Sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Entrada em vigor da 2ª Geração da NFE foi prorrogada

A nova data para vigência da 2ª Geração da Nota Fiscal Eletrônica estabelece como prazo o dia 01 de Abril de 2011. Contudo, os trabalhos de validação não devem ser adiados para evitar possíveis inconsistências nas informações.

De acordo com o ATO COTEPE/ICMS No- 36, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2010, foi divulgada a nova data de início da vigência da 2ª Geração da NFE: 01º de Abril de 2011.

O contribuinte poderá utilizar as disposições técnicas estabelecidas pelo Manual de Integração da Nota Fiscal Eletrônica - NF-e, Versão 3.0, até o dia 31 de março de 2011.

A data de entrada em vigor da nova versão da NFE estava confirmada para 01º de Janeiro de 2011.

É importante esclarecer que a implementação da Nota Fiscal Eletrônica — 2ª geração não se caracteriza como uma simples atualização de versão, pois em alguns casos dependerá de ajustes, já que em sua segunda geração, a NF-e possui novas regras de validações. Tais trabalhos de validação deverão ser desenvolvidos exclusivamente pela equipe interna de colaboradores do cliente, cabendo aos consultores da Mega Sistemas Matriz e de seus Canais de Atendimento a sua instalação, configuração e treinamento aos usuários. Sendo assim, depois de implantada a nova versão, nossos clientes deverão validar as informações através do ambiente de homologação e providenciar ajustes em cadastros se necessário.

Com a prorrogação da entrada em vigor da nova versão, estes trabalhos de validação não devem ser adiados, pois quanto mais testes forem executados, menores são as possibilidades de erros e paralisação de processos em decorrência de inconsistências nas informações. Ressaltamos que o ambiente para homologação da 2º Geração já está disponível para utilização.


Voltar