Segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Decisão de compra de TI irá para as áreas de negócio

Por CIO/EUA

É fato que os líderes de tecnologia estão reavaliando a maneira como gerenciam o departamento de tecnologia, buscando cada vez mais integrar suas ações a estratégias corporativas. Essa realidade deve estimular o surgimento de um conceito que a consultoria Forrester Research chama de Business Technology (BT). Na prática, isso significa que os executivos denegócio vão utilizar cada vez mais os recursos tecnológicos sem a interferência direta do CIO e de sua equipe.

De acordo com o vice-presidente da Forrester Research Bobby Cameron, com a disseminação do Business Technology as unidades de negócios ou departamentos das corporações poderão contratar diretamente os fornecedores e as soluções de TI. “Cada área poderá ter um software de gestão específico, além da possibilidade de incorporar as ferramentas de colaboraçãoe mídias sociais à sua rotina”, exemplifica Cameron.

O especialista acrescenta que a consultoria realizou um estudo global com 600 altos executivos de negócios e constatou que 20% deles já participam ou são responsáveis pelas decisões relacionadas à compra de tecnologia para seus departamentos.

Segundo ele, para superar os desafios estabelecidos por esse novo modelo, é importante que os líderes de TI estabeleçam métricas de desempenho diferentes daquelas aplicadas pelo departamento. As ferramentas precisarão englobar os resultados efetivos das soluções tecnológicas para o negócio, a satisfação dos usuários e os riscos operacionais, aponta o vice-presidente.

Separação das equipes de TI

Quanto aos efeitos que o modelo de Business Technology deve ter no departamento de TI, a Forrester alerta para a necessidade de uma reorganização das equipes, com o intuito de separar os profissionais responsáveis por entregar os serviços daqueles voltados à manutenção das operações.


Voltar