Segunda-feira, 31 de março de 2014
ESOCIAL EM PAUTA

Em Março a Mega Sistemas Corporativos promoveu mais uma edição do treinamento sobre o eSocial para ajudar seus clientes a entenderem as mudanças que envolvem o programa. E o escolhido para ministrar o evento foi o contador Jorge Campos, um dos maiores nomes do SPED Brasil!

O especialista aproveitou a oportunidade para mostrar a todos os presentes que, embora a ativação do eSocial não consista em novas legislações, irá marcar grandes mudanças no que diz respeito ao projeto SPED. Principalmente porque a fiscalização passará a ser realizada online, averiguando e multando automaticamente as infrações cometidas. Apesar de polêmicas, na visão dele, tais mudanças não devem ser temidas. Para justificar, Jorge Campos faz uma analogia entre este momento e a implantação da Nota Fiscal Eletrônica, há quase dez anos.

“A NF-e foi um grande susto para os empresários. Imagine falar que o faturamento, que é o coração da empresa, vai ficar nas mãos do Fisco...que é na realidade o custo adiante do faturamento. Na época isso deu muito problema, as empresas não aceitavam. Mas hoje já temos nove anos da NF-e. E a mesma coisa acontece agora, com o eSocial”, compara. Ele acredita que esta “negação” de quem acha que não tem como colocar a Folha de Pagamento no padrão digital é uma reação natural de quem estava acostumado a fazer de um jeito e vai ter que fazer diferente.

É, inclusive, para mudar este pensamento que o especialista tem participado de eventos como este, promovido pela Mega Sistemas Corporativos, em todo o país. Jorge Campos considera de extrema importância que o mercado passe por esta preparação. “O Fisco está pegando uma legislação de 50 anos e colocando em um padrão digital e, de certa forma, colocando os processos das empresas neste padrão. Só que as empresas têm que entender que os processos delas, do dia a dia, não estão nem no padrão da legislação”, observa.

O especialista explica que isso acontece porque, ao longo deste tempo, estes processos foram ajustados à operação das empresas. “Quando você pega um destes processos e vai verificar à luz da legislação, a prática real do que deveria ser ainda falta ajustes”, complementa. Neste contexto surge a necessidade de se discutir internamente sobre o que as companhias entendem a respeito de cada legislação, pois esta visão nem sempre está ligada ao que a lei de fato exige.

“Foi justamente para auxiliar nossos clientes a compreenderem esta visão que promovemos mais esta edição do treinamento sobre o eSocial”, argumenta o Gerente de Contas da Mega, Thomaz Neto. Além disso, o evento ainda teve como premissa mostrar aos usuários do ERP Mega de que forma o sistema irá atende-los nesta transição. O Líder Técnico da Mega, Henrique Ramos, foi novamente o responsável por fazer esta apresentação aos clientes, que não desperdiçaram a chance de esclarecer algumas das dúvidas que ainda tinham sobre o assunto.

Clique AQUI para ver as fotos do Treinamento eSocial!

+ eSocial

Pensando nos clientes que não conseguiram participar de nenhuma das edições deste treinamento do eSocial, a Mega Sistemas Corporativos lançou uma página exclusiva no Portal Conexão sobre o assunto para que todos possam acompanhar o andamento do projeto. Confira!

Sobre Jorge Campos

Contador há mais de 30 anos, é considerado um dos maiores ícones do SPED no Brasil. É também um renomado especialista nas áreas Fiscal e Tributária, com participação ativa desde 2006 no GT48 (Grupo de Trabalho que discute os aspectos legais e operacionais do SPED). Além disso, é moderador do fórum SPED Brasil e um grande conhecedor do eSocial.

Clique AQUI para ler na íntegra a entrevista que ele concedeu à Mega Sistemas Corporativos!

+ conhecimento

Neste mês os clientes da Mega Sistemas Corporativos também participaram de outro evento formatado especialmente para ajuda-los a potencializar cada vez mais a sua utilização dos nossos produtos e serviços. De 25 a 28 de Março a empresa promoveu o Treinamento Dashboard, que foi conduzido pelo colaborador Michel Lopes e abordou principalmente questões técnicas, auxiliando os participantes a aumentarem o aproveitamento da ferramenta no seu dia a dia.


Voltar