Agrobusiness já está em funcionamento há um ano na Coco do Vale, mas ainda temos trabalhado com implementações de novos processos que não estavam no escopo inicial do projeto de implantação”, conta Gustavo Almeida.

Ele explica que estas implementações vieram como uma sugestão para facilitar ainda mais o controle e a rotina dos usuários-chave na companhia e que, entre todas elas, a mais desafiadora foi a instalação do coletor de dados. “Esta ferramenta substituiu os boletins de campo que eram emitidos em papel diariamente, com todas as informações sobre os serviços executados, e enviados aos escritórios agrícolas para somente então serem imputadas o Sistema de Gestão”, esclarece.

Agora, com o coletor de dados automatizando toda esta etapa, o cliente espera expandir os inputs através da ferramenta e, assim, conquistar a melhoria contínua dos seus processos, como o planejamento e os custos agrícolas, por exemplo. “Hoje as principais expectativas da Coco do Vale são a eliminação de todos os controles feitos paralelamente em planilhas e, consequentemente, a unificação da entrada de dados no ERP Mega Agrobusiness”, revela Gustavo Almeida.

Com isso, a companhia espera eliminar retrabalhos e garantir que o controle das suas operações não fique “refém” dos usuários, mas sim da própria Coco do Vale. E, pelo que o cliente tem vivenciado até aqui, não há dúvidas de que logo todas estas expectativas também irão se transformar em resultados. Principalmente porque desde que o Sistema de Gestão foi implantado, já foi possível notar grandes mudanças na companhia.

O Diretor da Mega Agro, Heraldo Almeida, menciona uma importante transformação cultural como exemplo de uma destas mudanças. “Com o ERP Mega Agrobusiness, a diretoria e a gerência da Coco do Vale passaram a controlar as suas operações de forma online, ou seja, com dados reais a qualquer momento, e não mais através de planilhas, como era feito anteriormente”, detalha.

O Coordenador de TI da Coco do Vale, Ramón Barros, só tem a concordar com este cenário. “A nossa experiência com o ERP Mega Agrobusiness tem sido bastante satisfatória. Com a finalização do projeto de implantação passamos a ter um controle mais apurado do nosso setor agrícola, suportado com melhorias nos nossos processos e com relatórios muito bem estruturados que têm facilitado o acompanhamento diário da operação e a tomada de decisão”, revela.

Além disso, a companhia também tem obtido ganhos consideráveis nos processos, reduzindo digitações e custos com mão-de-obra e retrabalhos. Algo que - ainda de acordo com o cliente - só foi possível através do coletor de dados, que permitiu a automatização dos apontamentos do campo e do ponto agrícola. “É por estes e outros motivos que esta experiência tem sido tão positiva para a Coco do Vale. O ERP Mega Agrobusiness realmente tem proporcionado diversos benefícios ao nosso dia a dia”, afirma Ramón Barros.

O Coordenador Agrícola da Coco do Vale, Ronaldo Souza, acrescenta que a redução significativa de custos que o Mega Agro trouxe para a companhia ajudou a melhorar a qualidade e a velocidade das informações geradas no campo. “Sem contar que nos possibilitou gerar várias rotinas dos apontamentos de recursos utilizados no coqueiral, nos dando uma visão mais ampla e sustentável do rol das atividades agrícolas”, completa.

E, de acordo com o Gerente Agrícola da Coco do Vale, Agenor Torre, é por isso que a solução tem contribuído tanto com as tomadas de decisão. “O Mega Agro nos deu uma visão imediata dos custos nas operações agrícolas, permitindo uma análise gerencial mais precisa e veloz. Nos trouxe uma visão imediata da produção e dos rendimentos das fazendas e talhões, fazendo uso da ordem de serviço de colheita e dos apontamentos na balança de matéria-prima, assim como da ordem de carregamento para controle da entrada de coco fornecido por terceiros”, pontua.

Se você ainda não conhece o ERP Mega Agrobusiness, acesse o www.mega.com.br e descubra o que mais a Mega Sistemas Corporativos oferece para este segmento!


Voltar