Terça-feira, 10 de novembro de 2015
A CORRENTE DO BEM

O Projeto Educa Cidadão encerrou seu ciclo com os jovens da AEVI no último sábado, 07 de Novembro, marcando a colheita dos frutos pelas sementes de romã semeadas em 2014. Quer conhecer um pouco mais dessa história? Então acesse a notícia e confira!

Em dezembro de 2014 o Projeto Mega Cidadão plantou a semente de uma árvore de romã, símbolo da fertilidade e perseverança. Junto com ela, nossos sonhos e o desejo de um futuro melhor para os jovens da AEVI, que ao longo de 2015 participaram conosco de um projeto educacional que tinha como principal objetivo promover a formação social do grupo. O pé de romã deu frutos e, com ele, nossos desejos se transformaram em realidade!

Um ano após o início do projeto Educa Cidadão, os participantes encerraram no último sábado, 07 de Novembro, um ciclo de muito aprendizado, vivência e crescimento, onde não apenas os jovens foram beneficiados, mas também cada voluntário que teve a oportunidade de acompanhar e contribuir durante os encontros. Que, aliás, não foram poucos!

O projeto somou 27 encontros realizados a cada sábado, 50 voluntários envolvidos no projeto, 20 convidados externos que doaram seu tempo e conhecimento e 07 jovens de 14 a 18 anos que saem dessa experiência com uma bagagem especial para batalhar por seus sonhos e ideais, preparados para enfrentar os desafios que a vida impõe a cada ciclo de nossas trajetórias.

Para Marcos Malagola e Gislene Scaravelli, responsáveis pela iniciativa, e com o apoio de Regina Paolani, que desenhou o conteúdo de cada encontro, a missão foi muito bem cumprida. “Pudemos levar um pouco de cidadania, inclusão, pensamento crítico e determinação para estes jovens. E cumprimos nossa missão. Hoje uma das jovens trabalha conosco na Mega e os demais estão bem encaminhados, alguns iniciando faculdade, outros começando um novo trabalho, ou mesmo mudando o relacionamento com aqueles que os cercam”.

E para os voluntários o sentimento também foi o mesmo. Apesar da saudade por saber que os encontros acabaram, muito desejam continuar acompanhando os passos dos jovens nos próximos anos, pois um laço foi criado durante o projeto. Mais que isso, se sentem gratos pela oportunidade de ter feito parte dessa iniciativa e levaram para casa muito mais do que poderiam esperar.

Temos a certeza de que nós todos aprendemos uns com os outros nestes encontros e que a cada palavra, cada gesto, por mais simples que tenha sido, contribuiu para uma perspectiva de uma vida melhor em outra pessoa. Assim, mudamos o mundo aos poucos, do nosso jeitinho, mas com muita eficiência e dedicação”, conclui Malagola.

O último encontro teve participação do diretor Luiz Ferraz, que fechou o ciclo de palestras realizado por todos os diretores da Mega, que parabenizou os voluntários pela dedicação e a diretoria da AEVI por todos os cuidados e compromisso com os adolescentes. “Com certeza já está fazendo e ainda fará muita diferença na vida destes jovens”.

E você, o que está fazendo para transformar o mundo ao seu redor em um lugar melhor? Bora espalhar a semente da corrente do bem pelo mundo com pequenos gestos, mesmo aqueles mais simples, que podem fazer o dia de outra pessoa – e o seu própria dia – mais feliz ;)


Voltar