Sexta-feira, 23 de março de 2012
Curso de Tuning

Durante o mês de Março os colaboradores da Mega Matriz participaram da segunda edição do Curso de Tuning para alinhar as melhores práticas e otimizar a performance dos produtos Mega. O treinamento foi ministrado pelo profissional Fábio Prado.

Em Março colaboradores da Mega Matriz estiveram reunidos na sede da empresa para participar da segunda edição do Curso de Tuning ministrado por Fábio Prado, profissional com ampla experiência de mercado, DBA Oracle do TRE-SP, Oracle Certified Professional (OCP) e Microsoft Certified (MCT + MCPD + MCAD + MCSD + MCDBA). Seguindo a mesma proposta da primeira edição do treinamento, além de apresentar por que e onde otimizar aplicações, o curso abordou ainda os principais conceitos para se fazer um bom trabalho de tunning: otimizador de queries, plano de execução, métodos de acesso a dados e métodos de ligações.

A tradução literal de tuning pode ser compreendida como otimização. Assim, o principal objetivo do treinamento era capacitar os participantes a aplicar as melhores práticas ao desenvolvimento e consulta de Banco de Dados e outros processos como criação, atualização e alteração de tabelas, índices, seqüências e códigos.

Além de absorver novos conceitos, os colaboradores realizaram durante todo o curso atividades e exercícios para praticar as técnicas transmitidas, que já começaram a ser utilizadas no dia-a-dia dos participantes. "Como atuo diariamente com bando de dados, o curso possibilitou um ganho de performance considerável para minhas rotinas de trabalho. Aprendemos desde melhorias do SQL à algumas configurações básicas do banco, adquirindo um leque de conhecimentos acima da expectativa. Todos que trabalham com banco de dados deveriam buscar esse tipo de capacitação, pois além de tirar muitas dúvidas, permite filtrar bastante o conhecimento e ampliá-lo ainda mais!", comenta Rodolfo Barizon Rosa, colaborador da área de Projetos Especiais.

Contando com uma equipe mista para a realização do treinamento, José Antonio R. Lopez, desenvolvedor da Mega, acredita que para cada participantes o conhecimento tornou-se importante de uma maneira diferente. "Com desenvolvedores da Mega e de outros negócios participando juntos, conseguimos explorar cada tópico abordado pelo instrutor com mais amplitude, facilitando a compreensão prática na utilização da codificação ideal em cada projeto e tornando o curso mais dinâmico e proveitoso".

Fábio Prado atua com tecnologia há mais de 10 anos, e desde 2006 atua como DBA (Administrador de Banco de Dados) Oracle, levando sua experiência para outros profissionais do mercado através de curso, além de lecionar como professor na Veris IBTA e compartilhar conhecimento com o público através de seu blog. "A turma ORTUN06 foi, até hoje, a que mais participou questionando e contribuindo para gerar discussões que pudessem influenciar positivamente no aprendizado. Como muitos participantes demonstraram interesse geral por SQL Tuning e bastante experiência profissional, foi possível otimizar as aulas com tira-dúvidas para explorar ainda mais o tema."

O treinamento é mais uma das ações de capacitação e desenvolvimento promovidos pela Mega como investimento em capital humano e, conseqüentemente, produtos cada vez melhores para o público. Para José, a decisão da empresa é acertada: "Unindo minha experiência com desenvolvimento e administração em SQL Server, o curso trouxe uma visão mais objetiva das práticas recomendadas em performance no desenvolvimento para este tipo de Banco de Dados. Posso dizer que hoje me sinto apto a decidir pela melhor prática de desenvolvimento nas tarefas do dia a dia para as soluções no Mega Empresarial, trazendo agilidade na realização de cada tarefa e, assim, melhorando cada vez mais nosso produto."


Voltar