Sexta-feira, 19 de julho de 2013
A ordem é Celebrar!

Entre os nove critérios que avaliam uma empresa como um ótimo lugar para se trabalhar segundo o GPTW está o item "Celebrar". E o que não faltou no último semestre foram momentos para integrar o time e comemorar conquistas. Confira o balanço de eventos do período.

Na contagem regressiva pela divulgação das companhias classificadas no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar do País em 2013, que acontece no próximo dia 29 de Julho, a Mega Sistemas Corporativos entrou no clima de celebração com energia total!

Após realizar mais um evento de integração e comemoração entre a equipe na festa de 28 anos da empresa, a Área de Eventos Corporativos realizou um balanço das últimas iniciativas promovidas pela área para contribuir com um dos nove critérios avaliados pelo GPTW - Great Place to Work na pequisa: "Celebrar". O Instituto GPTW acredita que além de participar de cada desafio, os colaboradores também devem ser constantemente envolvidos em cada conquista da empresa. E a celebração dessas vitórias, seja por meio de eventos ou ações, é um dos meios utilizados para somar importantes resultados neste item. E quem mais ganha com isso? Os colaboradores, que tiveram um semestre pra lá de agitado com as festividades da empresa.

Mas espera aí! Todo mundo já sabe que promover eventos de integração é uma tradição antiga na Mega. O que foi que mudou, então?

De acordo com Maytê Scaravelli, Analista de Eventos da Mega, o que tem transformado a rotina de eventos na empresa é a participação dos colaboradores na concepção dos temas e definição das atrações incluídas em cada festa. "Em 2012 começamos a realizar pesquisas para ouvir a opinião dos colaboradores e entender o que eles gostariam de ver em nossos eventos. Começamos a aplicar algumas iniciativas coletadas a partir dos resultados no ano passado, mas em 2013 conseguimos tornar essa prática ainda mais efetiva", explica. E os resultados dessa nova abordagem tem superado as expectativas dos participantes a cada evento.

Como era de se esperar, não poderiam faltar nessa lista dois grandes eventos anuais da empresa: festa de aniversário e confraternização de final de ano. Atendendo aos pedidos de gincanas observados na pesquisa, a festa de final de ano em 2012 ganhou uma roupagem completamente diferente do tradicional com o projeto MegAção 2012. E se no início a novidade gerou muita desconfiança e resistência, depois do evento sobraram elogios à inovação do evento. "Foi demais! Em 12 anos de Mega foi com certeza a melhor festa de confraternização que eu já participei! Parabéns merecidíssimo", declarou o colaborador Adelson Smania. Além disso, a formação de equipes aleatórias ampliou o efeito de integração para o time. "Adorei o local e a galera animada, conversei e ri com muita gente que ainda não tive tempo de conversar no trabalho", afirmou Dhiego Hedrix.

Já na celebração de aniversário, em 2012 a Festa de 27 Anos recebeu um grande número de elogios para as atrações realizadas, com destaque para a cabine de fotos e a banda Balaio de Gato. "A banda acertou em cheio. Integração e muito divertimento", opina Alair Brito. "A foto cabine foi uma idéia genial, muito bom registrar os bons momentos!", completa Felipe. Mas para Jair Segura Junior, a integração também foi um dos pontos altos da ocasião. "Não houve panelinhas em cada mesa ou lugar, promovendo de fato a integração entre todos, e isso faz com que cada vez mais a Mega seja uma das melhores empresas para se trabalhar".

