Sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Curso de Tuning

Em Agosto os colaboradores da Mega Matriz participaram de uma capacitação em Tuning para alinhar as melhores práticas e otimizar a performance dos produtos Mega. O treinamento foi ministrado pelo profissional Fábio Prado.

Durante os das 13, 20 e 27 de Agosto alguns colaboradores da Mega Matriz estiveram reunidos na nova sede da empresa para participar do Curso de Tuning ministrado por Fábio Prado, profissional com ampla experiência de mercado, DBA Oracle do TRE-SP, Oracle Certified (OCA) e Microsoft Certified (MCT + MCPD + MCAD + MCSD + MCDBA). Além de apresentar inicialmente por que e onde otimizar aplicações, o curso abordou ainda os principais conceitos para se fazer um bom trabalho de tunning: otimizador de queries, plano de execução, métodos de acesso a dados e métodos de ligações.

A tradução literal de tuning poderia ser compreendida como otimização. Assim, o principal objetivo do treinamento era capacitar os participantes a aplicar as melhores práticas ao desenvolvimento e consulta de Banco de Dados e outros processos como criação, atualização e alteração de tabelas, índices, seqüências e códigos.

Além de absorver novos conceitos, os colaboradores realizaram durante todo o curso atividades e exercícios para praticar as técnicas transmitidas, que já começaram a ser utilizadas no dia-a-dia dos participantes. “A partir do aprendizado passamos a desenvolver um código melhor, mais rápido, limpo e com melhor performance. Muitas vezes aplicamos metodologias de trabalhos e códigos em nossa rotina apenas porque alguém disse para fazer assim, sem buscar entender melhor o conceito por trás da técnica. Agora podemos otimizar esse processo e criar códigos entendendo melhor a estrutura e os detalhes aplicados”, comenta Juliana Boufleur, colaboradora da área de Projetos Especiais.

Contando com a participação de colaboradores de várias áreas da empresa, para cada uma delas o conhecimento tornou-se importante de uma maneira diferente. Ariane de Souza, Analista de Suporte na célula de Atendimento Construção, explica que a partir da participação será mais fácil identificar motivos de lentidão e travamento em consulta de clientes. “O curso foi importante para esclarecer muita coisa, sobretudo no que diz respeito à performance de query (consulta no banco de dados). Também auxiliou com noções de configuração de tabelas para agilizar a consulta e até mesmo sugerir melhorias para as mesmas”. Já para o Desenvolvedor Luiz Fernando Magalhães, que já tinha conhecimento anterior no assunto, o curso foi positivo para melhorar o desenvolvimento de novos scripts também de acordo com as melhores práticas.

Fábio Prado atua com tecnologia há mais de 10 anos, e desde 2006 atua como DBA (Administrador de Banco de Dados) da Oracle, levando sua experiência para outros profissionais do mercado através de curso, além de lecionar como professor na Veris IBTA e compartilhar conhecimento com o público através de seu blog: http://www.fabioprado.net. “A equipe foi muito bem! Tivemos uma participação muito positiva e dinâmica dos colaboradores, que interagiram com perguntas, comentários e discussões que contribuíram para testarmos conhecimentos durante o curso”, afirma Fábio. Para Ariane, a escolha de um profissional com experiência de mercado traz novas visões para a companhia. “É uma iniciativa muito positiva e que abre novos horizontes.”

O treinamento é mais uma das ações de capacitação e desenvolvimento promovidos pela Mega como investimento em capital humano e, conseqüentemente, produtos cada vez melhores para o público.


Voltar