Sexta-feira, 17 de agosto de 2012
5ª Conferência de Qualidade de Software
Mega Sistemas

Nos dias 14 e 15 de Agosto a equipe de Produtos da Mega marcou presença durante a 5ª Conferência de Qualidade de Software, que trouxe como tema Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. A Mega Sistemas Corporativos foi uma das patrocinadoras do evento.
Reunindo empresários, engenheiros de software, analistas de sistema, programadores e estudantes, a 5ª Conferência de Qualidade de Software promovida pela ASR Consultoria trouxe como principal foco para os participantes um dos temas mais presentes no mercado atual: a Gestão do Conhecimento.
Contando com a presença de profissionais com conhecimento de mercado, os palestrantes compartilharam com o público suas experiências de sucesso e a gestão de pessoas também esteve em evidência. “A valorização de talentos é um tema cada vez mais presente no mercado e alerta as empresas que ainda não estão atentas à essa realidade para que se posicionem e garantam a retenção de bons profissionais em suas companhias. Durante o evento esse fator foi destacado com a apresentação do GPTW, afirmando que cada vez mais os talentos tornam-se base para o sucesso, e também pelo MPS.Br, que apontou a importância de planejar treinamentos estratégicos”, contemporiza Viviane Mendes, Coordenadora de Qualidade da Mega Sistemas Corporativos.
Já no campo da Gestão do Conhecimento, os profissionais destacaram que inovação e estratégia são pontos fundamentais para organizações que buscam se destacar no mercado. Segundo os dados apresentados, viemos na era do mundo interconectado e a previsão é que em 2020 existam cerca de 7 aparelhos conectados à web para cada família. Com isso, a informação deve atingir uma velocidade de transformação e evolução cada vez mais acelerada, mostrando que sem o conceito colaborativo e de compartilhamento do conhecimento as empresas estarão sujeitas ao fracasso.
Luis Edson Barbosa, Analista de Controle de Qualidade da Mega, complementa ainda que uma das apresentações mais interessantes abordou as 15 práticas do CMMI que geram mais dúvidas na implantação de melhorias para as organizações. “Foi um tema interessante, pois mostrou como tratar os pontos difíceis de uma avaliação de qualidade, o que abre caminho para otimizarmos ainda mais os nossos processos”.
A conferência também mostrou práticas que podem tornar um software mais competitivo e a forte tendência de investimentos na área de documentações. Seguindo essa linha, a Mega comemorou a implementação de sua própria célula de Documentação no primeiro semestre de 2012. “Percebemos que estamos no caminho certo e que é possível utilizar metodologias ágeis em processos, garantindo ainda mais eficiência no setor. Agora estamos caminhando para uma nova fase na gestão do conhecimento, na qual nosso principal objetivo será amadurecer os processo internos para que todos sejam capazes de disseminar e contribuir com as informações de forma ainda mais dinâmica e ágil”, finaliza a Coordenadora.
A equipe também recebeu um prêmio de participação como patrocinador do evento. Na próxima semana todas as apresentações realizadas durante a Conferência serão disponibilizadas e poderão ser solicitadas à equipe de Qualidade da Mega.
Voltar