Sexta-feira, 14 de junho de 2013
Brigada de Incêndio

Novamente a equipe da Brigada de Incêndio da Mega Sistemas Corporativos se reúne para participar de um treinamento de três dias que ajudará a garantir a segurança da companhia, além de auxiliar em situações de emergência dentro ou fora da empresa.

Começou nesta quarta-feira o treinamento para a equipe da Brigada de Incêndio da Mega, que é uma organização interna treinada para atuar em casos de princípio de fogo, situações de emergência e primeiros socorros. A formação dessa equipe é um requisito indispensável para que sejam aprovados os autos de vistoria do Corpo de Bombeiros. Os integrantes da Brigada participarão do treinamento por mais dois dias nas próximas semanas com o objetivo de ajudar a garantir a segurança de nossa empresa, além de auxiliar em situações de emergência dentro ou fora da companhia.

No primeiro dia os participantes conheceram a etapa teórica sobre as classes de incêndio, métodos de extinção do fogo e tipos de extintores, entre outros pontos. O instrutor José Carlos Santa Rosa da Eco - Segurança do Trabalho, empresa contratada para ministrar o curso, iniciou também a etapa prática com os Brigadistas e ensinou como utilizar os extintores e em quais situações selecionar cada tipo. Os integrantes do grupo também treinaram a forma correta como enrolar e desenrolar as mangueiras de incêndio, assim como como engatar uma na outra em caso de algum acidente.

José Carlos frisou a importância dos Brigadistas na empresa. “As responsabilidades de um Brigadista são de prevenir acidentes, avaliar riscos, inspecionar equipamentos, definir rotas de fuga, orientar pessoas, efetuar simulações, dar alarme de abandono, acionar bombeiros e prestar os primeiros socorros em caso de alguma emergência”.

A Brigada de Incêndio é uma organização interna, treinada para atuar em casos de princípio de fogo, situações de emergência e primeiros socorros. O grupo é responsável por auxiliar no combate e extinção do fogo, organizando e promovendo a retirada segura das pessoas no interior da edificação.

Neste ano a equipe ganhou três novos reforços completando a quantidade mínima de 15 membros: Amanda Bazarin, José Moraes e Paula Guimarães. “O destaque para Brigada da Mega é o fato de termos a grande maioria de mulheres representantes na equipe, o que geralmente não acontece em outras empresas”, comenta Marcos Spiazzi, da comissão MEGACIPA, que juntamente com o RH organizou a Brigada de Incêndio. Além disso, para atender a auditoria de segurança da GRSA foi solicitada a participação de alguém do refeitório no treinamento e quem está representando a equipe é Valéria Oliveira, cozinheira da GRSA.

José Moraes da área de Infraestrutura da Mega Sistemas foi o escolhido para ser o coordenador da Brigada de Incêndio, seguido pelo vice Angelo Tavares, da Qualidade. José conta que sempre acompanhou, mesmo que de longe, os trabalhos da Brigada de Incêndio em outras empresas que trabalhou, além de sua formação em Gestão de Qualidade ter ajudado a se familiarizar com as responsabilidades da equipe. “Gosto bastante de fazer parte de um grupo tão importante quanto a Brigada de Incêndio! Pretendemos futuramente, realizar reuniões com a equipe para estipularmos alguns pontos como a função de cada integrante, definirmos uma rota de fuga e ponto de encontro em caso de acidente”, finaliza José.


Confira a lista completa dos Brigadistas da Mega:

Alexsandra Macedo
Amanda Bazarin
Amanda Silva
Angelo Tavares
Fabiane Alves
Frank Persinotto
Joice Souza
José Moares
Mariana Lucena
Marieli Rizzi
Patrícia Keiller
Paula Guimarães
Tatiane Mazo
Victor Peres
Viviane Pauliello

Confira aqui os clique do 1º dia de treinamento!


Voltar