Sexta-feira, 10 de dezembro de 2021
BAUER BRASIL APOSTA EM ERP SENIOR MEGA PARA AMPLIAR SUA ATUAÇÃO NO PAÍS

A operação da Bauer no Brasil teve início em 2003, após o grupo com origem austríaca, fundado há mais de 90 anos, apostar no mercado do agronegócio brasileiro. Originalmente, iniciou sua operação no país por meio de um escritório de representação no Rio de Janeiro, depois iniciou suas atividades fabris no Rio Grande de Sul, em uma pequena fábrica.

O objetivo, até então, era entender melhor o mercado brasileiro e, ao longo de duas décadas, pode estruturar a empresa em solo brasileiro para firmar-se como uma das principais fabricantes no segmento de irrigação. Hoje a fábrica está localizada em São João da Boa Vista (SP) e viu seu quadro de funcionários crescer exponencialmente nos últimos dois anos. Eram 40 colaboradores em 2019 e a previsão atual é de 120 funcionários para 2022.

A linha de produtos fabricados na unidade brasileira varia desde sistemas de pivô, carretel até projetos completos de automação de irrigação de solos em grande escala. A última aquisição da empresa no Brasil foi a Irricontrol, responsável por desenvolver tecnologias de automação, monitoramento e controle da irrigação no campo. Desde então, a Bauer Brasil passou a investir em tecnologia de ponta para garantir sua competitividade, impulsionar sua operação no mercado nacional e garantir um crescimento sustentável para os negócios.

O processo de busca por um sistema de gestão ERP que pudesse acompanhar os planos da empresa teve início em 2017 e, em 2018, a empresa deu início ao projeto de implantação do Mega ERP Indústria.

Como destaca Leandro Certório, Gerente de TI da Bauer Brasil, um dos pontos mais importantes para a decisão pelo Mega Indústria foi o amplo portfólio de soluções oferecidos pela empresa, além de contar com uma tecnologia que atendia questões imprescindíveis para a Bauer naquele momento, como o Bloco K, MRP (planejamento de recursos de manufatura), além do controle operacional de ponta a ponta: dos processos fabris até o controle de estoque. “Quando estávamos buscando uma nova solução de gestão integrada para nossa operação, o ERP que atendeu todos os requisitos que tínhamos foi o Mega. Entramos em contato com alguns clientes, buscamos recomendações e pesquisamos bastante para entender se realmente podíamos ficar seguros com a escolha e, por fim, deu tudo certo”, afirma Certório.

Mesmo após ao menos três anos da migração, o gestor afirma que o contato com a Mega é muito próximo e as equipes do projeto sempre estão em contato a fim de 2 identificar novas necessidades, calibrar os processos para que, juntas, possam buscar sempre novas melhorias e resultados efetivos. A adoção das tecnologias Mega, no entanto, não parou por aí.

De acordo com o gerente de TI, “A Bauer amadurece junto com o sistema, por isso, a adoção de novas soluções acompanha a maturação dos processos da empresa”. A Bauer acaba de homologar o ERP para a nova versão divulgada pela Mega no segundo trimestre deste ano, o Mega XT, um sistema integrado de gestão, que oferece suporte em diversas etapas da rotina.

Entre as principais vantagens do produto, a Senior Mega destaca a facilidade que os clientes passam a ter para acessar todas as soluções da Senior a partir de um único ambiente. "Esse é o grande ganho que o Mega XT traz: Nosso principal objetivo é ajudar nossos clientes a crescerem e ampliarem suas operações, e agora com todos os recursos de tecnologia e de negócios da Plataforma SeniorX à disposição dos nossos clientes, isso foi muito facilitado", afirmou o Head Corporativo de Produto ERP, Pedro Oliveira.

