Quinta-feira, 29 de agosto de 2013
DIA NACIONAL DO VOLUNTARIADO

O trabalho voluntário é cada vez mais uma via de mão dupla, não só de generosidade e doação, mas também de abertura a novas experiências. No Brasil, o Dia Nacional do Voluntariado foi instituído em 28 de agosto de 1985 para reconhecer e destacar as pessoas que dedicam seu tempo, seu talento e trabalho com causas de interesse social para o bem da comunidade.

Como transportar isso para dentro da sua empresa? Como transformar as relações profissionais, de forma efetiva, através do trabalho voluntario. É, de fato, um desafio que muitas empresas no Brasil e no mundo se colocam.

Precisamos mostrar para os nossos funcionários, colegas e colaboradores que o trabalho voluntario pode ser uma oportunidade de aprendizado incrível. Uma chance de criar novos vínculos de pertencimento e afirmação do sentido comunitário. Tudo isso faz dessa pratica uma ótima experiência, o prazer de se sentir útil contribuindo com a sua comunidade com certeza pode mudar o relacionamento dentro da empresa. As pessoas ficam mais próximas por uma causa na qual acreditam e pela qual estão dispostas a contribuir.

As empresas estão incentivando e acreditando na solidariedade como ferramenta de transformação. Incentivando valores como a união e integração. Imaginem o quanto isso não e importante para uma empresa poder colaborar com a sua comunidade. Investir em iniciativas relacionadas a trabalho voluntario ajuda a comunidade, forma novos profissionais e cria propósitos nobres.

O caso da Mega Sistemas Corporativos é um bom exemplo do crescente investimento nesse tipo de programas. A empresa investe tradicionalmente em ações sociais e projetos de desenvolvimento humano, mostrando grande preocupação com o crescimento da comunidade e criando ferramentas que contribuem com a integração da cidadania. Ela contribui com ações que visam à inserção social e a integração da comunidade local desde 2001 com a criação do Projeto Mega Cidadão.

O Projeto Mega Cidadão nasceu com o objetivo de promover ações de cidadania que pudessem ajudar a população de Itu e entorno. Com a mobilização cada vez maior da equipe Mega, o programa se consolidou por meio de campanhas solidárias, como Natal, Dia das Crianças e campanhas de doações de roupas e alimentos. Ao longo de sua trajetória, o projeto já atendeu mais de 80 entidades assistenciais da região.

E foi justamente vendo a proporção do programa que a Mega criou um portal no qual são reunidas todas as informações sobre o projeto, iniciativas realizadas, notícias, novidades e informações.

Esta é uma forma efetiva de incentivar ainda mais a prática do voluntariado entre os colaboradores de uma empresa. Um exemplo do que pode ser feito e que pode dar certo.

Parabéns a todos os voluntários!


Voltar