Sexta-feira, 30 de março de 2012
Certificação ITIL®

Com a conquista da Certificação ITIL®, os colaboradores Ana Paula Franco, Ariane Alves de Souza e Bruno Trettel passam a fazer parte de uma seleta equipe com conhecimento ativo nas melhores práticas de mercado em TI. Saiba mais!

Nos últimos dois anos a Mega Sistemas Corporativos vem realizando um forte trabalho de investimento em melhores práticas de TI com o objetivo de proporcionar importantes diferenciais de mercado para seu público e processos cada vez melhores na rotina e qualidade de seu trabalho.

Foi seguindo essa máxima que a companhia passou a disponibilizar para seus colaboradores o apoio na conquista de certificações da área, entre ela a Certificação em ITIL (Information Technology Infrastructure Library). Em Setembro de 2011 a iniciativa apoiou a colaboradora Betânia Costa de Oliveira, que atua como coordenadora de atendimento MSB, e neste mês comemorou o reconhecimento de Ana Paula Franco de Oliveira e Ariane Alves e Souza, da equipe de Atendimento Construção.

Segundo as colaboradoras, a decisão em buscar a certificação é um reflexo do movimento mercadológico em que as boas práticas aplicadas na maioria das empresas estão cada vez mais em evidencia. "Buscar a certificação e poder aplicar este conhecimento faz com que o conhecimento profissional cresça e entre em destaque, principalmente para agregar valor à empresa e também aos nossos clientes", define Ariane. Para Ana Paula, o primeiro contato com o conceito e ITIL na faculdade foi essencial. "As aulas de governança em TI permitiam que visualizássemos na prática a aplicação do conceito, que aliado à importância de sua utilização, cria em cada um de nós uma consciência sobre os resultados que podem ser conquistados com ITIL".

Tomada a decisão de encarar o desafio, o período preparatório incluiu 24 horas de curso e muito estudo paralelo para absorver o grande número de informações sobre o tema. "Fazer o curso preparatório é primordial, e além das aulas o candidato deve ter a consciência de que terá que sacrificar também seus horários livres para estudo. Por isso, estar equilibrada emocionalmente é o critério principal para o candidato, já que o período de estudos implica muita dedicação e algumas horas ausentes do convívio familiar, enquanto a prova exige alta concentração para não cair nas pegadinhas do roteiro."

Ana Paula e Ariane acreditam também que o mais importante para quem deseja conquistar a certificação é não ter medo do desafio e ser disciplinado. "Uma boa estratégia para os estudos é não assimilar os conceitos vistos na ITIL com a rotina de trabalho, pois por mais que as empresas a utilizem, a Itil é adapt, ou seja, cada empresa implementa de acordo com seu perfil. Além disso, fazer simulados também ajuda muito, principalmente porque você percebe os pontos em que está com mais dificuldades para melhorá-los. A dica é verificar qual a sua melhor maneira de aprender."

Dedicação e comprometimento na busca por resultados

Para a Mega, contar com uma equipe preparada para atuar com as tendências de mercado e oferecer um suporte cada vez mais qualificado ao cliente é um fator decisivo nesse processo. Com essa filosofia em mente, a companhia apóia os colaboradores interessados com uma bolsa-auxílio. "A Mega foi o incentivo que faltava para que essa certificação saísse dos planos e fosse realmente conquistada", afirma Ana Paula. Mas Ariane ressalta que o interesse precisa partir do candidato para que o aproveitamento seja válido. "Temos que priorizar alguns objetivos para alcançar o sucesso profissional e pessoal. Por isso, determinação e saber como aproveitar as oportunidades são chaves determinantes para o sucesso."

E os resultados começam a transparecer na rotina da equipe tão logo o desafio é concluído. O foco em regras de negócios e comunicação de igual para igual com o cliente otimizam a integração da TI com todas as áreas envolvidas. Com isso, além de proporcionar uma atuação mais reflexiva, o certificado ganha também vantagem competitiva no mercado. "Como projeto pessoal e profissional, foi um desafio conquistado. Mas a certificação não vai se manter se não a colocarmos em prática e desenvolvermos o que foi aprendido. Afinal, 'o sucesso do passado não garante o sucesso do futuro'".

Mais uma conquista!

E para completar esse time, na última semana foi a vez do colaborador Bruno Roberto Trettel comemorar a conquista da certificação. Atuando na equipe de Atendimento MSB, Bruno acredita que a certificação será um destaque em sua carreira. “O aprendizado adquirido e as novas experiências certamente acrescentarão muito ao meu futuro. Agradeço aos meus colegas de equipe, Betânia e Otávio, pelo apoio e incentivo em todo o processo, que foi fundamental para o sucesso na prova.”

Ele comenta que os vinte dias de espera pelo resultado foram repletos de muita ansiedade e afirma o posicionamento de Ana Paula e Ariane sobre a importância em se dedicar. “Sem estudo e conhecimento não há como. É preciso estudar bastante e ter concentração total para não ocupar a mente com outras coisas, pois qualquer desvio pode se tornar um pequeno empecilho e atrapalhar o desempenho do candidato.

A Mega parabeniza os colaboradores pela conquista!


Voltar