Além de contar com a nova versão do ERP, a empresa também passa a adotar, a partir do início do próximo ano, soluções complementares como o Fábrica ao Vivo, com o objetivo de fazer apontamentos de produção e acompanhar as linhas de produção em tempo real, gerando dados como custo de produção e status da ordem de produção, além de diversas outras facilidades, direcionando todas as informações diretamente para o ERP Mega XT.

Sobre os planos futuros, o gestor de TI da Bauer afirma que a Senior Mega tem apoiado bastante o crescimento da empresa, pois hoje, através do ERP, a empresa tem sempre dados em tempo real à mão, o que favorece o crescimento sustentável e planejado da empresa.

De 2019 para 2020, por exemplo, a Bauer Brasil dobrou seu faturamento e viu, no último ano, a mesma performance. Para 2022 a expectativa é dobrar mais uma vez no comparativo com o período anterior. A expectativa também está muito alinhada ao crescimento do próprio setor do agronegócio, que depois de alcançar crescimento recorde em 2020, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 4,33% no segundo trimestre, acumulando alta de 9,81% no primeiro semestre de 2021, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Segundo Certório, “para garantir este crescimento, precisamos ter o controle de todas as atividades, desde a produção até os processos logísticos, além dos controles de custo e outros fatores. Neste ano, já adicionamos, inclusive, um segundo turno na operação fabril para dar conta das demandas. A solução ‘Fábrica ao Vivo foi essencial, portanto, para agilizar este processo de apontamento e garantir maior visibilidade aos dados da operação em tempo real”, afirma o gestor de TI.

Os planos da empresa são ambiciosos: “o futuro da Bauer no país é muito promissor e ele vem integrado ao ERP da Mega. Para crescer no mercado, precisamos de dados e, por isso, o sistema precisa estar bem alinhado ao nosso negócio”.

A Bauer é mundialmente reconhecida no segmento de irrigação e, no Brasil, também acena como uma das principais produtoras do setor, comercializando não apenas para o mercado brasileiro, mas também para a América Latina, África e Ásia, já com projeção de crescimento para a exportação de produtos nos próximos anos. Inclusive, com planejamento de ampliação do seu portfólio e linhas de produção para os próximos dois anos.

Pensando no crescimento da operação e na importância da tecnologia como diferencial competitivo, o gerente de TI da empresa destaca que o ERP da Senior Mega oferece uma série de vantagens para sustentar o acesso às informações e, portanto, garantir a tomada de decisões mais assertivas para a empresa. “O controle de produção é essencial para qualquer empresa de manufatura, mas no nosso caso, o MRP da Mega foi essencial para garantirmos rodar todos os pedidos com uma visão mais macro da operação. Conseguimos melhorar o controle do estoque, o cálculo do ciclo de vida de cada item do produto, viabilizar demandas de compra e estoque etc. Outro ganho na aquisição do ERP foi a visão do custo real do produto, por meio do custo padrão, custo contábil e outros indicadores que ajudam, inclusive, no planejamento comercial. Essa facilidade tornou-se para nós um diferencial competitivo”, afirma Certório.

Por último, o gestor destaca que contar com uma solução de gestão que atenda às questões de compliance foram imprescindíveis para a operação da empresa fazer parte de um grupo multinacional e que preza pela transparência de suas operações. “Atender à legislação e às questões de compliance, para nós, é mais do que imprescindível. Nos sentimos muito seguros em contar com um ERP que garante a conformidade de todos os nossos processos em todas as esferas. A Senior Mega trouxe segurança e confiabilidade para nossa operação, pois tratam, assim como nós, as informações com bastante rigor, fator primordial para a continuidade do nosso negócio”, destaca o gerente de TI.

Sobre o Mega Indústria - O Mega Indústria é um sistema ERP de gerenciamento industrial, garantindo o controle e rastreabilidade de todo o ciclo de vida dos materiais. Por meio dele, você tem sempre à mão todas as informações necessárias para tomar decisões sobre o controle da sua produção, com alto índice de precisão para determinar o que, quando e como produzir.