"Com mais de 90% de aceitação, 20% do participantes que responderam a avaliação definiram a banda Balaio de Gato como a melhor banda que a Mega já contratou e que deveríamos voltar com essa banda em outra festa", conta Maytê. Assim, em 2013 pedido atendido! A Festa de 28 Anos agregou a combinação que mais agradou o time e trouxe de volta a Balaio de Gato, além de imprimir um novo formato ao tema que é sempre diversão garantida: fotos! Com a possibilidade de interagir no telão da festa durante todo o evento, até mesmo colaboradores que ainda não possuíam conta no aplicativo Instagram providenciaram um novo acesso para participar da brincadeira. E para não faltar o fator surpresa, a novidade foram as camisetas com caricaturas dos colaboradores, retomando um pedido dos mais antigos de casa que participaram de uma iniciativa semelhante há alguns anos e agradando à todos os públicos. "Me surpreendi muito com a festa de 28 anos. O bom gosto, a criatividade, estava ótimo! Me diverti muito. Quando cheguei de manhã na Mega no dia da festa pensei 'nossa, não vai ter camiseta esse ano?' Mas quando cheguei e vi as camisetas personalizadas penduradas, achei muito inovador, além das mensagens nas plaquinhas, engraçadas e originais. Que venham as outras festas!", celebra Fernanda Bulhões.

Além dos ótimos índices de aceitação e superação de expectativas, os dados coletados a partir das pesquisas apontam que entre os temas mais desejados estão aqueles que brincam com o imaginário popular. É por isso que quando o assunto é Mega Gelada, os número mostram que para 98% dos participantes com opinião "bom" e "ótimo" a caracterização dos eventos teve total aceitação. E os temas utilizados não foram por acaso! "A edição do Halloween em 2012 e Anos 80 em 2013 foram alguns dos temas sugeridos pelos colaboradores, além de inserirmos anda outras novidades para empolgar o público, como a Ressaca de Carnaval", aponta Maytê. E o público respondeu bem à proposta. "A escola de samba foi uma ótima surpresa. Posso ser tímido, mas quando o assunto é dança, esqueço a timidez, e com outros colaboradores não foi diferente", relembra Marcelo Guerra.

Outro índice que contabilizou um interessante número de solicitações foram as festas com participação de familiares. Para atender este item, a empresa promove há dois anos o Dia das Crianças na Mega, quando a companhia abre suas portas para filhos e cônjuges dos colaboradores, e no mês de Junho de 2013 resgatou outro evento que já fez parte do calendário mais antigo da empresa: a Festa Junina. Com cunho solidário, o Mega Quentão 2013 reuniu cerca de 400 pessoas entre colaboradores, familiares e amigos e ajudou cinco entidades assistenciais participantes, atendendo ao mesmo tempo outra solicitação dos colaboradores: eventos do Mega Cidadão.

E enquanto algumas das sugestões tem sido atendidas pela Área de Eventos, outras já foram incorporadas também por outras áreas na rotina da empresa através dos mais diversos projetos, como o Sessão Pipoca, o Mega Gamers e o Futebol da firma. Mas o que acontece com as sugestões que ainda não foram atendidas? Maytê explica que elas permanecem ativas no banco de dados da equipe para que sejam aplicadas futuramente em ocasiões que permitam essa abordagem. "A opinião dos colaboradores é fundamental para que possamos preparar eventos que tenham a cara da empresa e permitir não apenas criar mais uma festa, mas sim uma grande celebração personalizada, que possam se tornar momentos especiais para a empresa e para cada colaborador que faz parte de sua trajetória", finaliza.

Sucesso dentro e fora de casa

Para quem acompanha as divulgações semanais, a realização de eventos também fora da Mega Matriz não é novidade! Como parte do planejamento estratégico da empresa para ampliar o relacionamento com o público externo e os clientes Mega, desde o ano passado a companhia tem investido na realização de eventos corporativos para promover a marca no mercado e criar um novo ritmo de relacionamento nos negócios.

Como resultado, o primeiro semestre de 2013 marcou um total de nove eventos até o momento. Destes, seis foram promovidos para celebrar a entrega de projetos aos clientes Golden Service, Urbes, Artenaflex, Recyclean, Teixeira Holzman e Construtora Planeta. Já na esfera de eventos comerciais aconteceram quatro encontros até o momento - Mega Estratégico, Lançamento Mega Mobuss, A Empresa do Século XXI e Planejamento Tributário em Logística, sendo dois deles em parceria com Canais de Atendimento da rede.

Com isso, a companhia firma seu compromisso em estender o critério de celebração à todos os seus públicos, demonstrando sua preocupação em ser mais que um fornecedor de software, mas uma empresa completa e um aliado permanente também nas conquistas de seus clientes e parceiros.


Voltar